Lista com 15 questões de Ciências sobre Modelos Atômicos para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Ao longo dos anos, as características atômicas foram sendo desvendadas pelos cientistas. Foi um processo de descoberta no qual as opiniões anteriores não poderiam ser desprezadas, ou seja, apesar de serem ideias ultrapassadas, fizeram parte do histórico de descoberta das características atômicas.
Vários foram os colaboradores para o modelo atômico atual, dentre eles Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Abaixo você tem a relação de algumas características atômicas, especifique o cientista responsável por cada uma destas teorias:
A. O átomo é comparado a uma bola de bilhar: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e eletricamente neutra. __________________
B. O átomo é comparado a um pudim de ameixas: uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nela. __________________
C. Átomo que apresenta um núcleo carregado positivamente e ao seu redor gira elétrons com carga negativa. __________________
D. Átomo em que os elétrons se organizam na forma de camadas ao redor do núcleo. __________________
Questão 02. Qual das opções abaixo completa corretamente o enunciado sobre o núcleo atômico proposto por Rutherford:
Uma região central que contém praticamente toda a ……………. do átomo e apresenta carga …………….., a qual foi denominada núcleo.
A) eletrosfera, positiva.
B) massa, negativa.
C) carga, positiva.
D) massa, positiva.
Questão 03. UFMG. O modelo de Rutherford da estrutura atômica apresentou, como novidades, a noção de:
a) energia quantizada.
b) massa atômica.
c) núcleo.
d) orbital.
e) spin.
Questão 04. Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:
I. Dalton
II. Thomson
III. Rutherford
( ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.
Questão 05. Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas descobertas na coluna à direita:
A) Demócrito
B) Thomson
C) Rutherford
D) Dalton
E) Chadwick
( ) Descobridor do nêutron.
( ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
( ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
( ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.
( ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar.
Questão 06. G1. Com relação à estrutura do átomo, assinalar a alternativa correta:
A) o átomo é maciço
B) no núcleo encontram-se prótons e elétrons.
C) a massa do elétron é igual à massa do próton.
D) átomos de um mesmo elemento químico são todos iguais.
Questão 07 com Exercícios sobre Modelos Atômicos para o 9° ano do Ensino Fundamental: UFTM-MG. Fogos de artifício utilizam sais de diferentes íons metálicos misturados com um material explosivo. Quando incendiados, emitem diferentes colorações. Por exemplo: sais de sódio emitem cor amarela, de bário, cor verde, e de cobre, cor azul. Essas cores são produzidas quando os elétrons excitados dos íons metálicos retornam para níveis de menor energia.
O modelo atômico mais adequado para explicar esse fenômeno é o modelo de:
A) Rutherford.
B) Rutherford-Bohr.
C) Thomson.
D) Dalton.
Questão 08. UEMG. O modelo de átomo conhecido como modelo de Rutherford foi idealizado a partir de experiências realizadas em 1909.
Várias conclusões foram tiradas a partir dessas experiências, exceto:
a) O átomo apresenta, predominantemente, espaços vazios.
b) O núcleo é a região mais densa do átomo.
c) O núcleo atômico apresenta carga elétrica positiva.
d) O núcleo é praticamente do tamanho do átomo todo.
Questão 09. Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:
A) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.
B) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.
C) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.
D) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.
Questão 10. G1. O modelo de Rutherford, proposto em 1911, contribuiu para o conhecimento do modelo atômico atual. Considerando as propostas de Rutherford, é INCORRETO afirmar que
A) o átomo é constituído de núcleo e eletrosfera.
B) a carga negativa do átomo está confinada no núcleo.
C) o núcleo contém quase a totalidade da massa do átomo.
D) os elétrons se situam na eletrosfera em região de baixa densidade.
Questão 11 com Exercícios sobre Modelos Atômicos para o 9° ano do Ensino Fundamental: O primeiro modelo científico para o átomo foi proposto por Dalton em 1808. Este modelo foi comparado a:
A) Uma bola de tênis;
B) Uma bola de futebol
C) Uma bola de pingue-pongue;
D) Uma bola de bilhar;
Questão 12. ITA. Em 1803, John Dalton propôs um modelo de teoria atômica. Considere que sobre a base conceitual desse modelo sejam feitas as afirmações.
I. O átomo apresenta a configuração de uma esfera rígida.
II. Os átomos caracterizam os elementos químicos e somente os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos.
III. As transformações químicas consistem da combi- nação, separação e/ou rearranjos de átomos.
IV. Compostos químicos são formados de átomos de dois ou mais elementos unidos em razão fixa.
Qual das opções abaixo se refere a todas as afirmações corretas?
a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
Questão 13. O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas):
Eletrosfera é a região do átomo que:
A) contém as partículas de carga elétrica negativa.
B) contém as partículas de carga elétrica positiva.
C) contém nêutrons.
D) concentra praticamente toda a massa do átomo.
Questão 14. Palavras cruzadas sobre os Modelos Atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr:
Questão 15. Caça palavras sobre o sobre Modelos Atômicos para o 9° ano do Ensino Fundamental:
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Modelos Atômicos para o 9° ano do Ensino Fundamental:
01. A. Dalton;
B. Thomson;
C. Rutherford;
D. Bohr;
02. D;
03. C;
04. II, I, III;
05. e, d, b, a, c;
06. D;
07. B;
08. D;
09. D;
10. B;
11. D;
12. E;
13. A;
14. 1. Átomos;
2. Pequena / matéria;
3. Dalton / modelo;
4. Thomson / elétrons;
5. Rutherford / núcleo / eletrosfera;
6. Bohr / energia;
15. 1. Átomos;
2. Matéria;
3. Dalton;
4. Thomson;
5. Rutherford;
6. Bohr;
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína