História

10 Exercícios sobre o Brasil Colônia e a Economia do Açúcar para o 7° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito

Lista com 10 atividades de História sobre o Brasil Colônia e a Economia do Açúcar para 7° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. Qual a primeira empresa estabelecida pelos portugueses no Brasil, com o início da colonização, a partir de 1530?

Questão 02. Quais os investidores estrangeiros que estabeleceram sociedade com os portugueses nos ganhos da atividade açucareira do Brasil?

Questão 03. Qual o papel dos flamengos, ou holandeses, na atividade açucareira do Brasil, ao longo do século XVI e início do XVII?

Questão 04. Quais os fatores que possibilitaram condições propícias para a adoção da atividade açucareira no Brasil colonial?

Questão 05. O que eram os engenhos no Brasil colonial?

Questão 06. Descreva os principais elementos que faziam parte dos engenhos e quais as suas instalações para o processamento do açúcar?

Questão 07. Descreva a importância das capelas, existentes nos engenhos coloniais do Brasil?

Questão 08. Por que a sociedade que desenvolveu-se no Brasil colonial não era justa e igualitária?

Questão 09. Cite os gêneros agrícolas que eram plantados nas pequenas áreas de terra e que serviam para a subsistência das populações que viviam nos engenhos?

Questão 10. Quais as vantagens para os senhores de engenho e para a Coroa Portuguesa do uso de escravos no Brasil colonial?

Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre o Brasil Colônia e a Economia do Açúcar para o 7° Ano do Ensino Fundamental:

01. Plantio da cana e produção de açúcar

02. Os holandeses ou flamengos

03. Os holandeses emprestavam dinheiro aos senhores de engenho e realizavam a distribuição do açúcar no mercado europeu

04. conhecimento pelos portugueses das técnicas de plantio da cana nas ilhas do Atlântico e o solo e clima brasileiros favorável.

05. Essas propriedades consistiam em grandes expansões de terras (latifúndios) controladas por um único proprietário (senhor de engenho)

06. A casa-grande, a senzala, as terras para o plantio da cana e uma pequena parte para a produção de gêneros de subsistência, a moenda, a casa das caldeiras, a casa de purgar e a capela

07. Local sagrado no qual aconteciam as festas religiosas e e centro social, onde os homens livres do engenho e das vizinhanças se reuniam.

08. Formou-se no Brasil colônia uma sociedade de senhores e escravos

09. Feijão, milho, mandioca, hortaliças, frutas, etc

10. Além de oferecerem mão de obra a um baixíssimo custo, o tráfico de escravos africanos constituiu-se em rentável atividade mercantil à Coroa Portuguesa.

Fonte: https://professor-alexandre-natal.webnode.page/

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: amdarkbr@gmail.com