Lista de Exercícios sobre Interpretação de Texto

Questão 01 com Exercícios sobre Interpretação de Texto: PUC-RS Instrução: Responder às questões 01 e 02 com base no texto abaixo.

tirinha calvin interpretação de textos

Considerando as atitudes e falas dos personagens, é correto concluir que:
a) a mãe já sabia que Calvin havia decidido não ir mais à escola, como se depreende da expressão “Sei”, no primeiro quadrinho;

b) a mãe de Calvin, indecisa sobre o que fazer com o filho, viu-se obrigada a consultar o pai;

c) Haroldo, o tigre presente no último quadrinho, demonstra apoio incondicional à atitude do menino, pelo fato de estar disposto a acompanhá-lo à escola;

d) não havendo outra saída, foi necessário usar a força física para mandar Calvin à escola, como se depreende da expressão “esmagar”, do último quadrinho;

e) as expressões “os pais” e “uma criança”, no último quadrinho, indicam que Calvin generalizou a conclusão a que chegou.


Questão 02. PUC-RS Instrução: Responder à questão 3 com base nas idéias abaixo, que completam a frase sublinhada.
Pela leitura da tira, é correto afirmar que Calvin:

1. Demonstra temer uma vida adulta em meio à poluição.
2. Usa sua fantasia para tentar convencer sua mãe do acerto de sua decisão.
3. Considera-se injustiçado pelos pais.
4. Conclui que seu projeto para o futuro foi rejeitado por ser ambicioso.

As idéias que complementam adequadamente a frase sublinhada, de acordo com o sentido da tira, estão na alternativa:
a) 1 e 2.
b) 1, 2 e 3.
c) 2 e 3.
d) 2, 3 e 4.
e) 3 e 4


Texto para as questões 03 e 04.
“Homem Primata

Desde os primórdios
Até hoje em dia
O homem ainda faz
O que o macaco fazia
5 Eu não trabalhava, eu não sabia
Que o homem criava e também destruía.
Homem primata
Capitalismo selvagem
Ô, ô, ô
10 Eu aprendi
A vida é um jogo
Cada um por si
E Deus contra todos
Você vai morrer e não vai pro céu
15 É bom aprender, a vida é cruel.
Homem primata
Capitalismo selvagem
Ô, ô, ô
Eu me perdi na selva de pedra
20 Eu me perdi, eu me perdi”
BRITTO, Sérgio, FROMER, Marcelo, REIS, Nando, PESSOA, Ciro. Do CD Cabeça de dinossauro.


Questão 03 com Exercícios sobre Interpretação de Texto: UFR-RJ No texto Homem Primata, a comparação estabelecida entre o homem e macaco alude:

a) a uma das teorias sobre a origem da espécie humana;
b) ao comportamento irracional do homem na sociedade moderna;
c) às semelhanças biológicas entre os dois seres;
d) ao bom relacionamento entre homem e macaco;
e) ao capitalismo selvagem da sociedade contemporânea.


Questão 04. UFR-RJ A oposição entre os quatro primeiros versos de Homem primata e o texto Pecados do século XXI (texto abaixo) envolve, respectivamente, os antônimos:

a) lentidão X velocidade;
b) atraso X progresso;
c) santidade X pecado;
d) estagnação X mudança;
e) passado X presente.


Texto para responder os Exercícios sobre Interpretação de Texto 04, 05, 06 e 07.

“Pecados do Século XXI
As versões modernas para a luxúria, a inveja, o orgulho, a ira, a avareza, a preguiça e a gula.

Os setes pecados capitais do cristianismo – inveja, avareza, gula, preguiça, ira, orgulho e luxúria – adquiriram novas versões neste final de século. A maioria movida a compulsões por trabalho, consumo, sucesso, prazeres e lucro, valores de uma sociedade que trocou a existência natural pelo acúmulo de sensações e de bens materiais. (…)

O psicanalista Eduardo Losicer, um dos membros do Aspas (Associação de Pesquisadores e Analistas da Subjetividade), que está à frente da pesquisa sobre as novas psicopatologias, explica que o indivíduo contemporâneo obedece essencialmente a ordens externas, enquanto suas demandas internas caem no vazio e dão origem às compulsões:

– O paraíso atual é obrigatório. Não há mais a moralidade do pecado, na qual o pecador vivia um conflito interno entre ceder ou não à tentação. Não há possibilidade de escolha entre o céu e o inferno. Vivemos sob a moralidade dos mandados. São ordens que devem ser obedecidas, sob pena de exclusão do sistema. Esta é a ameaça. Vivemos hoje como se cada indivíduo fosse apenas um conjunto de leis, um superego.

(…) Os indivíduos contemporâneos vêm sofrendo de ausência cada vez maior de vida interior. – Este vazio na alma dá origem a condutas compulsivas para preencher este vazio afetivo com dinheiro, roupas, trabalho, imagens de jornais, cinema e TV, bebida ou drogas pesadas. É preciso preencher um vazio existencial e afetivo.

Para o antigo pecado capital da avareza, temos hoje o seu avesso: o consumismo desenfreado e compulsivo do perdulário contemporâneo, para quem o que importa não é ser alguém, mas ter tudo e, se possível, todos à sua volta. A criativa preguiça, tão elogiada pelos defensores da vida contemplativa, prazerosa e lúdica, transformou-se em mania de trabalho. O pecado da luxúria, que levava homens e mulheres a pensar ou a fazer sexo em excesso, é hoje um hábito do telespectador: o voyeurismo. Quem tem ódio do Governo, do time rival ou do parceiro que lhe deu um fora debocha, ironiza e ridiculariza estes desafetos. Já não há mais lugar para a ira. O orgulho está em baixa. Pouca gente se orgulha de si mesmo ou da vida que leva (…) todo mundo sabe que hoje em dia é fundamental se autopromover. Não resistir ao apelo de uma caixa de bombons importados… Este era o pecado da gula, praticamente superado por uma legião de mulheres que buscam um corpo cada vez mais magro e mais jovem. A aparência do bom moço, adotada por ídolos do esporte, executivos de empresas e apresentadores de TV, encobre um sujeito dissimulado que cumpre um papel preestabelecido. É a nova versão do invejoso, que já não deseja ser o outro, mas algo imaginário e, portanto, irreal.”
CEZIMBRA, Márcia – O Globo, 16/05/99.


Questão 05 com Exercícios sobre Interpretação de Texto: UFR-RJ No texto “Pecados do século XXI”, o autor pretende:

a) expressar suas opiniões pessoais sobre a pesquisa desenvolvida pelo psicanalista Eduardo Losicer;
b) levar o receptor (leitor) a rejeitar as opiniões do pesquisador Eduardo Losicer;
c) informar o receptor (leitor) sobre o trabalho do psicanalista Eduardo Losicer, relatando suas conclusões;
d) refletir sobre a natureza do código lingüístico, bem como sobre sua relevância na caracterização do homem do século XXI;
e) elaborar uma mensagem rica em musicalidade e figuras de linguagem.


Questão 06. UFR-RJ Os valores dos indivíduos contemporâneos, segundo o texto, estão sendo determinados pelo(a):

a) conflito interno entre ceder ou não à tentação;
b) compulsão cada vez maior pela vida interior;
c) Associação de Pesquisadores e Analistas da Subjetividade;
d) determinação de alcançar o paraíso celeste;
e) sensação de um vazio existencial e afetivo.


Questão 07. UFR-RJ A pesquisa do psicanalista Eduardo Losicer, à qual o artigo se refere, atesta que:

a) o homem contemporâneo se empenha em mudar os valores do século passado;
b) a grande ameaça da sociedade está na subversão dos valores individuais;
c) a punição da modernidade é a exclusão do sistema, equivalente ao inferno;
d) a modernidade se caracteriza por ser um paraíso, sem noção de valores materiais;
e) as novas versões para os sete pecados capitais apenas se explicam no campo do imaginário.


Questão 08 com Exercícios sobre Interpretação de Texto: UFSE-PSS

“Os vizinhos chegavam às janelas, vozeando furiosos contra semelhante berraria.
— É o que sucede a quem mora perto de um João Coqueiro! bradou um da turma.
— Quem mora junto ao chiqueiro sente o fedor da lama! gritou um segundo.
— Queixe-se à Câmara Municipal! acudiu outro.
E formidável matacão foi de encontro à vidraça iluminada do chalé de Amélia.
Um dos vizinhos apitou e outro despediu um jarro de água sobre os desordeiros.
Ouviu-se logo o estardalhaço impetuoso dos gritos, das descomposturas e do crepitar dos vidros que se partiam sob um chuveiro de pedras.
— Morra o infame! bramia a malta, já de carreira para o Largo do Machado. — Morra o cáften!
João Coqueiro presenciara tudo aquilo, grudado a um canto da janela, mordendo os nós da mão, os olhos injetados, o sangue a saltar-lhe nas veias.
— Oh! Era demais, pensava ele desesperado. — Era demais tanta injúria! — Se Amâncio estivesse ali, naquela ocasião, por Deus que o estrangulava!”
AZEVEDO, Aluísio. Casa de Pensão.

Com base no texto, assinale como verdadeiras as frases que fazem uma afirmação correta e como falsas aquelas em que isso não ocorre.
( ) O trecho apresenta uma estrutura narrativa, pois indica situações diferentes, com várias personagens e as alterações decorrentes dos fatos apontados.

( ) Confere vivacidade e veracidade à afirmação do autor em “vozeando furiosos contra semelhante berraria” o uso do discurso direto que se segue a ela.

( ) “Quem mora junto ao chiqueiro sente o fedor da lama!” – a frase está empregada em seu sentido denotativo.

( ) As formas verbais chegavam e vozeando indicam ações pontuais ou que se efetuam rapidamente.

( ) Um da turma bradou que era o que sucedia a quem morava perto de um João Coqueiro. Essa é a transposição correta da 1ª fala do texto para o discurso indireto.


Questão 09. UFPR. Leia com atenção esta passagem introdutória de A Lógica da Investigação Científica (1934), de Karl Popper.

“Costuma-se chamar de “indutiva” a uma inferência se ela passa de enunciados singulares (também chamados, algumas vezes, enunciados “particulares”), tais como as descrições dos resultados de observações ou experimentos, a enunciados universais, tais como hipóteses ou teorias. Ora, de um ponto de vista lógico, está longe de ser óbvio que se justifique inferir enunciados a partir dos singulares, por mais elevado que seja o número destes últimos; pois qualquer conclusão que obtemos dessa maneira pode acabar sendo falsa: não importa quantas ocorrências de cisnes brancos possamos ter observado, isto não justifica a conclusão de que todos os cisnes são brancos.”
Segundo Popper, “indução” é: marque V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A passagem de enunciados particulares a universais através de um inferência.
( ) Um método físico para o exame tanto das partículas quanto do universo.
( ) Um raciocínio cuja justificação lógica não é evidente.
( ) Um método impróprio no caso da zoologia, mas não das demais ciências.
( ) Um método lógico que nos permite concluir com segurança se certas teorias são validadas pela observação.


Questão 10 com Exercícios sobre Interpretação de Texto: Univali-SC

“No antigo Egito, o gato foi honrado e enaltecido. Sendo considerado como um animal santo. Nesta mesma época, a gata transformou-se na representação da deusa Bastet, fêmea do deus sol Rá. (…) Na Europa, o gato se desenvolveu com as conquistas romanas. Ele foi admirado por sua beleza e dupla personalidade (ora um selvagem independente, ora um animal doce e afável), e apreciado ainda no século XI quando o rato negro invadiu a Europa. No século XIII desenvolveram-se as superstições e o gato passou de criatura adorada a infernal, associada aos cultos pagãos e à feitiçaria. A igreja lhe virou as costas. (…) No século XVIII ele voltou majestoso e em perfeito acordo com os poetas, pintores e escritores que prestam homenagem à sua graça e à beleza de seu corpo.”
Revista DC – Diário Catarinense – 25 de abril de 1999.

São idéias presentes no texto:
I. Enaltecer a figura do gato no mundo atual.
II. Descrever a história dos gatos ao longo dos tempos.
III. Justificar a importância dos gatos e dos ratos.
IV. Citar superstições acerca dos gatos.
V. Exemplificar as várias concepções a respeito dos gatos.
VI. Metaforizar sobre os poderosos nos dias atuais.

Dos itens acima, os que realmente caracterizam o texto são:
a) II, IV e V.
b) I, II, III e VI.
c) I, III e VI.
d) I, III e IV.
e) todos os itens.

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Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre Interpretação de Texto para passar em Concursos Públicos:

Gabarito do exercício 01. e;

Gabarito do exercício 02. c;

Gabarito do exercício 03. b;

Gabarito do exercício 04. d;

Gabarito do exercício 05. c;

Gabarito do exercício 06. e;

Gabarito do exercício 07. c;

Gabarito do exercício 08. V – V – F – F – V;

Gabarito do exercício 09. b;

Gabarito do exercício 10. e

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