Exercícios sobre a Classificação dos Elementos Químicos

01. Classificação dos Elementos Químicos: E.M. Santa Casa/Vitória-ES – Excluindo-se o recipiente e a atmosfera, quantas fases deve apresentar um sistema constituído por: óleo + gelo + água + sal de cozinha em quantidade superior ao ponto de saturação na água + granito (mica, feldspato, quartzo)?

a) 3 b) 4 c) 6 d) 7 e) 9

 

 

02. U. Alfenas-MG – Em relação aos sistemas:

Sistema I – água e etanol

Sistema II – água e óleo

Sistema III – água e açúcar (C12H22O11)

Sistema IV – água e cloreto de sódio

faz-se as seguintes afirmações:

I. o sistema I contém duas fases, porque água é um composto inorgânico enquanto que álcool é um composto orgânico;

II. o sistema II contém apenas uma fase, porque o óleo faz ligação do tipo ponte de hidrogênio com a água;

III. o sistema IV conterá uma única fase em qualquer proporção soluto/solvente;

IV. nos sistemas III e IV observa-se o fenômeno de ionização e dissociação iônica, pois apresentam como soluto um composto orgânico e outro inorgânico, respectivamente;

V. o sistema IV contém 3 fases, porque possui três elementos químicos diferentes.

Sobre essas afirmações é correto dizer que:

a) todas estão corretas;

b) todas estão erradas;

c) I e III estão corretas;

d) apenas a IV está correta;

e) as únicas erradas são a I e IV

 

 

03. Classificação dos Elementos Químicos: PUC-RS – Responder a questão 2 numerando corretamente a coluna da direita, que contém exemplos de sistemas, de acordo com a da esquerda, que apresenta a classificação dos mesmos.

1. elemento químico ( ) fluoreto de sódio

2. substância simples ( ) gás oxigênio

3. substância composta ( ) água do mar filtrada

4. mistura homogênea ( ) limonada com gelo

5. mistura heterogênea

A alternativa que contém a sequência correta dos números da coluna da direita, de cima para baixo, é:

a) 3 – 2 – 4 – 5 d) 2 – 3 – 5 – 4

b) 3 – 2 – 5 – 4 e) 1 – 2 – 3 – 4

c) 2 – 1 – 4 – 5

 

 

04. UFPB – Ao preparar um terreno para cultivo, seria ideal que o agricultor solicitasse os serviços de um profissional qualificado, a fim de fazer uma análise do solo para conhecer o conteúdo dos nutrientes presentes. O resultado da análise será válido se esse profissional retirar uma amostra representativa do solo e realizar, com cuidado, operações, tais como, limpeza da amostra, secagem, imersão da amostra em solução extratora adequada, etc.

Considerando as operações a serem realizadas com a amostra, associe numericamente as mesmas aos equipamentos de laboratório adequados.

1. Separar a amostra de restos de folhas, cascalhos e outros materiais sólidos.

2. Aquecer a amostra para retirada de água.

3. Medir uma determinada quantidade da amostra seca.

4. Separar a solução extratora da parte insolúvel da amostra.

5. Medir uma determinada quantidade da solução extratora.

6. Destilar a solução aquosa para separar os componentes solúveis.

( ) estufa

( ) pipeta

( ) funil e papel de filtro

( ) peneira

( ) balança

A sequência correta é:

a) 1, 2, 6, 5, 3 d) 1, 2, 5, 6, 3

b) 2, 5, 4, 1, 3 e) 4, 1, 5, 3, 2

c) 3, 1, 4, 5, 2

 

 

05. Classificação dos Elementos Químicos: U. Alfenas-MG – Se em um copo contendo água for colocado uma bolinha de naftalina (naftaleno), observa-se que a mesma afunda. Acrescentando-se a esse sistema sal de frutas, a naftalina passa a boiar. Esse fenômeno se deve ao fato de que:

a) a naftalina torna-se menos densa, pois começa a se dissolver na água;

b) há formação de gás carbônico, o qual interage com a naftalina, deixando-a menos densa;

c) com a adição do sal de frutas, gera-se uma solução mais densa que a naftalina, fazendo com que esta bóie;

d) a naftalina tem uma grande facilidade para sofrer o processo de sublimação.

e) forma-se uma mistura heterogênea instável que tende a se tornar homogênea com a expulsão da naftalina do meio, facilitando sua sublimação.

 

Exercícios sobre Química Ambiental.

 

06. Classificação dos Elementos Químicos: UFPE – Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas de laboratório apresentadas a seguir:

( ) Preparação de cafezinho de café solúvel.

( ) Preparação de chá de saquinho.

( ) Coar um suco de laranja.

1. Filtração 2. Solubilização 3. Extração 4. Destilação

A seqüência correta é:

a) 2, 3 e 1 b) 4, 2 e 3 c) 3, 4 e 1 d) 1, 3 e 2 e) 2, 2 e 4

 

 

07. U. Católica de Salvador-BA – A remoção, em tecidos, da sujeira formada de gordura e poeira pode ser feita com benzina, um solvente obtido por destilação do petróleo.

Esse processo de remoção inicia-se com a:

a) decantação d) destilação simples

b) cristalização e) dissolução fracionada

c) fusão fracionada

 

 

08. Classificação dos Elementos Químicos: U. Alfenas-MG – Uma boa opção para se separar uma mistura de cloreto de sódio, areia e naftalina é a seqüência de procedimentos:

a) sublimação, adição de água, filtração e destilação ou evaporação;

b) adição de água, decantação, sifonação, destilação e filtração;

c) adição de solução de nitrato de prata, filtração e sublimação;

d) adição de água, filtração e destilação;

e) catação e peneiração.

 

 

09. PUC-RS – Dentre as transformações a seguir, aquela que não representa um exemplo de fenômeno químico é:

a) efervescência do sal de fruta em água;

b) ação do fermento na massa do pão;

c) eletrólise da água;

d) escurecimento de um anel de prata;

e) obtenção do nitrogênio a partir da destilação fracionada do ar.

 

 

10. Classificação dos Elementos Químicos: UFRS – Um sistema heterogêneo bifásico é formado por três líquidos diferentes A, B, e C. Sabe-se que:

A e B são miscíveis entre si;

C é miscível com A e com B;

A é mais volátil que B.

Com base nessas informações, os métodos mais adequados para separar os três líquidos são:

a) centrifugação e decantação;

b) decantação e fusão fracionária;

c) filtração e centrifugação;

d) filtração e destilação fracionada;

e) decantação e destilação fracionada.

 

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Gabarito com as respostas das atividades de química sobre Classificação dos Elementos Químicos:

01. d; 02. b; 03. a; 04. b; 05. b; 06. a; 07. e; 08. a; 09. e; 10. e