Ciências Biológicas

10 Exercícios sobre Reciclagem de Materiais para o 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental

Lista com 10 atividades de Ciências sobre Reciclagem de Materiais para o 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. O lixo destinado à reciclagem deve ser previamente separado. A utilização de lixeiras coloridas para este fim tem sido considerada mundialmente um sucesso.

É incorreto dizer que:
A) Reutilizar contribui para o aumento da poluição
B) Reciclar é uma forma de preservar o planeta
C) Reaproveitar diminui a quantidade de lixo
D) Reaproveitar e reciclar são atitudes que melhoram a qualidade de vida na Terra.

Questão 02. Observe os esquemas.

esquema de desmatamentoesquema de desmatamento

Uma das consequências de um desmatamento é a ________________.

A) poluição do ar.
B) erosão do solo.
C) poluição da água.
D) adubação do solo.

Questão 03. O lixo depositado nos aterros sanitários sofre a ação de larvas, vermes e microrganismos, resultando em sua decomposição. Todavia, como os materiais que formam o lixo são de natureza diversas, cada um deles terá um tempo de decomposição diferente.

Dos materiais a seguir, qual deles necessitará do menor intervalo de tempo para ser decomposto?

Questão 04. São considerados resíduos orgânicos:
A) Folhas, restos de alimentos e vidro;
B) Galhos de árvores, restos de alimentos e cascas de frutas;
C) Vidro, papel e alumínio;
D) Restos de alimentos, galhos de árvores e alumínio;

Questão 05. Segundo o código de cores da seleção do lixo para a reciclagem, as lixeiras verde e vermelha são, respectivamente, utilizadas para:

A) Papel e plástico
B) Vidro e plástico
C) Papel e vidro
D) Metal e plástico

Questão 06 com Exercícios sobre Reciclagem de Materiais para o 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental: A figura, abaixo representa a possibilidade de reciclagem do papel utilizado pela população nas escolas, empresas e residências. Recomenda-se separar, para reaproveitamento, os papeis que são utilizados no dia a dia, ao invés de descarta-los na lixeira.

A) diminui a taxa de oxigênio.
B) reduz a taxa da fotossíntese.
C) poupa o corte de árvores.
D) diminui a incidência de chuvas.

Questão 07. Verifique se as atitudes respeitam o 3 R’s, e assinale a resposta correta.

A) Utilizar sacolas de tecido.
B) Não reutilizar sacolas plásticas.
C) Não utilizar pilhas recarregáveis.
D) Utilizar muitas sacolas plásticas.

Questão 08. O guarda municipal está mostrando para os alunos ações que ajudam a preservar o planeta.

A ação que melhor representa o aproveitamento do lixo é

A) economizar água.
B) realizar a coleta seletiva para reciclagem.
C) evitar o desperdício de energia elétrica.
D) plantio de novas mudas.

Questão 09. Leia, atentamente, o texto:
Um proprietário pretendia formar uma grande plantação em suas novas terras, em parte montanhosas. Elas continham algumas nascentes e boa mata natural. Sua primeira providência foi mandar queimar toda a mata, economizando, assim, o dinheiro que seria pago para a derrubada e ganhando tempo. Dias depois, mandou passar um trator, que arrancou os tocos não queimados das árvores e removeu os restos carbonizados, jogando-os numa baixada. Em seguida, fez, nas encostas dos morros, a marcação de quadras de plantio. Ali plantou milho e, após a primeira colheita, que foi boa, todos os restos das plantas foram amontoados e queimados. Esse procedimento foi repetido durante quatro anos, quando a produção de milho caiu a menos da metade e começaram a surgir grandes fendas em toda a extensão das terras. O solo ficou exposto, ressecado e estéril. Algumas das fontes secaram completamente. As colheitas seguintes foram piorando devido ao aparecimento de insetos nocivos, como gafanhotos e lagartas, que atacavam as plantas. Para exterminá-los, foi preciso aplicar pesticidas, com grandes gastos. Vendo que não havia mais condições de plantio, o proprietário abandonou as terras, que se transformaram num capinzal cheio de cupinzeiros e formigueiros. Quais as atitudes do proprietário que contribuíram para a degradação do solo e da atmosfera?

A) Desmatamentos, queimadas e aplicação de pesticidas na plantação.
B) Adubação, remoção dos restos queimados com trator e plantação de milho.
C) Queimadas, reflorestamento e plantio somente de milho.
D) Recuperação das terras que se transformaram num capinzal cheio de insetos.

Questão 10. Cruzadinha científica sobre reciclagem de materiais:

A) Rocha do Morro do Pão de Açúcar
B) Camada de ar que envolve a Terra
C) Processo de molhar solos secos
D) Alternativa boa para o lixo
E) Processo de retirar o excesso de água do solo
F) Rocha que se origina do magma
G) Processo que permite a entrada de ar no solo
H) Formada por rochas e solos
I) Conjunto de águas da Terra
J) Rochas formadas por sedimentos
K) Partículas que formam as rochas
L) Exemplo de rocha metamórfica
M) Encontrados em rocha sedimentar
N) Doença de Jeca Tatu
O) Solo cuja água escoa facilmente
P) Processo que fornece nutrientes para o solo
Q) Aplicação de cal no solo
R) Exemplo de rocha sedimentar
S) Atividade importante para utilidade do solo
T) Exemplo de rocha magmática
U) Depósitos de lixo a céu aberto
V) Processo onde o lixo é queimado
W) Solo rico em húmus, fértil
X) Solo que retém água
Y) Fator que modifica as rochas
Z) Processo que provoca degradação do solo

Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre Reciclagem de Materiais para o 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental:

01. A;
02. B;
03. D;
04. B;
05. B;
06. D;
07. A;
08. B;
09. A;
10.

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: amdarkbr@gmail.com