Lista com 12 atividades de Ciências sobre Conservação e Degradação do Solo para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Os solos são elementos da natureza que levam milhões de anos para se formarem. Eles são resultantes da decomposição das rochas expostas à água, aos ventos, ao calor e ao frio. É indispensável aos seres vivos, tanto animais como vegetais. No solo se produz alimentação para animais e plantas, além de servir de abrigo para vários animais. O descuido com o solo causa prejuízos ao ar, à água, aos animais, à flora, à fauna e aos seres humanos. No Brasil, como nos demais países em desenvolvimento são baixos o emprego de técnicas conservacionistas do solo. Leia as técnicas de conservação do solo.
I) Defensivos agrícolas.
II) Terraceamento.
III) Curvas de nível.
IV) Rotação de cultura.
A conservação do solo exige a implantação das:
A) técnicas II, III e IV.
B) técnicas I, II e III.
C) técnicas IV, II e I.
D) técnicas I, III e V.
Questão 02. Os conceitos abaixo se referem às formas de desgaste do solo:
1 – Perda das camadas superficiais do solo
2 – Esmagamento do solo pelo uso de máquinas agrícolas
3 – Obstrução de um rio pela contínua e prolongada deposição de sedimentos.
Estão de acordo respectivamente 1,2,3 com:
A) Erosão, Compactação e Assoreamento
B) Erosão, Salinização e Compactação
C) Erosão, Salinização e Assoreamento
D) Erosão, Compactação e Desertificação
Questão 03. (Vunesp) Denomina-se erosão a degradação e decomposição das rochas e as modificações provocadas pelas variações de temperatura, ação da água e do vento, seu transporte e deposição. Este processo também pode ser induzido ou acelerado pela ação humana. Assinale a alternativa que contém, corretamente, um tipo de erosão e respectiva técnica de controle.
a) Eólica/calagem.
b) Laminar/terraceamento.
c) Pluvial/assoreamento.
d) Glacial/gabiões.
Questão 04. Preencha corretamente a frase abaixo.
_______________________________ também ajuda a preservar os solos: ela consiste no parcelamento da terra, fazendo o rodízio de produtos durante períodos de 2 ou 3 anos. A técnica que deve ser preenchida no espaço acima permite a reconstituição dos nutrientes do solo em cada uma das parcelas. A opção correta é:
A) associação de culturas.
B) curvas de nível.
C) rotação de solos e cultivos.
D) terraceamento.
Questão 05. Sobre os problemas causados pela degradação do solo, marque a alternativa INCORRETA.
A) Esgotamento dos solos.
B) Erosão.
C) Degradação por Contaminação.
D) Alta fertilidade no solo.
Questão 06. (Saresp) Uma região apresenta um solo raso, pobre, esburacado, sem vegetação. É possível afirmar que nele ocorreu:
A) Adubação.
B) Erosão por desmatamento.
C) Rotação de cultura.
D) Drenagem.
Questão 07. O homem colabora para a destruição do solo quando:
A) planta árvores.
B) irriga suas plantações.
C) semeia trigo e cereais semelhantes.
D) derruba florestas.
Questão 08 com Exercícios sobre Conservação e Degradação do Solo 6° Ano do Ensino Fundamental: Leia, atentamente, o texto:
Um proprietário pretendia formar uma grande plantação em suas novas terras, em parte montanhosas. Elas continham algumas nascentes e boa mata natural. Sua primeira providência foi mandar queimar toda a mata, economizando, assim, o dinheiro que seria pago para a derrubada e ganhando tempo. Dias depois, mandou passar um trator, que arrancou os tocos não queimados das árvores e removeu os restos carbonizados, jogando-os numa baixada. Em seguida, fez, nas encostas dos morros, a marcação de quadras de plantio. Ali plantou milho e, após a primeira colheita, que foi boa, todos os restos das plantas foram amontoados e queimados. Esse procedimento foi repetido durante quatro anos, quando a produção de milho caiu a menos da metade e começaram a surgir grandes fendas em toda a extensão das terras. O solo ficou exposto, ressecado e estéril. Algumas das fontes secaram completamente. As colheitas seguintes foram piorando devido ao aparecimento de insetos nocivos, como gafanhotos e lagartas, que atacavam as plantas. Para exterminá-los, foi preciso aplicar pesticidas, com grandes gastos. Vendo que não havia mais condições de plantio, o proprietário abandonou as terras, que se transformaram num capinzal cheio de cupinzeiros e formigueiros.
Quais as atitudes do proprietário que contribuíram para a degradação do solo e da atmosfera?
A) Desmatamentos, queimadas e aplicação de pesticidas na plantação.
B) Adubação, remoção dos restos queimados com trator e plantação de milho.
C) Queimadas, reflorestamento e plantio somente de milho.
D) Recuperação das terras que se transformaram num capinzal cheio de insetos.
Questão 09. O fenômeno que causa desgaste das rochas ou do solo chama-se:
A) composição dos solos.
B) drenagem.
C) erosão.
D) rotação de culturas.
Questão 10. Uma das consequências de um desmatamento é a ________________.
A) poluição do ar.
B) erosão do solo.
C) poluição da água.
D) adubação do solo.
Questão 11. Observando a foto a seguir e pensando sobre como são os solos das cidades, pode-se afirmar que as enchentes ocorrem principalmente devido:
A) Ao solo das cidades serem argilosos.
B) À retirada da cobertura vegetal.
C) Aos rios estarem sempre cheios.
D) À impermeabilização do solo.
Questão 12. Veja a ilustração e complete, com seus conhecimentos sobre os impactos ambientais produzidos pela agricultura.
A padronização de cultivos, ou seja, a monocultura, causa desequilíbrios nas cadeias alimentares preexistentes, favorecendo o aparecimento de ____________________ e __________________ que se tornam _____________________ para o produto cultivado, por causa da inexistência de seus _____________________________ naturais. Em consequência, a indústria ________________________ desenvolveu vários tipos de ___________________ na tentativa de resolver o problema.
Após o preenchimento a resposta correta está na alternativa
A) insetos, ervas, pesticidas, predadores, biológica, agrotóxicos.
B) ervas, insetos, pesticidas, decompositores, química, pesticidas.
C) ervas, insetos, pragas, decompositores, biológica, pesticidas.
D) insetos, ervas, pragas, predadores, química, agrotóxicos.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína