Lista com 10 atividades de Ciências sobre Digestão para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Qual a finalidade da digestão?
Questão 02. O que ocorre de importante na boca em relação a digestão?
Questão 03. Qual a função da faringe na digestão?
Questão 04. Explique o que são os movimentos peristálticos e em que órgãos ele ocorre.
Questão 05. Qual o único suco digestivo que não possui enzimas?
Questão 06. Associe corretamente
(A) peptidase
(B) tripsina
(C) invertase.
(D) ptialina.
(E) lipase
( ) sacarose
( ) gorduras
( ) amido
( ) peptídeos
( ) proteínas
Questão 07 sobre Digestão para o 8° Ano: Qual destas enzimas precisa de um meio ácido para atuar:
a) invertase
b) lipase
c) amilase
d) pepsina
e) ptialina
Questão 08. Modelo Enem. Associe corretamente:
(A) quimificação
(B) absorção.
(C) insalivação.
(D) deglutição.
( ) faringe.
( ) boca.
( ) intestino delgado
( ) estômago
Questão 09. Marque V para verdadeiro e F para falso.
A) ( ) O amido é parcialmente digerido na boca pela ação da enzima ptialina e continua a ser digerido no estômago através da ação do suco gástrico.
B) ( ) Cada enzima é específica para determinado tipo de alimento.
C) ( ) Como a saliva é ácida a carne pode ser digerida diretamente na boca.
D) ( ) Os alimentos quando são bem mastigados facilitam a ação da digestão.
E) ( ) As velocidades intestinais aumentam a superfície de absorção do intestino delgado.
Questão 10. O que acontece com o excesso de glicose no organismo?
Gabarito com as respostas das melhores Questões sobre Digestão para o 8° Ano do ensino fundamental:
01. A digestão é o processo pelo qual o nosso corpo quebra os alimentos em nutrientes que podem ser absorvidos e utilizados para fornecer energia e sustentar as funções corporais. A finalidade da digestão é permitir que o corpo obtenha os nutrientes necessários para o crescimento, reparação e manutenção dos tecidos corporais, bem como fornecer energia para as atividades diárias. Além disso, a digestão também é responsável pela eliminação dos resíduos não digeridos do corpo.
02. A boca é onde começa o processo de digestão. Quando você começa a mastigar os alimentos, sua saliva é liberada e contém enzimas que começam a quebrar os carboidratos em açúcares simples. Além disso, a mastigação ajuda a quebrar os alimentos em pedaços menores, o que facilita o processo de digestão no estômago e no intestino. A língua também ajuda a empurrar os alimentos para a parte de trás da boca, onde podem ser engolidos e levados ao esôfago. Por isso, é importante mastigar bem os alimentos antes de engolir.
03. A faringe é um órgão do sistema digestório que serve como um canal de passagem para o alimento e líquidos, conduzindo-os da boca até o esôfago, este processo é chamado de deglutição. Nele a faringe se contrai e impulsiona o bolo alimentar em direção ao esôfago, que por sua vez, leva o alimento até o estômago. Além disso, a faringe também é responsável por permitir a passagem do ar em direção à laringe e traqueia durante a respiração.
04. Os movimentos peristálticos são movimentos involuntários e rítmicos dos músculos lisos que ocorrem em vários órgãos do sistema digestivo, incluindo o esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. Esses movimentos ajudam a empurrar o alimento e os resíduos através do trato digestivo.
No esôfago, os movimentos peristálticos ajudam a empurrar a comida da boca para o estômago. No estômago, eles ajudam a misturar o alimento com os sucos digestivos e a empurrá-lo para o intestino delgado. No intestino delgado, eles ajudam a mover o alimento e a mistura de sucos digestivos através do órgão, permitindo que os nutrientes sejam absorvidos. No intestino grosso, os movimentos peristálticos ajudam a mover o conteúdo intestinal e a formar as fezes.
05. A bile, produzida pelo figado não contém enzimas, mas é importante para emulsificar as gorduras o que facilita a ação das lipases.
06. (C ) sacarose
(E ) gorduras
(D ) amido
(A ) peptídeos
(B ) proteínas
07. D
08. (D) faringe.
(C) boca.
(B) intestinodelgado
(A) estômago
09. F, V, F, V, V
10. O excesso de glicose no organismo pode ser armazenado como glicogênio no fígado e nos músculos para uso posterior como fonte de energia. No entanto, se o armazenamento de glicogênio estiver completo, o excesso de glicose será convertido em gordura e armazenado no tecido adiposo. Em casos extremos, o excesso de glicose pode levar a complicações de saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e renais, danos nos nervos e problemas oculares. Por isso, é importante manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas regularmente para evitar o acúmulo excessivo de glicose no organismo.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína