11. UFPR. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:
Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.
O melanismo industrial, verificado em mariposas da Inglaterra, é um exemplo claro de seleção natural. Verifique as afirmativas que se aplicam corretamente ao melanismo industrial:
01. As mariposas claras estão mais adaptadas ao ambiente poluído.
02. Em ambientes não-poluídos, as mariposas escuras são mais facilmente predadas pelos pássaros do que as mariposas claras.
04. A poluição levou ao aumento da freqüência de mariposas escuras.
08. As mariposas claras se transformaram em escuras. 16. Na zona rural não-poluída, as mariposas escuras continuaram raras.
32. As mariposas escuras são mais freqüentes por serem determinadas por alelos dominantes.
64. As mariposas claras se tornaram resistentes à poluição.
Some os números dos itens corretos.
12. UFPR. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:
Um levantamento populacional de borboletas, realizado no final do século XVIII, no norte da Inglaterra, revelou um grande número de borboletas claras e uma minoria de cor escura, todas da mesma espécie. Um levantamento idêntico, realizado 50 anos mais tarde, constatou uma inversão do quadro, sendo a maioria das borboletas encontradas de cor escura e apenas umas poucas de cor clara. Durante esse período de 50 anos, um grande número de indústrias se instalou na região; seu combustível, carvão, produzia uma acentuada poluição, caracterizada por uma cobertura fuliginosa negra, tanto nas construções como nas plantas. Como poderia ser explicada evolutivamente a mudança na proporção de borboletas claras e escuras?
13. Unicamp-SP
O melanismo industrial tem sido freqüentemente citado como exemplo de seleção natural. Esse fenômeno foi observado em Manchester, na Inglaterra, onde, com a industrialização iniciada em 1850, o ar carregado de fuligem e outros poluentes provocou o desaparecimento dos liquens de cor esbranquiçada que viviam no tronco das árvores. Antes da industrialização, esses liquens permitiam a camuflagem de mariposas da espécie Biston betularia de cor clara, que eram predominantes. Com o desaparecimento dos liquens e com o escurecimento dos troncos pela fuligem, as formas escuras das mariposas passaram a predominar.
a) Por que esse fenômeno pode ser considerado um exemplo de seleção natural?
b) Como a mudança ocorrida na população seria explicada pela teoria de Lamarck?
14. Vunesp
Muitos inseticidas, como o DDT, foram utilizados indiscriminadamente no controle dos insetos. Posteriormente perderam muito da sua eficiência porque:
a) os indivíduos que entram em contato com o inseticida tornam-se resistentes.
b) o inseticida estimula o inseto a produzir mais quitina.
c) o inseticida estimula as células fagocitárias a digerir o veneno.
d) alguns insetos são portadores de variações genéticas que condicionam resistência ao DDT e podem ser transmitidas aos seus descendentes.
e) o inseticida estimula a produção do tecido adiposo e este acumula o veneno.
15. UEL-PR. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:
Uma infecção bacteriana foi combatida com a administração de um antibiótico. Após certo período de uso, esse mesmo antibiótico perdeu o efeito. Para descrever situações como essa, os leigos usam freqüentemente expressões que não são tecnicamente corretas. Entre as alternativas, assinale aquela em que a explicação desse fato está formulada corretamente.
a) O antibiótico produziu resistência nas bactérias.
b) As bactérias resistentes foram selecionadas pelo antibiótico.
c) As bactérias resistentes se acostumaram com o antibiótico.
d) A resistência das bactérias foi transmitida pelo antibiótico.
e) A resistência das bactérias foi criada pelo antibiótico.
A Origem da Vida Questões com Gabarito – 03.
16. PUC-PR. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:
Infecção hospitalar é um fato que vem preocupando seriamente o sistema de saúde. As bactérias responsáveis pelas infecções são resistentes a um grande número de antibióticos.
Essa resistência é conseqüência do fato de que as bactérias:
a) sofrem mutações para se adaptar aos antibióticos, transmitindo esta mutação aos seus descendentes.
b) são selecionadas devido à ampla utilização de antibióticos, gerando linhagens resistentes.
c) sofrem mutações para se adaptar aos antibióticos, embora sejam incapazes de transmitir esta mutação aos seus descendentes.
d) modificam o seu metabolismo para neutralizar o efeito dos antibióticos usados em hospitais.
e) sofrem mutações contínuas, que as tornam cada vez mais patogênicas.
17. UFRGS-RS
O uso indiscriminado de antibióticos para combater bactérias patogênicas tem trazido muitos problemas à medicina. Alguns antibióticos que combatiam determinada doença tornaram-se ineficazes, existindo, cada vez mais, linhagens de bactérias resistentes a certos antibióticos.
Relacione os fatos expostos com a alternativa correta.
a) Os antibióticos costumam provocar mutações que conferem resistência às bactérias.
b) As bactérias estão sendo selecionadas conforme a resistência que apresentam ao antibiótico.
c) As bactérias, após se “acostumarem” às doses crescentes de antibióticos, passam tal resistência aos descendentes.
d) A pequena variabilidade genética de tais linhagens de bactérias facilita a adaptação das mesmas a vários tipos de antibióticos.
e) Os antibióticos fazem surgir resistência nas bactérias.
18. Fuvest-SP. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:
As sulfonamidas tiveram grande sucesso no tratamento da gonorréia, por sua ação fulminante sobre os gonococos. Entretanto, após poucos anos de uso em larga escala, verificou-se que os gonococos responsáveis pelos novos casos da doença eram, em sua maioria, resistentes a sulfonamidas. Explique o mecanismo que determinou essa situação.
Foram introduzidas em dois frascos, que contêm um mesmo meio de cultura, quantidades idênticas de um tipo de bactéria. Após algum tempo de incubação, adicionou-se, a apenas um dos frascos, um antibiótico estável, de uso freqüente na clínica e cuja concentração não se modificou durante todo o experimento.
O gráfico a seguir representa a variação do número de bactérias vivas no meio de cultura, em função do tempo do crescimento bacteriano em cada frasco.
A observação do gráfico permite concluir que, no frasco em que se adicionou o antibiótico, ocorreu grande diminuição do número de bactérias.
Utilizando a teoria da seleção natural, explique o fato de essa população ter voltado a crescer, após a diminuição observada.
19. Vunesp
Analise o texto a seguir, extraído da revista Newsweek.
Cientistas da Inglaterra e dos Estados Unidos fazem um alerta contra o uso exagerado de antibióticos. De tanto serem bombardeadas com penicilinas e inúmeros tipos de antibióticos, as bactérias resistentes prevalecerão sobre as normais, portanto, estaremos a caminho de um desastre médico.
a) Como Darwin explicaria o aumento progressivo, entre as bactérias, de formas resistentes a antibióticos?
b) Segundo os princípios neodarwinistas, por que estaremos a caminho de um desastre médico?
20. Vunesp. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:
O controle das doenças bacterianas infecciosas feito por antibióticos ainda não está totalmente resolvido. A cada medicamento produzido, verifica-se o aparecimento de linhagens de bactérias que não respondem ao tratamento. Diante desse fato, conclui-se que os antibióticos induzem o aparecimento de bactérias resistentes.
A esse respeito, responda às seguintes questões.
a) Está correta esta conclusão?
b) Justifique a sua resposta.
21. UFRJ. Exercícios sobre os Processos Evolutivos:
A descoberta dos antibióticos foi um dos grandes passos para a evolução da medicina no mundo. Porém, o que era para ser uma solução acabou se tornando um problema. Hoje, encontramos bactérias, como o Staphylococcus aureus, que são resistentes a quase todos os tipos de antibióticos conhecidos.
Como o mecanismo associado à resistência de cepas de bactérias a antibióticos pode ser utilizado para apresentar contraste entre as explicações do processo evolutivo desenvolvido por Charles Darwin e Jean Baptiste Lamarck?
🔵 >>> Veja a lista completa de exercícios sobre Evolução aqui.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre os Processos Evolutivos:
11. 22 (02 + 04 + 16)
12. A cobertura fuliginosa negra tornou as mariposas escuras menos visíveis aos preda dores. Dessa forma, tiveram maior vantagem em relação às mariposas claras e passaram a predominar na população.
13. a) A mudança de ambiente, acarretada pela poluição, tornou-o mais escuro, favorecendo as variedades escuras em relação às claras. Com isso, a população de mariposas escuras apresentou crescimento, fato que revela ter ocorrido seleção dessa variedade melhor adaptada.
b) Para Lamarck, o ambiente gera necessidades, desencadeando o processo de adaptação às novas circunstâncias ambientais.
14. D;
15. B;
16. B;
17. B;
18. A utilização em grande escala das sulfonamidas selecionou os gonococos geneticamente resistentes a elas; desse modo, as novas populações de gonococos são descendentes de organismos resistentes.
19. Com a adição de antibiótico ocorreu um processo de seleção: bactérias sensíveis foram eliminadas, sobrevivendo as resistentes. Com o tempo, as resistentes proliferaram e seu número aumentou.
20. a) O uso exagerado de antibióticos seleciona bactérias resistentes, que se reproduzem e passam a predominar na população.
b) Bactérias podem sofrer mutações aleatórias que lhes proporcionam resistência aos antibióticos. Com o uso inadequado do produto, haveria predomínio de bactérias resistentes e de difícil controle médico.
21. a) A conclusão de que os antibióticos induzem o aparecimento de bactérias resistentes está incorreta.
b) As bactérias podem conter genes de resistência, principalmente no plasmídeo, que é um fragmento de DNA separado do DNA circular da bactéria, ambos dispersos no hialoplasma. Quando um antibiótico é administrado, pode ocorrer seleção das bactérias resistentes em detrimento das não-resistentes. Dessa forma, as bactérias que já contêm genes de resistência permanecem vivas, pois não foram afetadas pelo medicamento.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína