Geografia dos Rios e Lagos Brasileiros 10 Exercícios Respondidos

Resolver simulados com questões é uma excelente maneira de ampliar seus conhecimentos, identificando déficits em seus estudos e aprendendo sobre as pegadinhas presentes em muitas avaliações. Pensando nisso elaboramos uma lista com 10 Exercícios gratuitos de geografia sobre os Rios e Lagos Brasileiros, para você estudar e se preparar para qualquer avaliação.

Questão 01. (UFSC). Geografia dos Rios e Lagos Brasileiros:

Observe o mapa do Aquífero Guarani abaixo.

mapa do Aquífero Guarani

Considerando o mapa e seus conhecimentos a respeito do assunto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
a) A maior parte do Aquífero Guarani, importante reservatório subterrâneo de água doce do mundo (parte hachurada do mapa), está localizada em território brasileiro.

b) O estado de Santa Catarina não apresenta problemas de abastecimento de água devido à preservação da cobertura vegetal em áreas de mananciais e aos elevados índices de precipitação pluviométrica.

c) As reservas subterrâneas representam uma alternativa estratégica ao problema da água, recurso cada vez mais disputado porque a quantidade disponível nos rios, lagos e atmosfera é insuficiente para atender às crescentes necessidades globais.

d) O grande potencial de água representado pelo Aquífero Guarani assegura o abastecimento de energia elétrica para o Centro-Sul do Brasil e demais países da América do Sul.

e) As formações vegetais e a rica rede hidrográfica, que caracterizam a região demarcada pelo círculo no mapa, asseguraram um desenvolvimento econômico sem afetar os recursos hídricos regionais.


Questão 02. (UFMG) A água é um recurso natural de uso múltiplo.
Entre as formas de utilização desse recurso nas atividades humanas, destacam-se os usos doméstico – urbano e rural –, industrial e agrícola e a dessedentação de animais.
É correto afirmar que, no Brasil, a maior demanda por água é requerida:

a) pela atividade agrícola, em que a irrigação se tornou essencial nas áreas de produção agroexportadora de grãos e frutas e nas policulturas.

b) pela atividade industrial, notadamente naqueles parques voltados para a manufatura de bens de consumo.

c) pela dessedentação de rebanhos, mediante incorporação de técnicas que substituem o sistema apoiado no deslocamento do gado às fontes naturais de água.

d) pelo uso doméstico, uma vez que constitui recurso essencial nas diversas atividades cotidianas da população.


Questão 03. (UFSCar). . Geografia dos Rios e Lagos Brasileiros: A relação água-população deve-se colocar de forma inquietante nas próximas décadas. Se nessas regiões eclodirem as guerras pela água, elas não terão sido iniciadas por fatalidade, mas por decisão política.
(MAGNOLI, D.; ARBEX, J.; OLIC, N. Panorama do Mundo 2. Adaptado.)

Uma das regiões a que se refere o texto é:
a) Oriente Médio.
b) América Central.
c) Europa Oriental.
d) África Central.
e) Extremo Oriente.


Questão 04. (UFPB) Sobre o ciclo hidrológico, é certo afirmar que:

a) as fases que compõem o ciclo hidrológico ocorrem simultaneamente.
b) a evapotranspiração é o mesmo que evaporação das águas continentais.
c) o processo de intercepção contribui para fortalecer a erosão pluvial.
d) a infiltração e o escoamento superficial independem da permeabilidade do solo.
e) a precipitação é um fenômeno que ocorre somente com a água em estado líquido.


Questão 05. (UEG). Geografia dos Rios e Lagos Brasileiros: “A Terra é azul”, constatou Yuri Gagarin, o primeiro e privilegiado astronauta que a avistou lá de cima. E é azul porque tem 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Tomando apenas sua extensão de superfície, temos 70% mais água do que terra firme no planeta. O ciclo é perfeito e interminável: o Sol aquece o solo, os rios e os mares; então, o vapor sobe, agrega-se formando nuvens, daí cai a chuva, alimentando rios, lagos, represas e lençóis subterrâneos. É assim desde que o mundo é mundo, o que nos leva a pensar que água é um recurso natural abundante e inesgotável. Não é. (CAPELAS JÚNIOR, Afonso. O azul da Terra. Superinteressante, Rio de Janeiro, p. 28, jun. 2001. Super Especial: como salvar a Terra.)
Diante do exposto acima, analise as proposições a seguir e marque a alternativa incorreta.

a) A ameaça de escassez de água potável tornou-se, no final do século XX, um dos principais problemas ambientais do mundo. O problema tende a agravar-se, principalmente nos países que não têm políticas públicas de gerenciamento de recursos hídricos.

b) Os resíduos de origem industrial, principalmente nitratos de sódio, cálcio e potássio encontrados nos fertilizantes utilizados na agricultura, são uma das formas de contaminação da água: carregados pela chuva, contaminam lagos, rios e lençol freático.

c) Os rios que cortam as grandes e médias cidades mundiais frequentemente são contaminados pelos dejetos industriais e esgotos domésticos. Nos países centrais, já existem projetos implantados para despoluição dos rios. Nos países periféricos, esses projetos ainda são incipientes, pois demandam altos investimentos.

d) No século XX, a população mundial triplicou e mudou seus hábitos, passando a consumir muitas vezes mais água na indústria e na agricultura. Esse aumento do consumo, somado ao desperdício e à poluição, explica a escassez de água de qualidade que já castiga grande parcela da humanidade.

e) A ameaça da falta de água no planeta nada mais é do que uma posição alarmista de grupos ecológicos, que alardeiam uma escassez pouco provável, uma vez que 70% do planeta é constituído por água potável.


Questão 06. (UFRGS). Geografia dos Rios e Lagos Brasileiros: A Conferência sobre as Águas, realizada em Paris, em março de 1998, aponta para uma crise global no fornecimento de água potável se não forem revistos os meios atuais de exploração desse recurso natural. Assinale a afirmação incorreta com relação a essa temática.

a) A carência de água potável em várias partes do globo tem provocado problemas geopolíticos que são acentuados pelo progressivo aumento de seu consumo.

b) A poluição dos rios e lagos tem comprometido o manancial de água potável, encarecendo ou inviabilizando o tratamento da água para consumo.

c) A exploração de aquíferos por meio da perfuração de poços artesanais é uma opção inadequada para o abastecimento em regiões de baixa precipitação.

d) Certifica-se um aumento progressivo no consumo da água tratada tanto para uso pessoal quanto, principalmente, para uso industrial, sobretudo nos países industrializados.

e) O subsolo brasileiro abriga um dos maiores aquíferos do planeta, o Aquífero Botucatu, localizado na Bacia Sedimentar do Paraná, que abrange vários estados brasileiros, além do Uruguai e da Argentina.


Questão 07. (Fuvest) O aproveitamento dos rios da Bacia Platina para a produção de energia hidroelétrica interessa aos países que compõem o Mercosul. Considerando a posição geográfica dos mesmos, podemos afirmar que:

a) Argentina e Uruguai são privilegiados porque aí os rios têm escoamento mais regular.
b) Argentina e Chile obtêm toda sua energia graças aos cursos de água que descem dos Andes.
c) a Bolívia está em melhor situação por ter parte de seu território na Bacia Platina e parte na Bacia Amazônica.
d) Brasil e Paraguai são favorecidos porque estão nos altos cursos, onde o potencial é maior.
e) Uruguai e Paraguai não podem obter energia hidroelétrica porque seus rios são de planície.


Questão 08. (PUC-Rio). Geografia dos Rios e Lagos Brasileiros: O volume total de água existente no Sistema Terra é relativamente constante. O desenho a seguir mostra, de forma esquemática, o ciclo da água.

Hidrografia esquema do ciclo da água

Analise as afirmativas a seguir:
I. A precipitação (3) representa a condensação das gotículas d’água, a partir do vapor d’água existente na atmosfera, dando origem às chuvas.

II. A evapotranspiração (1) é a soma da evaporação direta, causada pela radiação solar e pelo vento, com a transpiração realizada pela vegetação.

III. A interceptação (2) representa a condensação do vapor d’água existente na atmosfera, originando as nuvens.

IV. A água precipitada (4) pode se infiltrar ou escoar superficialmente, impulsionada pela gravidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:
a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.


Questão 09. (Mackenzie) A bacia hidrográfica que aparece no mapa a seguir é a do:

Hidrografia esquema bacia hidrográfica

a) extenso Nilo, que fertiliza o território que atravessa, com as suas cheias periódicas.

b) Níger, que nasce próximo ao oceano, mas percorre as regiões áridas do Saara, até chegar ao Golfo da Guiné.

c) Orange, que atravessa as ricas regiões auríferas do Transvaal.

d) longo e caudaloso Congo, que atravessa as regiões equatoriais marcadas por exuberantes florestas.

e) Zambeze, que apresenta as cachoeiras de Vitória e atravessa regiões de baixo saneamento.


Questão 10. (Unesp). Geografia dos Rios e Lagos Brasileiros: A região da Ásia conhecida por Mesopotâmia foi importante área agrícola. Atualmente reduzida às zonas ribeirinhas irrigáveis, constitui uma planície drenada pelos rios:

a) Indo e Ganges, no Paquistão e na Índia.
b) Tigre e Jordão, em Israel.
c) Ganges e Bramaputra, na Índia em Bangladesh.
d) Tigre e Eufrates, no Iraque.
e) Hoang-Ho e Yang-Tzé-Chiang, na China.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das questões sobre a Geografia dos Rios e Lagos Brasileiros:

01. A;
02. A;
03. A;
04. A;
05. E;

06. C;
07. D;
08. C;
09. D;
10. D

Deixe um comentário