10 Questões sobre Tecido Conjuntivo com Gabarito – 02

Questão 01. (FCMMG) Questões sobre Tecido Conjuntivo:

A remodelagem dos ossos
Apesar de o osso ser um órgão duro e resistente, ele é capaz de remodelar sua estrutura interna em resposta a modificações nas forças a que está submetido.

O uso de aparelhos ortodônticos é um exemplo de remodelação dos ossos, neste caso, da arcada dentária […] Os aparelhos ortodônticos exercem forças diferentes daquelas a que os dentes estão naturalmente submetidos, permitindo, assim, que os dentes se movam e ocupem uma posição desejada. Para que isso ocorra, é necessário, EXCETO:

A) ação de osteoclastos e osteoblastos.
B) reabsorção óssea nos pontos em que há maior pressão exercida pelo aparelho.
C) reabsorção óssea para formação de cartilagem que se transformará em osso.
D) deposição de matriz óssea nos pontos de menor pressão exercida pelo aparelho.


Questão 02. (UFRGS) Deixando-se um osso de galinha imerso numa solução fraca de ácido clorídrico, depois de três dias, ao retirá-lo, constata-se que ele:

A) adquire maior consistência, porque o ácido clorídrico reage com o cálcio do osso, formando cloreto de cálcio, que se solidifica.

B) permanece totalmente escuro pela deposição de uma camada de cloreto de cálcio.

C) se reveste de uma membrana fibrosa de osseína.

D) se torna flexível, porque o HCl destrói os sais de cálcio.

E) se destrói completamente, corroído pelo ácido.


Questão 03. (PUC-SP) As trocas nutritivas entre o sangue e os osteócitos se processam:

A) através da imensa rede de canalículos que ligam os osteoplastos aos canais de Havers e de Volkmann.
B) através da vasta massa de substância intersticial rica em colágeno e sais de cálcio.
C) através dos vasos capilares que chegam ao interior dos osteoplastos.
D) à custa dos movimentos ameboides dos macrófagos que intermedeiam essas trocas.
E) por difusão direta e pelo transporte ativo através do periósteo que envolve o osso.


Questão 04. (UFMG) Em relação aos soros ou às vacinas, pode-se afirmar que:

A) os soros são usados em casos de urgência, porque contêm antígenos atenuados.

B) as vacinas protegem os indivíduos contra micro-organismos, estimulando a produção de antígenos.

C) o uso frequente de vacinas faz com que as bactérias produzam anticorpos, tornando-se resistentes a seu efeito.

D) os soros são proteínas obtidas a partir dos agentes patogênicos.

E) as vacinas induzem a formação de anticorpos específicos a cada tipo de antígeno.


Questão 05. (UFOP-MG) Questões sobre Tecido Conjuntivo: Os habitantes de regiões de grandes altitudes possuem maior número de eritrócitos do que aqueles que vivem no nível do mar. Assinale a alternativa que MELHOR explica esse fenômeno.

A) A falta de plantas que realizem fotossíntese nas grandes altitudes.
B) Aumento da atividade da medula óssea em virtude das altas temperaturas.
C) O uso de alimentos que estimulam a produção de eritrócitos.
D) A proximidade com a camada de ozônio, o que acarreta maior concentração deste no ar.
E) O baixo teor de oxigênio no ar.


Questão 06. (Enem–2010) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.

Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento:
A) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.

B) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.

C) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.

D) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.

E) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.


Questão 07. (FCMMG) Um radiologista constatou, em seus exames por raios X, que havia uma fratura na tíbia de um garoto de oito anos. Com a visão da radiografia e o estudo radiológico, o ortopedista imobilizou o membro inferior do paciente com uma bota de gesso e a retirou após 30 dias. Novo estudo radiológico constatou que não havia mais sinais da fratura, estando o osso íntegro e normal.

Os profissionais assim agiram por entender que o tecido ósseo, mesmo sendo mineralizado, é capaz de:
A) fabricar uma cola proteica e unir os segmentos ósseos.

B) produzir um cimento rico em cálcio e soldar os fragmentos do osso fraturado.

C) sintetizar fibras reticulares e elásticas e amarrar definitivamente os segmentos distanciados pela fratura.

D) produzir novas células, a parti r de outras pré-existentes, e regenerar as partes lesadas.


Questão 08. (PUC Rio–2011) Algumas doenças são consideradas como autoimunes porque as pessoas que as possuem

A) não são capazes de produzir anticorpos.
B) produzem anticorpos contra medicamentos.
C) produzem poucos glóbulos brancos e vermelhos.
D) produzem anticorpos contra as próprias partes de seu corpo.
E) não podem receber transfusão sanguínea de nenhum doador.


Questão 09. (Enem–1999) A variação da quantidade de anticorpos específicos foi medida por meio de uma experiência controlada, em duas crianças, durante um certo período de tempo. Para a imunização de cada uma das crianças, foram utilizados dois procedimentos diferentes:

Criança I: aplicação de soro imune
Criança II: vacinação

O gráfico que melhor representa as taxas de variação da quantidade de anticorpos nas crianças I e II é:

gráfico das taxas de variação da quantidade de anticorpos nas crianças

Questão 10. (Enem–2001) Questões sobre Tecido Conjuntivo: O hemograma é um exame laboratorial que informa o número de hemácias, glóbulos brancos e plaquetas presentes no sangue. A tabela apresenta os valores considerados normais para adultos.

hemograma de um exame laboratorial

Os gráficos a seguir mostram os resultados do hemograma de 5 estudantes adultos. Todos os resultados são expressos em número de elementos por mm3 de sangue.

gráficos de hemograma de estudantes adultos

Podem estar ocorrendo deficiência no sistema de defesa do organismo, prejuízo no transporte de gases respiratórios e alterações no processo de coagulação sanguínea, respectivamente, com os estudantes:

A) Maria, José e Roberto.
B) Roberto, José e Abel.
C) Maria, Luísa e Roberto.
D) Roberto, Maria e Luísa.
E) Luísa, Roberto e Abel.


🔵 >>> Confira todas as nossas listas de Exercícios sobre Anatomia.


Gabarito com as respostas do simulado com Questões sobre Tecido Conjuntivo:

01. C;

02. D;

03. A;

04. E;

05. E;

06. B;

07. D;

08. D;

09. B;

10. A

Deixe um comentário