Lista com 20 atividades de Ciências sobre Poluição do Solo para o Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. A ação que melhor representa o aproveitamento do lixo é:
A) economizar água.
B) realizar a coleta seletiva para reciclagem.
C) evitar o desperdício de energia elétrica.
D) fazer o plantio de novas mudas.
Questão 02. A reciclagem consiste no reaproveitamento de materiais para a produção de um novo objeto. Esse processo tem se mostrado uma necessidade real para a preservação ambiental, uma vez que diminui a exploração de recursos naturais. Associe as duas colunas, relacionando o objeto ao respectivo recurso natural que será preservado coma sua reciclagem.
Objeto:
1. Pneu usado.
2. Caderno velho.
3. Vidro quebrado.
4. Lata de refrigerante.
Recurso natural preservado:
( ) Vegetação.
( ) Areia.
( ) Alumínio.
( ) Petróleo.
A sequência correta dessa associação de cima para baixo, é:
A) 1, 3, 4, 2
B) 2, 3, 4, 1
C) 2, 4, 3, 1
D) 4, 2, 1, 3
Questão 03. Modelo Enem simplificado. Em uma cesta de lixo foram encontrados alguns tipos de resíduos:
• Casca de laranja.
• Copo plástico.
• Garrafa de vidro.
• Latinha de refrigerante
• Jornal.
Dentre todos aqueles que podem ser reciclados estão:
A) Casca de laranja, copo plástico, Garrafa de vidro, latinha de refrigerante e jornal
B) Garrafa de vidro, latinha de refrigerante.
C) Copo plástico, garrafa de vidro, latinha de refrigerante e jornal.
D) Jornal, copo plástico e casca de laranja.
Questão 04. O plástico é um dos materiais mais utilizados pela sociedade. Consequentemente, é um dos
maiores poluentes do ambiente, fazendo-se necessárias medidas urgentes do controle de seu uso.
São iniciativas que ajudam a diminuir a poluição ambiental provocada pelo uso de plásticos:
I. Aumentar a queima do lixo plástico.
II. Reduzir o consumo de embalagens plásticas.
III. Desenvolver tecnologias de plásticos biodegradáveis.
Estão corretas as iniciativas:
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.
Questão 05 com Exercícios sobre Poluição do Solo: “Um caldo negro, resultado da decomposição do lixo, que pode conter produtos tóxicos e contaminar o solo e a água.”
Trata-se do:
A) bolor.
B) microrganismos.
C) suco digestivo.
D) chorume.
Questão 06. Explique o que é aterro sanitário. Quais as vantagens dos aterros sobre os lixões?
Questão 07. Nome que recebem, respectivamente, os resíduos líquidos e os resíduos sólidos?
A) esgoto e lixo
B) lixo e esgoto
C) lixo e lixões
D) esgotos e descartáveis.
Questão 08. Veja na tabela abaixo quanto tempo os materiais demoram para se decompor. (Use a tabela para responder as atividades 08 e 09).
De acordo com a tabela é correto afirmar que:
A) o papel demora mais de um mês para se decompor.
B) o chiclete demora menos de 10 anos para se decompor.
C) o pneu tem prazo definido para se decompor.
D) as latas representam a metade do tempo de decomposição do chicletes.
Questão 09. Dentre todos os materiais listados no quadro, os mais prejudiciais a natureza devido a tempo de decomposição seriam os seguintes produtos:
A) pneu, garrafa pet e vidro.
B) pneu, garrafa pet e tecido.
C) pneu, tecido e lata de alumínio.
D) garrafa pet, papel, couro.
Questão 10 com Exercícios sobre Poluição do Solo: Leia o cartaz abaixo e depois responda a questão assinalando um X nas alternativas corretas.
Se alguém jogasse os objetos abaixo em um terreno em que ninguém passasse, e eles lá ficassem por cem anos, o que estaria lá, após esse tempo?
A) ( ) um copo de vidro.
B) ( ) um fio de varal feito de náilon.
C) ( ) um pneu de carro.
D) ( ) uma garrafa de plástico.
E) ( ) uma folha de papel.
F) ( ) uma camiseta de algodão.
Questão 11. São considerados resíduos orgânicos:
A) Folhas, restos de alimentos e vidro;
B) Galhos de árvores, restos de alimentos e cascas de frutas;
C) Vidro, papel e alumínio;
D) Restos de alimentos, galhos de árvores e alumínio;
Questão 12. O lixo depositado nos aterros sanitários sofre ação de larvas, vermes e micro-organismos, resultando em sua decomposição. Todavia, como os materiais que formam o lixo são de natureza diversas, cada um deles terá um tempo de decomposição diferente.
Dos materiais a seguir, qual deles necessitará do menor intervalo de tempo para ser decomposto?
A) caixa de madeira
B) vidro de espelho
C) pneu de caminhão
D) Garrafa de plástico.
Questão 13. Analise as frases abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A incineração não produz chorume.
( ) A compostagem permite o retorno de nutrientes ao solo, através da formação do adubo.
( ) O aterro sanitário tem alto custo de implantação em comparação com o lixão.
( ) O lixão não atrai animais transmissores de doenças.
Questão 14. A separação de materiais representam a possibilidade de reciclagem do papel utilizado pela população nas escolas, empresas e residências. Recomenda-se separar, para reaproveitamento, os papéis que são utilizados no dia a dia, ao invés de descarta-los na lixeira.
Essa atitude contribui para a preservação do ambiente porque?
A) diminui a taxa de oxigênio
B) diminui a incidência de chuvas.
C) poupa o corte das árvores.
D) reduz a taxa da fotossíntese.
Questão 15. Apesar de trazer inúmeros outros problemas, um dos grandes transtornos causados pelo lixo é o volume, o espaço enorme que ele ocupa. Assinale (C) certo ou (E) errado nos procedimentos abaixo, considerando a necessidade de se diminuir a quantidade de lixo produzido:
( ) Consertar aparelhos elétricos que ainda podem se utilizados.
( ) Comprar somente refrigerante em lata ou em plástico descartável.
( ) Doar ou vender livros velhos a sebos ou bibliotecas.
( ) Sempre que possível, comprar produtos bem embalados, com papelão, papel e plástico.
( ) Guardar saquinhos e sacolas plásticas para usar, posteriormente, com outros objetos.
Questão 16. Relacione as colunas abaixo:
Coluna I
A) Incineração.
B) Compostagem.
C) Aterro sanitário.
D) Lixão.
Coluna II
( ) O lixo fica descoberto atraindo animais que podem transmitir doenças.
( ) Libera gases poluentes que devem passar através de filtros.
( ) Forma camadas de lixo e terra.
( ) Produz adubo a partir da matéria orgânica.
Questão 17. O mundo moderno requer a utilização de quantidades cada vez maiores de energia.
O fornecimento dessa energia provém da matéria de origem vegetal ou animal, decomposta
ou queimada, denominada biomassa. O movimento das sofisticadas máquinas depende da energia proveniente de combustíveis, os quais, muitas vezes, acabam por poluir o ambiente.
Há, entretanto, uma boa maneira de se aproveitar a biomassa, produzindo-se um ótimo combustível de cuja queima resultam produtos não tóxicos.
Esse combustível formado em aterros sanitários é denominado:
A) álcool.
B) gasolina.
C) metano.
D) oxigênio.
Questão 18. Sobre poluição do solo preencha:
A) Conjunto de resíduos sólidos_________
B) Queima do lixo. ________
C) Líquido fétido que escorre dos resíduos acumulados.__________
D) Resíduo líquido._______________
E) Reaproveitamento de material. __________________
F) Depósito controlado de resíduos, com terra e entulho.______________
Questão 19. Qual é a principal fonte de contaminação do solo e da água?
Questão 20. Por que as pessoas devem evitar lugares poluídos?
01. B;
02. B;
03. C;
04. C;
05. D;
06. Aterro sanitário é um local de descarte de resíduos sólidos que são previamente tratados e compactados em camadas sobre um revestimento especial no solo. As vantagens dos aterros sanitários em relação aos lixões são a redução do impacto ambiental, menor proliferação de animais e vetores de doenças, e a diminuição dos riscos de contaminação do solo e da água.
07. A;
08. B;
09. A;
10. A, C, D.
11. B;
12. A;
13. V, V, V, F;
14. C;
15. C, E, C, E, C;
16. D, A C, B;
17. C;
18. a) lixo
b) incineração
c) chorume
d) esgoto
e) reciclagem
f) aterro
19. Lixo e esgoto.
20. O solo e a água poluídos são causadores de doenças diversas.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: amdarkbr@gmail.com
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína