Exercícios sobre Período Composto por Coordenação

01. Período Composto por Coordenação: (FASEH-MG–2007) “Contudo […] nós temos um sentimento de propriedade muito arraigado no que se refere aos nossos corpos.”

É CORRETO afirmar que a conjunção destacada nessa frase NÃO pode ser substituída por:
A) entretanto.
B) porém.
C) portanto.
D) todavia.


02. (FJP-MG–2006) “Isso, no entanto, seria reduzir a pátria à intimidade de alguns quilômetros quadrados.”

É CORRETO afirmar que a locução assinalada nessa frase pode ser adequadamente substituída por:
A) conquanto.
B) entretanto.
C) portanto.
D) porquanto.


03. Período Composto por Coordenação: (UFC) Identifique o valor semântico da conjunção e nos períodos a seguir.

I. O poeta nasceu ao final das duas primeiras décadas deste século e ainda continua perplexo dentro deste mundo atormentado.
II. As pessoas conviviam com personalidades de todos os matizes e aprendiam a lidar com gente boa e gente má.
III. Por amar Fortaleza, o poeta fez-lhe um canto de amor e o leu ao receber o título de “Cidadão de Fortaleza”.

Assinale a alternativa cuja sequência corresponde à relação existente entre as orações dos períodos I, II e III.
A) Adição – conclusão – consequência
B) Oposição – oposição – adição
C) Adição – conclusão – finalidade
D) Oposição – conclusão – finalidade
E) Adição – consequência – explicação


04. (PUC-SP–2006) O conectivo e, em geral, coordena orações ou termos de mesmo valor sintático, estabelecendo sentido aditivo entre eles. Isso se confirma em todas as alternativas a seguir, EXCETO em:

A) “[…] um país entra em transe emocional e algumas pessoas se convencem de que basta uma torcida muito forte […].”
B) “[…] se pode vencer um inimigo poderoso, o crime violento, apenas pela repetição de mantras e mediante sinais feitos com as mãos imitando o voo da pomba branca da paz.”
C) “[…] continuará intacto e movimentado o principal caminho que elas percorrem das forjas do metal até as mãos dos bandidos.”
D) “Depois raspam sua numeração e a vendem.”
E) “[…] podem ser organizados milhares de referendos e o problema do crime continuará do mesmo tamanho.”


05. Período Composto por Coordenação: (Mackenzie-SP) Hoje se reconhece cada vez mais a importância do tato durante toda a vida do homem. Os animais de estimação permitem às pessoas que precisam desse estímulo sensorial exercitarem-no. O simples fato de tocar um animal reduz a ansiedade e a tensão. Acariciá-los é não só um modo de expressar afeto, como também exerce um efeito benéfico sobre o sistema cardiovascular do dono.
Erika Friedmann

Observe as afirmações seguintes:
I. O sujeito da primeira oração é indeterminado, uma vez que qualquer pessoa pode fazer o reconhecimento citado.
II. Na terceira oração, a palavra “que” é, morfologicamente, um pronome relativo, cujo antecedente é “pessoas” e, sintaticamente, exerce a função de sujeito do verbo “precisar”.
III. A última oração classifica-se como coordenada sindética aditiva.

Assinale:
A) se II e III estão corretas.
B) se todas estão corretas.
C) se apenas I está correta.
D) se todas estão incorretas.
E) se apenas II está correta.


06. Período Composto por Coordenação: (Enem–2001)
O mundo é grande
O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.

Nesse poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre  as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:
A) oposição.
B) comparação.
C) conclusão.
D) alternância.
E) finalidade.


07. (Enem) As conjunções coordenativas aditivas expressam adição, acréscimo, sucessividade. Contudo, conforme o contexto em que são utilizadas, podem, também, indicar simultaneidade, correspondendo a conjunções temporais e / ou proporcionais. Percebe-se essa simultaneidade em:

A) O professor aplicou e corrigiu todas as provas.
B) Ele ouviu o telefone tocar, e não atendeu.
C) Não só o motorista mas também os passageiros estavam preocupados com o temporal daquele final de tarde.
D) Ela estudava e ouvia música, sem que o próprio desempenho fosse prejudicado.
E) Ela perguntou e ouviu o que não queria.


08. (Enem) Contos em letras garrafais
Todos os dias esvaziava
uma garrafa, colocava
dentro sua mensagem, e a
entregava ao mar.
Nunca recebeu resposta.
Mas tornou-se alcoólatra.
COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

O último verso do poema inicia-se com a conjunção adversativa mas, negando, parcialmente ou totalmente, uma ideia contida na oração anterior. As ideias em oposição são:
A) nunca – mas.
B) resposta – alcoólatra.
C) recebeu – mas.
D) recebeu – tornou-se.
E) nunca – resposta.


09. Período Composto por Coordenação: (Enem) Estilisticamente, é recorrente na linguagem o fato de um sinal de pontuação substituir elementos conectivos.

Aos patrões tudo cabe. Disseram apreciar meu trabalho: estava demitido.

No trecho acima, os dois pontos poderiam ser substituídos, sem prejuízo de sentido, pela conjunção:
A) e.
B) portanto.
C) ainda que.
D) pois.
E) contudo.


10. Período Composto por Coordenação: (Enem)  Menos obra, menos ensino
Uma escola estadual da cidade de São Paulo (Carlos Maximiliano) estava com vários andares ociosos e estava ameaçada de ser fechada por falta de alunos. No ano passado, porém, decidiu-se ocupar as salas vazias para  dar aulas de cursos técnicos, que só não se expandiampor falta de prédios. Uma ideia simples, óbvia, acabou produzindo o que pode ser encarado como milagre na administração pública.
Gilberto Dimenstein. Disponível em: <http://www1.folha.uol. com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ ult508u493641.shtml> (Adaptação).

Pode ser afirmado em relação aos aspectos estruturais do texto que:
A) a palavra “ociosos”, na linha 2, pode ser substituída pela palavra “desnecessários” sem que haja comprometimento de sentido no texto.
B) a palavra “porém”, na linha 4, estabelece, com a frase anterior, ideia de conclusão.
C) o uso da palavra “simples”, na linha 6, demonstra uma visão pejorativa sobre o projeto em questão.
D) uma escrita na 3ª pessoa não anula a subjetividade de quem fala, pois o uso de adjetivos, por exemplo, sinaliza o posicionamento do autor.
E) o título “Menos obra, mais ensino” demonstra a discordância do autor em relação à finalidade destinada às salas vazias da escola em questão.

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Gabarito com as respostas dos Exercícios de Língua Portuguesa sobre Período Composto por Coordenação:

Gabarito do exercício 01. C;

Gabarito do exercício 02. B; 

Gabarito do exercício 03. D;

Gabarito do exercício 04. E;

Gabarito do exercício 05. A;

Gabarito do exercício 06. A;

Gabarito do exercício 07. D; 

Gabarito do exercício 08. B;

Gabarito do exercício 09. E;

Gabarito do exercício 10. D

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