Exercícios sobre Literatura Geral com Gabarito

Texto para as questões 01 e 02 sobre Literatura Geral.
“POÉTICA

1
Que é Poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados.

2
Que é o Poeta?
um homem
que trabalha o poema
com o suor do seu rosto.
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.”
RICARDO, Cassiano. Jeremias Sem-Chorar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1964.


01. UERJ A repetição da palavra “homem” na segunda estrofe exemplifica a seguinte característica:
a) variação semântica;
c) reiteração expressiva;
b) vício de linguagem;
d) onomatopéia modernista.


02. UERJ O eu-lírico no texto de Cassiano Ricardo expressa uma definição sobre a elaboração da poesia.

Essa definição é semelhante ao conteúdo do seguinte fragmento:
a) “Como varia o vento – o céu – o dia, / Como estrelas e nuvens e mulheres, / Pela regra geral de todos seres, / Minha lira também seus tons varia, / e sem fazer esforço ou maravilha.” (Álvares de Azevedo).
b) “O artista intelectual sabe que o trabalho é a fonte da criação e que a uma maior quantidade de trabalho corresponderá uma maior densidade de riquezas.” (João Cabral de Melo Neto).
c) “[Minhas poesias] não têm unidade de pensamento entre si, porque foram compostas em épocas diversas – debaixo de céu diverso – e sob a influência de impressões momentâneas.” (Gonçalves Dias).
d) “Um dia (…) tive saudades da casa paterna e chorei. As lágrimas correram e fiz os primeiros versos da minha vida, que intitulei – As Ave-Maria – a saudade havia sido a minha primeira musa.” (Casimiro de Abreu).


Leia o seguinte poema para responder às questões 03 e 04.
1 ”Destes penhascos fez a natureza
2 O berço em que nasci! oh quem cuidara,
3 Que entre penhas tão duras se criara
4 Uma alma terna, um peito sem dureza!
5 Amor, que vence os tigres por empresa
6 Tomou logo render-me; ele declara
7 Contra o meu coração guerra tão rara,
8 Que não me foi bastante a fortaleza.
9 Por mais que eu mesmo conhecesse o dano,
10 A que dava ocasião minha brandura,
11 Nunca pude fugir ao cego engano:
12 Vós, que ostentais a condição mais dura,
13 Temei, penhas, temei; que amor tirano,
14 Onde há mais resistência, mais se apura.”
Vocabulário: penhas – penhascos


03. U.F. Santa Maria-RS Nesse poema, de Cláudio Manuel da Costa,
a) há presença de um elemento típico da paisagem natural mineira, a pedra, mostrando que há obediência à regra principal do Arcadismo, que é a exaltação dos penhascos;
b) nota-se, nos versos 9 e 11, a presença de antítese, o que mostra a influência do Barroco na lírica do poeta mineiro;
c) o sujeito lírico, nos versos 12, 13 e 14, dirige-se aos penhascos, um elemento típico da paisagem mineira, que representa seu berço;
d) o sujeito lírico se compara aos penhascos de Minas, pois é tão duro e resistente quanto eles;
e) o sujeito lírico usa as pedras como símbolo do amor à pátria e como seu próprio símbolo, pois é tão duro quanto elas.


04. U.F. Santa Maria-RS Esse poema árcade é um soneto que apresenta:
a) os quartetos com rima alternada;
b) versos brancos e decassílabos (10 sílabas);
c) rima e versos alexandrinos (11 sílabas);
d) os versos dos tercetos em redondilha maior;
e) rima e versos decassílabos.


05. Literatura Geral: UERJ O fragmento transcrito expressa uma reflexão do autor-narrador quanto à escrita de seu livro contanto a experiência que viveu como preso político, durante o Estado Novo.

No que diz respeito às relações entre escrita literária e realidade, é possível depreender, da leitura do texto, a seguinte característica da literatura:
a) revela ao leitor vivências humanas concretas e reais;
b) representa uma conscientização do artista sobre a realidade;
c) dispensa elementos da realidade social exterior à arte literária;
d) constitui uma interpretação de dados da realidade conhecida.


06. UERJ Por causa da perda das anotações, relatada pelo narrador, o texto é impregnado de dúvidas acerca da exatidão do que será levantado no livro.

O trecho que melhor representa um exemplo dessas dúvidas é:
a) “Quase me inclino a supor que foi bom privar-me desse material”
b) “Outras, porém, conservaram-se, cresceram, associaram-se, e é inevitável mencioná-las”
c) “neste esmiuçamento, exponho o que notei, o que julgo ter notado”
d) “Não as contesto, mas espero que não recusem as minhas”


Texto para as questões 07 e 08 sobre Literatura Geral.

“Namorados
O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:
– Antônia, ainda não me acostumei com o seu corpo, com a sua cara.
A moça olhou de lado e esperou.
– Você não sabe quando a gente é criança e de repente vê uma lagarta listada?
A moça se lembrava:
– A gente fica olhando…
A meninice brincou de novo nos olhos dela.
O rapaz prosseguiu com muita doçura:
– Antônia, você parece uma lagarta listada.
A moça arregalou os olhos, fez exclamações.
O rapaz concluiu:
– Antônia, você é engraçada! Você parece louca.”
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira: poesias reunidas. Rio, José Olympio, 1979.


07. UFR-RJ Analise as afirmativas a seguir e depois assinale a opção correta.

I. Lançando mão de um procedimento moderno, o poeta torna tênue o limite entre prosa e poesia.
II. A métrica rígida do poema é um procedimento comum do estilo de época ao qual se filia o texto.
III. O título do poema encerra uma ironia, pois não há no texto o lirismo que caracteriza as composições poéticas românticas.

a) I e III são corretas;
b) somente III é correta;
c) II e III são corretas;
d) somente I é correta;
e) I e II são corretas.


08. Literatura Geral: UFR-RJ A pergunta feita pelo rapaz provocou na moça:

a) a constatação da fugacidade do tempo;
b) a lembrança de um certo namorado de infância;
c) um brilho amargo e saudoso no olhar de menina;
d) um retorno ao comportamento infantil diante do inusitado;
e) a descoberta da efemeridade dos namoros da sua infância.


09. U. Salvador-BA

“Enche de estranhas vibrações sonoras
a tua Estrofe, majestosamente…
põe nela todo o incêndio das auroras
para torná-la emocional e ardente.”

Identifique com V os fragmentos que pertencem à mesma estética da estrofe em evidência e com F os demais.
( ) “Tudo, entre sombras, – o ar e o chão, a fauna e a flora / A erva e o pássaro, a pedra e o tronco, os ninhos e a hera, / A água e o reptil, a folha e o inseto, a flor e a fera, / – Tudo vozeia e estala em estos de pletora.”
( ) “Entre as trêmulas mornas ardentias, / A noite no alto-mar anima as ondas. / Sobem das fundas úmidas Golcondas, / Pérolas vivas, as nereidas frias.”
( ) “Ela vem, (sororal) vibrante como um sino, / Despertar-me no leito: ouro em tudo, – na face / De anjo morto, na voz, no olhar sobredivino. // Nasce a manhã, a luz tem cheiro… Ei-la que assoma / Pelo ar sutil… Tem cheiro a luz, a manhã nasce… / Oh sonora audição colorida do aroma!”
( ) “Foste de branco e vens de branco ainda trajada. / A túnica nupcial que em níveas dobras desce / Pelo teu corpo, tem a brancura sagrada / Dos alvos corporais do altar exposto à prece.”
( ) “O luar, sonora barcarola, / Aroma de argental caçoula, / Azul, azul em fora… // Como lençóis claros de neve, / Que o sol filtrando em luz esteve, / É transparente, é branco, é leve.


10. Literatura Geral: UFRS Leia os dois fragmentos abaixo:

1 “Todo dia ela faz tudo sempre igual
2 me acorda às seis horas da manhã
3 Me sorri um sorriso pontual
4 E me beija com a boca de hortelã
5 Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
6 E essas coisas que diz toda mulher
7 Diz que está me esperando pro jantar
8 E me beija com a boca de café (…)”
Chico Buarque de Holanda.

II. 1 “quando eu chego em casa nada me consola
2 você está sempre aflita
3 com lágrimas nos olhos de cortar cebola
4 você está tão bonita
5 você traz a coca-cola
6 eu tomo
7 você bota a mesa
8 eu como eu como eu como eu como eu como
9 você
10 não tá entendendo nada do que eu digo
11 eu quero é ir-me embora
12 eu quero é dar o fora (…)”
Caetano Veloso.

Considere as seguintes afirmações sobre os fragmentos acima.
I. As duas canções apresentam, em comum, a tematização do cotidiano e dos atos automatizados da existência banal.
II. Nos versos selecionados, há uma preocupação com os procedimentos poéticos, como rimas, repetições e paralelismos.
III. O verbo “como” (v.8 ) e o pronome “você” (v. 9), da canção de Caetano, permitem uma dupla leitura, respectivamente, quanto ao significado e à função sintática.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

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Gabarito com as respostas dos Exercícios de Língua Portuguesa sobre Literatura Geral:

Gabarito do exercício 01. c;

Gabarito do exercício 02. b;

Gabarito do exercício 03. b;

Gabarito do exercício 04. d;

Gabarito do exercício 05. d;

Gabarito do exercício 06. c;

Gabarito do exercício 07. d;

Gabarito do exercício 08. d;

Gabarito do exercício 09. V – V – F – V – F – F;

Gabarito do exercício 10. a

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