Questão 01 do Simulado sobre Hormônios Vegetais: USU-RJ. A deficiência de auxinas na raiz de uma planta resulta em inibição imediata:
a) da elongação e multiplicação celular.
b) na formação de tecidos do caule.
c) do desenvolvimento das flores.
d) da maturação dos frutos.
e) do crescimento de plantas parasitas.
Questão 02. FCC-SP. Considere as seguintes afirmações:
I. O crescimento das plantas ocorre em regiões onde existem meristemas.
II. As auxinas influenciam diferentemente o crescimento do caule e da raiz.
III. Nas plantas, o crescimento é regulado por hormônios.
Dessas afirmações:
a) apenas I é verdadeira.
b) apenas II é verdadeira.
c) apenas III é verdadeira.
d) apenas II e III são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.
Questão 03 do Simulado sobre Hormônios Vegetais: UEBA. Considere os seguintes efeitos biológicos:
I. Crescimento do caule e da raiz
II. Formação de raízes adventícias
III. Dominância apical
IV. Taxa de fotossíntese
São influenciados pelas auxinas apenas:
a) I e II
b) III e IV
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV
Questão 04. UEL-PR. Colocou-se um lote de caules decapitados de aveia em solução contendo ácido indol-acético (AIA) – lote I – e outro lote igual em solução sem AIA – lote II. Espera-se que, depois de algum tempo, as plantas do lote I estejam:
a) menores que as do lote II, pois perdem água para a solução.
b) menores que as do lote II, pois receberam um inibidor de crescimento.
c) iguais às do lote II, pois em ambos os lotes há perda de água para a solução.
d) maiores que as do lote II, pois receberam hormônio de crescimento.
e) maiores que as do lote II, pois absorvem água da solução.
Questão 05. UMC-SP. Assim como as folhas novas são produzidas pela planta, à medida que ela cresce, as folhas senescentes geralmente se destacam do caule e caem ao solo. Nas folhas senescentes verifica-se:
a) aumento do teor auxínico e desaparecimento da camada de abscisão.
b) queda do teor auxínico e desaparecimento da camada de abscisão.
c) manutenção do teor auxínico e formação da camada de abscisão.
d) queda do teor auxínico e formação da camada de abscisão.
e) aumento do teor auxínico e formação da camada de abscisão.
Questão 06 do Simulado sobre Hormônios Vegetais: Unifenas-MG. A camada de abscisão, formada na base do pecíolo de folhas senescentes e em frutos com adiantado estado de maturação, deve-se principalmente:
a) ao aumento na produção de auxinas nesses locais.
b) à presença de citocininas nesses locais.
c) à presença de giberelinas atuando em presença de auxinas.
d) ao baixo teor de auxinas, quando comparado ao teor do ramo em que se encontram.
e) ao aumento na produção de giberelinas nesses locais.
Questão 07. Fuvest-SP. Por que os agricultores cortam a extremidade apical de certas plantas, como mostra a figura a seguir? Que mecanismo explica o resultado obtido com esse processo?
Questão 08. UFPR. As plantas têm um comportamento fundamentalmente diferente do comportamento animal. Os animais podem fazer movimentos rápidos e precisos, graças a seus músculos e a sua coordenação nervosa e sensorial. As plantas, por sua vez, realizam movimentos lentos, praticamente imperceptíveis, mas que lhes permitem um ajustamento adequado aos estímulos ambientais. Sabendo que o crescimento das plantas é estimulado por fatores externos (ambientais) e internos (hormonais), responda às seguintes perguntas:
a) Qual é o local (órgão vegetal) de produção das auxinas (hormônios do crescimento)?
b) Explique o efeito da poda para a ramificação.
Questão 09. Vunesp. Quando se realiza a poda em uma plantação de uvas, vai ocorrer:
a) o estímulo da produção de ácido indolilacético.
b) o estímulo da produção de giberelina pelas folhas, produzindo grande alongamento caulinar.
c) a destruição da gema apical, que produz auxinas que inibem as gemas laterais.
d) a diminuição da absorção de nutrientes pela raiz como conseqüência da destruição da gema apical.
e) o aumento da fotossíntese, para compensar a perda das folhas decorrente do processo de poda.
Questão 10 do Simulado sobre Hormônios Vegetais: Unicamp-SP. Quando se corta a porção apical de algumas espécies de plantas em fase de crescimento, ocorre a proliferação celular a partir de gemas laterais. Por que isso ocorre?
🔵 >>> Veja as outras partes desta lista de exercícios sobre Hormônios Vegetais:
Parte 01 – Parte 03 – Parte 04
🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de botânica.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre Hormônios Vegetais simulado:
Gabarito do Exercício 01. A;
Gabarito do Exercício 02. E;
Gabarito do Exercício 03. C;
Gabarito do Exercício 04. D;
Gabarito do Exercício 05. D;
Gabarito do Exercício 06. D;
Gabarito do Exercício 07. Plantas que têm a extremidade cortada apresentam brotamento de gemas laterais, aumentando a produção de flores e frutos. O ápice produz auxina, que inibe as gemas laterais. Com a retirada do ápice, cessa essa inibição e as gemas laterais desenvolvem-se em ramos.
Gabarito do Exercício 08. A) Auxinas são produzidas principalmente nas gemas, nas folhas jovens e nas células embrionárias.
B) A poda é a retirada da gema apical do caule, que cessa seu crescimento longitudinal. O procedimento favorece o desenvolvimento das gemas laterais, até então inibidas pelo excesso de auxinas provenientes da gema apical, em ramos.
Gabarito do Exercício 09. C;
Gabarito do Exercício 10. A gema apical produz AIA, que atinge as gemas laterais e inibe seu desenvolvimento. Tal efeito é conhecido como dominância apical. A retirada da gema apical livra as gemas laterais da inibição, possibilitando seu desenvolvimento em ramos.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína