Lista com 10 atividades de Geografia sobre Espaço Rural e Espaço Urbano para o 6º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Explique quais as diferenças entre espaço rural e espaço urbano.
Questão 02. Cite alguns exemplos de:
a) Problemas ambientais no espaço rural.
b) Problemas ambientais no espaço urbano.
Questão 03 com Exercícios sobre o Espaço Rural e Espaço Urbano para o 6° Ano: Responda.
a) Qual é a importância do espaço rural para os seres humanos?
b) Quais são as atividades econômicas praticadas no campo? Descreva cada uma delas.
c) Qual é a importância da vegetação para a proteção do solo?
d) Quais são as técnicas que visam diminuir a utilização de agrotóxicos e fertilizante químico no campo?
Questão 04. A foto mostra uma atividade que amplia a degradação dos solos
a) Qual a atividade praticada?
b) Quais as consequências para o solo?
Questão 05. Preencha a tabela com os problemas que afetam a população, principalmente das grandes cidades.
Demandas da população | Problemas urbanos |
Moradia |
|
Transporte |
|
Água e esgoto |
|
Áreas verdes |
|
Questão 06. Leia o texto e depois responda às questões.
Reduzir o lixo é ainda melhor que reciclar
Índice de material reciclado no Brasil é três vezes menor que o lixo produzido
“O ato de separar o lixo orgânico do de papel, plástico, alumínio e vidro é apenas uma pequena parte de um processo mais complexo de sustentabilidade. E deve ser cada vez mais incentivado e adotado pela sociedade.Mas […], o ideal é que a reciclagem seja vista como a última instância.O índice de material reciclado no país é três vezes menor do que a quantidade de lixo que produzimos. Antes de se preocupar com o que fazer com tanto lixo, é melhor diminuir sua quantidade. Uma das razões para esse aumento é que nosso poder aquisitivo está maior e, com isso aumentamos nosso consumo e nosso lixo.”PINHO, Claudia. Reduzir lixo é ainda melhor que reciclar. R7, 15 mar. 2010. Disponível em www.r7.com. Acesso em 3 nov. 2011.
a) O que é lixo orgânico? Explique.
b) Por que é melhor diminuir o lixo antes de se pensar em reciclá-lo?
c) Qual a relação entre consumo e aumento do lixo?
Questão 07. Cite pelo menos três exemplos de especializações na prática da pecuária.
Questão 08. Observe os termos abaixo. Escreva qual é o setor da atividade ao qual pertencem: setor primário, setor secundário ou setor terciário.
Indústria – Setor ____________
Saúde – Setor ____________
Agricultura – Setor ____________
Pecuária – Setor ____________
Serviços bancários – Setor ____________
Extrativismo – Setor ____________
Educação – Setor ____________
Transporte – Setor ____________
Mineração – Setor ____________
Turismo – Setor ____________
Pesca – Setor ____________
Caça – Setor ____________
Questão 09. Preencha a tabela sobre impactos ambientais com as informações que faltam.
Técnica agrícola | Objetivo | Impactos ambientais |
Fertilizantes químicos |
| Contaminação do solo, de águas subterrâneas e rios. |
Agrotóxicos |
|
|
Irrigação |
|
|
Questão 10. (Mackenzie, 2009) O modelo de desenvolvimento agrícola, adotado atualmente em boa parte dos países do mundo, tem levantado à ocupação de áreas territoriais cada vez maior. Como consequência, desencadeou-se uma série de problemas ambientais. A esse respeito, analise as afirmações I, II, III e IV, abaixo.
I. A utilização indiscriminada de agrotóxicos pode eliminar insetos não nocivos, rompendo a cadeia alimentar.
II. Os solos poderão tornar-se estéreis, já que a biota contaminada desses solos poderá até desaparecer.
III. A intensa contaminação das águas subsuperficiais por produtos químicos disseminará, atingindo animais de águas superficiais.
IV. A implantação de monoculturas favorece o desenvolvimento de muitas espécies de seres vivos, como insetos, bactérias e fungos, que atacam as plantações, aumentando os predadores naturais.
Dessa forma:
a) apenas I e II estão corretas.
b) apenas III e IV estão corretas.
c) apenas I e IV estão corretas.
d) apenas I, II e III estão corretas.
e) I, II, III e IV estão corretas.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre o Espaço Rural e Espaço Urbano para o 6° Ano do ensino fundamental:
01. O espaço rural possuem mais áreas verdes, naturais e cultivadas, a poluição do ar e sonora também é menor. No espaço rural os produtos do setor primário se desenvolvem. O espaço urbano geralmente apresenta poucos elementos naturais, sendo composto por casas, comércios, edifícios, fábricas, ruas etc. Geralmente é mais poluído. No espaço rural acontecem as atividades do setor secundário e terciário.
02. a) Uso inadequado de fertilizantes químicos, agrotóxicos, irrigação, degradação e erosão do solo.
b) Poluição sonora e do ar, muito lixo produzido sem uma destinação adequada, falta de tratamento de água e esgoto, transporte urbano ineficiente, muitos congestionamentos.
03. a) produção de alimentos, geração de empregos, produção de energia (eólica e solar), abastecimento de recursos naturais como madeira, fibra, água, minerais.
b) agricultura, pecuária, silvicultura, pesca, mineração…
c) prevenção da erosão, filtragem de poluentes, fornecer matéria orgânica, Regular o microclima…
d) agricultura orgânica, rotação de culturas, uso de biofertilizantes …
04. a) Pecuária;
b) A pecuária normalmente intensifica a erosão do solo.
05.
Demandas da população | Problemas urbanos |
Moradia | Moradias precárias (favelas e cortiços) |
Transporte | Poluição, congestionamentos e deficiências no transporte coletivo. |
Água e esgoto | Falta de saneamento que causa contaminação das águas. |
Áreas verdes | Ilhas de calor pela impermeabilização excessiva do solo e muitos prédios. |
06. a) O lixo orgânico é aquele de origem natural, que se decompõe facilmente como : restos de comida, cascas de frutas e legumes.
b) Porque o índice de material reciclado no país é três fezes menor que a quantidade de lixo produzido.
c) O aumento do consumo tem como consequência o aumento da produção de lixo, pelo descarte de objetos antigos e embalagens, por exemplo.
07. Pecuária de corte, destinada à produção de carne para consumo;
a pecuária de leite, destinada à produção de leite e seus derivados;
a pecuária de lã, com a criação de ovinos e caprinos para produzir lã;
a suinocultura, voltada á criação de porcos destinados à produção de carne para consumo;
a avicultura, que cria aves para consumo e produção de ovos;
a equinocultura, que cria cavalos;
a apicultura, que é a criação de abelhas;
a cunicultura, que á a criação de coelhos;
a piscicultura, que á a criação de peixes.
dentre outros…
08. Indústria – Setor secundário
Saúde – Setor terciário
Agricultura – Setor primário
Pecuária – Setor primário
Serviços bancários – Setor terciário
Extrativismo – Setor primário
Educação – Setor terciário
Transporte – Setor terciário
Mineração – Setor primário
Turismo – Setor terciário
Pesca – Setor primário
Caça – Setor primário
09.
Técnica agrícola | Objetivo | Impactos ambientais |
Fertilizantes químicos | Aumentar a produtividade na agricultura. | Contaminação do solo, de águas subterrâneas e rios. |
Agrotóxicos | Combater ou controlar pragas. | Surgimento de novas pragas e ervas daninha; eliminação de predadores e animais; poluição atmosférica. |
Irrigação | Aumentar a produção de alimentos em áreas com escassez de água. | Alagamento ou encharcamento de áreas de cultivo; eutrofização; salinização; proliferação de insetos e fungos; desperdício de água. |
10. D
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína