Exercícios sobre Espécies Biológicas

01. Espécies Biológicas: UFMS – O texto abaixo foi extraído de uma reportagem sobre estudos recentes nos quais pesquisadores apresentaram evidências de que uma população de salmões originou duas novas espécies em pouco mais de 50 anos.
(…) Os cientistas presumiram que seria quase impossível assistir à evolução de uma nova espécie na natureza, um processo que era considerado longo demais para ser acompanhado durante o tempo de vida de qualquer ser humano. No entanto, pesquisadores que estudaram o salmão apresentaram evidências de que espécies novas podem evoluir muito mais rapidamente do que se julgava possível – em algumas dezenas de anos (…)
Adaptado do jornal O Estado de São Paulo, de 30 Outubro de 2000.

Há muita polêmica em torno das conclusões do estudo. Para refutar essas conclusões é preciso demonstrar que os salmões selecionados pelos pesquisadores são da mesma espécie. Para tanto basta provar que esses salmões:
a) são morfologicamente muito semelhantes entre si e têm a mesma desenvoltura para nadar;
b) originam, pela reprodução, uma prole numerosa;
c) têm os mesmos hábitos, ocupam o mesmo habitat e concorrem pelo mesmo tipo de alimento;
d) reproduzem-se entre si, transmitindo seus genes ao longo das gerações;
e) têm o mesmo número de cromossomos.

 

 

02. UFR-RJ – Embora sejam popularmente chamados de “ursos”, na realidade o urso castanho de origem européia, Ursus arctos; o urso preto americano, Euarctos americanus; e o urso polar branco, Thalarctos maritimus, são animais distintos.
a) Se fosse possível o encontro do urso castanho com o urso polar, um suposto acasalamento resultaria em reprodução? Justifique.
b) Explique por que ocorreu a diferenciação entre esses animais?

 

 

Questões 03 e 04
O diagrama representa a história evolutiva de três grupos de animais.

lobo, leão e tigre evolução

 

03. UERN – A partir de sua análise, pode-se afirmar:
a) Há maior divergência genética entre tigre e leão.
b) O lobo é o ancestral mais próximo do leão.
c) Lobo, leão e tigre partilham um ancestral comum.
d) O lobo pertence a um grupo evolutivamente mais recente.
e) Existe intenso fluxo gênico entre o tigre e o leão.

 

 

04. Espécies Biológicas: UERN – Lobo, leão e tigre apresentam como características comum:
a) sistema termorregulador que mantém a temperatura corporal constante;
b) excreção de resíduos nitrogenados sob a forma de ácido úrico;
c) circulação dupla e incompleta com mistura de sangue venoso e arterial;
d) estômago compartimentado para facilitar a digestão de proteínas e celulose;
e) corda dorsal presente na fase adulta, sustentado o corpo.

 

Exercícios sobre Animais Invertebrados.

 

05. Espécies Biológicas: FUVEST-SP – É comum o cruzamento entre jumento e égua para se obter o híbrido conhecido como burro. Este, apesar de seu vigor físico, é estéril.
a) Sabendo-se que o número diplóide de cromossomos o jumento é 62 e o da égua 64, quantos cromossomos devem estar presentes em cada célula somática do burro?
b) Com base no conceito biológico de espécie, o jumento e a égua pertencem à mesma espécie? Por quê?

 

 

06. Vunesp –
Alunos de uma escola, em visita ao zoológico, deveriam escolher uma das espécies em exposição e pesquisar sobre seus hábitos, alimentação, distribuição, etc. No setor dos macacos, um dos alunos ficou impressionado com a beleza e agilidade dos macacos-prego. No recinto desses animais havia uma placa com a identificação:

Nome vulgar: Macaco-prego (em inglês Ring-tail
Monkeys ou Weeping capuchins). Ordem Primates.
Família Cebidae. Espécie Cebus apella.

Esta foi a espécie escolhida por esse aluno. Chegando em casa, procurou informações sobre a espécie em um site de busca e pesquisa na internet. O aluno deveria digitar até duas palavras-chave para iniciar a busca.
a) Que palavras o aluno deve digitar para obter informações apenas sobre a espécie escolhida?
b) Justifique sua sugestão.

 

 

07. Os ratos caseiros (Mus domesticus) e os pardais (Passer domesticus) pertencem:
a) a uma mesma espécie, mas a gêneros diferentes.
b) a uma mesma espécie, mas a famílias diferentes.
c) a um mesmo gênero, mas a espécies diferentes.
d) a um mesmo gênero, mas a famílias diferentes.
e) a espécies diferentes.

 

 

08. Vunesp – No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”, incluindo nessa designação os papagaios, araras e periquitos. Estas aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar:

araras, papagaios e periquitos
O grupo de aves relacionadas compreende:
a) 3 espécies e 3 gêneros
b) 9 espécies e 3 gêneros
c) 3 espécies de uma única família
d) 9 espécies de um mesmo gênero
e) 3 espécies de uma única ordem

 

🔵 >>> Veja a lista completa dos exercícios sobre Zoologia.

Gabarito com as respostas das atividades de Zoologia sobre as Espécies Biológicas:

01. d

02. a) Não, pois os ursos castanhos e polar pertencem a espécies diferentes (e até a gênero diferentes) o que impossibilita um acasalamento com reprodução.
b) Essa diferenciação é consequência de um longo isolamento geográfico ocorrido há milhares de anos.

03. c
04. a

05. a) Portanto, nas células somáticas do burro, existe um total de 63 cromossomos.
b) O jumento e a égua não pertencem à mesma espécie, porque possuem número cromossômico diferente. Além disso, produzem descendente estéril.

células somaticas de um burro com n=63 cromossomos

 

06. a) O aluno deve digitar Cebus apella, o nome científico da espécie.
b) A utilização de qualquer outra categoria taxonômica incluiria informações sobre outras espécies, além daquela escolhida.

07. E;
08. B;

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário