Ciências Biológicas

15 Exercícios sobre Propriedades da Água para o Ensino Médio com Gabarito

&NewLine;<p>Lista com 15 atividades de Ciências sobre Propriedades da Água para o Ensino Médio com Gabarito&excl;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p class&equals;"has-text-color has-link-color has-medium-font-size wp-elements-99b84142cf6b4230cee4f101d4cfbbf7" style&equals;"color&colon;&num;ff4000">ATENÇÃO&excl;&excl;&excl; O Gabarito encontra-se no final da página&excl;&excl;&excl;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 01&period;<&sol;strong> &lpar;Uece&rpar; Antes de chegar às nossas torneiras&comma; a água que consumimos segue um longo trajeto e passa por várias etapas de tratamento&period; É um conjunto de processos químicos e físicos que evitam qualquer tipo de contaminação e transmissão de doenças&period; Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dessas etapas no tratamento da água&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A&rpar; Coagulação&comma; decantação&comma; filtração&comma; floculação&comma; desinfecção e fluoretação&period;<br>B&rpar; Floculação&comma; coagulação&comma; filtração&comma; decantação&comma; fluoretação e desinfecção&period;<br>C&rpar; Desinfecção&comma; decantação&comma; filtração&comma; coagulação&comma; floculação e fluoretação&period;<br>D&rpar; Coagulação&comma; floculação&comma; decantação&comma; filtração&comma; desinfecção e fluoretação&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 02&period;<&sol;strong> &lpar;Enem&rpar; Belém é cercada por 39 ilhas&comma; e suas populações convivem com ameaças de doenças&period; O motivo&comma; apontado por especialistas&comma; é a poluição da água do rio&comma; principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos&period; A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico&comma; já que a população não tem acesso à água de boa qualidade&period; Como não há água potável&comma; a alternativa é consumir a do rio&period;<br>O Liberal&period; 8 jul&period; 2008&period; Disponível em&colon; http&colon;&sol;&sol;www&period;oliberal&period;com&period;br&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>O procedimento adequado para tratar a água dos rios&comma; a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a&colon;<br>A&rpar; filtração&period;<br>B&rpar; cloração&period;<br>C&rpar; coagulação&period;<br>D&rpar; fluoretação&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 03&period;<&sol;strong> &lpar;<a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;www&period;gov&period;br&sol;inep&sol;">ENEM<&sol;a>&rpar; A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada desse recurso&period; Entretanto&comma; os processos de tratamento de águas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potáveis&comma; o que leva a restrições em sua utilização&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Assim&comma; dentre os possíveis empregos para a denominada &OpenCurlyDoubleQuote;água de reuso”&comma; recomenda-se&colon;<br>A&rpar; o uso doméstico&comma; para preparo de alimentos&period;<br>B&rpar; o uso em laboratórios&comma; para a produção de fármacos&period;<br>C&rpar; o abastecimento de reservatórios e mananciais&period;<br>D&rpar; o uso urbano&comma; para lavagem de ruas e áreas públicas&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 04&period;<&sol;strong> Existe um tipo de água que é boa para beber porque é tratada e livre de microrganismo&comma; como é chamada essa água&quest;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A&rpar; Água mineral&period;<br>B&rpar; Água potável&period;<br>C&rpar; Água doce&period;<br>D&rpar; Água salgada&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 05 sobre Exercícios sobre Propriedades da Água para o Ensino Médio&colon;<&sol;strong> &lpar;ENEM&rpar; No ciclo da água&comma; usado para produzir eletricidade&comma; a água de lagos e oceanos&comma; irradiada pelo Sol&comma; evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva&period; É então represada&comma; corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina&comma; acionando geradores&period; A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motores e outros aparelhos elétricos&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Assim&comma; para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica&comma; constrói-se uma barragem para represar a água&period; Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção&comma; devem ser destacados&colon;<br>A&rpar; aumento do nível dos oceanos e chuva ácida&period;<br>B&rpar; chuva ácida e efeito estufa&period;<br>C&rpar; alagamentos e intensificação do efeito estufa&period;<br>D&rpar; alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 06&period;<&sol;strong>&nbsp&semi;&lpar;UFBA-BA&rpar;&period; A quantidade de água nas células e nos tecidos&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A&rpar; tende a diminuir com o aumento da idade&period;<br>B&rpar; tende a aumentar com o aumento da idade&period;<br>C&rpar; permanece constante com o aumento da idade&period;<br>D&rpar; não tem qualquer relação com a idade&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 07&period;<&sol;strong> &lpar;ENEM&rpar; Considerando os custos e a importância da preservação dos recursos hídricos&comma; uma indústria decidiu purificar parte da água que consome para reutilizá- la no processo industrial&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>De uma perspectiva econômica e ambiental&comma; a iniciativa é importante porque esse processo&colon;<br>A&rpar; permite que toda água seja devolvida limpa aos mananciais&period;<br>B&rpar; diminui a quantidade de água adquirida e comprometida pelo uso industrial&period;<br>C&rpar; reduz o prejuízo ambiental&comma; aumentando o consumo de água&period;<br>D&rpar; torna menor a evaporação da água e mantém o ciclo hidrológico inalterado&period;<br>E&rpar; recupera o rio onde são lançadas as águas utilizadas&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 08&period;<&sol;strong> A fórmula química da água é H2O&period; Conclui-se que esta fórmula apresenta&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A&rpar; 2 átomos de hidrogênio &lpar;H&rpar; e 2 átomos de oxigênio &lpar;O&rpar;&period;<br>B&rpar; 2 átomos de hidrogênio &lpar;H&rpar; e 1 átomo de oxigênio&lpar;O&rpar;&period;<br>C&rpar; 1 átomo de hidrogênio &lpar;H&rpar; e 2 átomos de oxigênio &lpar;O&rpar;&period;<br>D&rpar; 1 átomo de hidrogênio &lpar;H&rpar; e 1 átomo de oxigênio &lpar;O&rpar;&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 09&period;<&sol;strong> &lpar;CEFET&rpar; Nos herbáreos são guardadas várias plantas secas&comma; com a finalidade de se catalogarem as mais diversas espécies&period; Para impedir que os insetos ataquem as plantas&comma; utiliza-se a naftalina&period; Seu odor é percebido à temperatura ambiente&comma; o que possibilita o afastamento dos insetos&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Após algum tempo&comma; a naftalina diminui de massa até o total desaparecimento&period; Esse fenômeno é denominado&colon;<br>A&rpar; liquefação&period;<br>B&rpar; sublimação&period;<br>C&rpar; evaporação &period;<br>D&rpar; decomposição&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 10&period;<&sol;strong> &lpar;Cps&rpar; Conservação de alimentos é o conjunto dos métodos que evitam a deterioração dos alimentos ao longo de um determinado período&period; O objetivo principal desses processos é evitar as alterações provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por micro-organismos que&comma; além de causarem o apodrecimento dos alimentos&comma; podem produzir toxinas que afetam a saúde dos consumidores&period; Mas também existe a preocupação em manter a aparência&comma; o sabor e conteúdo nutricional dos alimentos&period; Uma das técnicas utilizadas é a desidratação&comma; em que se remove ou se diminui a quantidade de água no alimento&comma; para evitar que sejam criadas condições propícias para o desenvolvimento dos micro-organismos&comma; já que a água é essencial para que eles existam&period; O bacalhau e a carne-seca&comma; por exemplo&comma; são assim conservados com adição prévia de sal de cozinha&comma; que desidrata o alimento por osmose&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Quando a água é eliminada do alimento exposto ao sol&comma; a exemplo da produção de carne-seca&comma; a água sofre&colon;<br>A&rpar; fusão&period;<br>B&rpar; sublimação&period;<br>C&rpar; vaporização&period;<br>D&rpar; solidificação&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 11&period;<&sol;strong> &lpar;Enem&rpar; O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta&period; As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações e fundamental para se entender o ciclo hidrológico&period; Numa dessas mudanças&comma; a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores&period; Quando já foi absorvido calor suficiente&comma; algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A transformação mencionada no texto é a&colon;<br>A&rpar; fusão&period;<br>B&rpar; liquefação&period;<br>C&rpar; evaporação&period;<br>D&rpar; solidificação&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 12 com Exercícios sobre Propriedades da Água para o Ensino Médio&colon;<&sol;strong> O tratamento da água e do esgoto de uma cidade são fundamentais para a saúde da população&period; Na ETA &lpar;Estação de Tratamento de Água&rpar; a água captada dos lagos&comma; rios&comma; represas ou lençóis subterrâneos é purificada&comma; por meio da decantação&comma; filtração e cloração&period; Após isso é levada para grandes reservatórios e&comma; daí&comma; distribuída para as casas&period; Na ETE &lpar;Estação de Tratamento de Esgoto&rpar; a água proveniente do banho&comma; da limpeza doméstica e industrial e das descargas em geral&comma; recebe tratamento primário através da retirada de resíduos sólidos&comma; decantação&comma; aeração e secagem do lodo&comma; antes de ser devolvida aos rios&comma; lagos e mares&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Podemos afirmar que&colon;<br>A&rpar; a cloração funciona como processo de eliminação de microrganismos&period;<br>B&rpar; os dois processos utilizam microrganismos na purificação da água&period;<br>C&rpar; a decantação é produzida através de mecanismo que movimenta a água&period;<br>D&rpar; em ambos os processos há formação de gás que pode ser reaproveitado&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 13&period;<&sol;strong> &lpar;Ifsp&rpar; Quando um automóvel é abastecido com álcool ou gasolina em um posto de abastecimento&comma; as pessoas que estão nas proximidades do veículo sentem o cheiro do combustível&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Esse fato evidencia a ocorrência da mudança de estado físico conhecida como<br>A&rpar; liquefação&period;<br>B&rpar; sublimação&period;<br>C&rpar; fusão&period;<br>D&rpar; vaporização&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 14&period;<&sol;strong>&nbsp&semi; &lpar;UGF-RJ&rpar; O aquecimento global já apresenta sinais visíveis em alguns pontos do planeta&period; Numa ilha do Alasca na aldeia de Shishmaret&comma; por exemplo&comma; as geleiras já demoram mais a congelar&comma; no inverno&semi; descongelam mais rápido&comma; na primavera&semi; e há mais icebergs&period; Desde 1971&comma; a temperatura aumentou&comma; em média 2 ºC&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>As mudanças de estados descritas no texto&comma; são&comma; respectivamente&colon;<br>A&rpar; Solidificação e fusão&period;<br>B&rpar; Solidificação e condensação&period;<br>C&rpar; Sublimação e solidificação&period;<br>D&rpar; Solidificação e ebulição&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 15&period;<&sol;strong> &lpar;Vunesp&rpar; Comparando duas panelas&comma; simultaneamente sobre dois queimadores iguais de um mesmo fogão&comma; observa-se que a pressão dos gases sobre a água fervente na panela de pressão fechada é maior que aquela sobre a água fervente numa panela aberta&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Nessa situação&comma; e se elas contêm exatamente as mesmas quantidades de todos os ingredientes&comma; podemos afirmar que&comma; comparando com o que ocorre na panela aberta&comma; o tempo de cozimento na panela de pressão fechada será<br>A&rpar; menor&comma; pois a temperatura de ebulição será menor&period;<br>B&rpar; menor&comma; pois a temperatura de ebulição será maior&period;<br>C&rpar; menor&comma; pois a temperatura de ebulição não varia com a pressão&period;<br>D&rpar; igual&comma; pois a temperatura de ebulição independe da pressão&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-essential-blocks-button root-eb-button-2v7tc42"><div class&equals;"eb-parent-wrapper eb-parent-eb-button-2v7tc42 eb&lowbar;animation eb&lowbar;&lowbar;&lowbar;animated eb&lowbar;&lowbar;&lowbar;flipInX"><div class&equals;"eb-button-wrapper eb-button-alignment eb-button-2v7tc42"><div class&equals;"eb-button"><a class&equals;"eb-button-anchor" href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;ciencias-biologicas&sol;15-exercicios-sobre-propriedades-da-agua-para-o-ensino-medio-com-gabarito&sol;2&sol;" target&equals;"&lowbar;blank" rel&equals;"noopener"><strong>GABARITO Propriedades da Água para o Ensino Médio<&sol;strong><&sol;a><&sol;div><&sol;div><&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-931b93d0"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;'yarpp yarpp-related yarpp-related-block yarpp-template-list'>&NewLine;<&excl;-- YARPP List -->&NewLine;<p><b>Confira também estas listas de Exercícios&colon;<&sol;b><p><ol>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;ciencias-biologicas&sol;ciencias&sol;exercicios-sobre-agua-para-o-6-ano-7ano-gabarito&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"Lista de Exercícios sobre Água para o 6º Ano e 7º Ano com Gabarito">Lista de Exercícios sobre Água para o 6º Ano e 7º Ano com Gabarito<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a 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Composição do Ar para o 7º Ano com Gabarito">Atividades sobre a Composição do Ar para o 7º Ano com Gabarito<&sol;a><&sol;li>&NewLine;<&sol;ol>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-fdb29201"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<p class&equals;"has-text-align-center"><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;disciplina-lingua-portuguesa&sol;"> <&sol;a><strong><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;category&sol;ciencias-biologicas&sol;ciencias&sol;">Confira todas as Listas de Exercícios de Ciências &lpar;6º até 9º Ano&rpar;<&sol;a><&sol;strong><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;disciplina-lingua-portuguesa&sol;"><strong>&excl;&excl;&excl;<&sol;strong><&sol;a> <&sol;p>&NewLine;&NewLine;<&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;<&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<&excl;--nextpage-->&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading">Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Propriedades da Água para o Ensino Médio&colon;<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>01&period; D&semi;<br>02&period; B&semi;<br>03&period; D&semi;<br>04&period; B&semi;<br>05&period; D&semi;<br>06&period; A&semi;<br>07&period; B&semi;<br>08&period; B&semi;<br>09&period; B&semi;<br>10&period; C&semi;<br>11&period; C&semi;<br>12&period; A&semi;<br>13&period; D&semi;<br>14&period; A&semi;<br>15&period; B&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-91df10bb"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<p>Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito&quest; Avise-nos através do email&colon; amdarkbr&commat;gmail&period;com<&sol;p>&NewLine;&NewLine;<&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-931b93d0"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;'yarpp yarpp-related yarpp-related-block yarpp-template-list'>&NewLine;<&excl;-- YARPP List -->&NewLine;<p><b>Confira também estas listas de Exercícios&colon;<&sol;b><p><ol>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;ciencias-biologicas&sol;ciencias&sol;exercicios-sobre-agua-para-o-6-ano-7ano-gabarito&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"Lista de Exercícios sobre Água para o 6º Ano e 7º Ano com Gabarito">Lista de Exercícios sobre Água para o 6º Ano e 7º Ano com Gabarito<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a 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