Lista com 12 atividades de História sobre a Abolição da Escravidão para 8° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. A abolição da escravatura no Brasil não foi feita de uma só vez. O que isso quer dizer?
Questão 02. Qual o motivo de não ser feita a abolição da escravatura de uma só vez?
Questão 03. Que país pressionava o Brasil para acabar com o comércio de escravos africanos?
Questão 04. Sobre a economia no Segundo Reinado associe corretamente:
a) Lei Eusébio de Queirós
b) Lei Rio Branco
c) Lei Saraiva-Cotegipe
d) Lei Áurea
( ) Declarava livres os filhos de escravos nascidos daquela data em diante.
( ) Declarava livres todos os escravos ainda existentes no país.
( ) Declarava livres escravos com mais de 65 anos.
( ) Proibia definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil.
( ) Lei que favoreceu mais os proprietários, porque não precisavam alimentar escravos velhos.
Questão 05. Os primeiros imigrantes europeus a chegar ao Brasil foram os:
a) japoneses.
b) russos.
c) italianos.
d) suíço-alemães.
Questão 06 com Exercícios sobre a Abolição da Escravidão no Brasil para o 8° Ano do Ensino Fundamental: Sobre a Abolição da Escravidão preencha com F para falso e V para verdadeiro:
( ) Os italianos no Brasil trabalharam principalmente na produção do café.
( ) Os alemães foram levados mais para o Rio Grande do Sul.
( ) A imigração para o Brasil foi uma solução para o problema de mão de obra na economia cafeeira, mas também atendia à necessidade de povoamento do Sul.
( ) A primeira colônia fundada por imigrantes no Brasil deu origem a Nova Friburgo, no atual estado do Rio de Janeiro.
Questão 07. No movimento abolicionista, destacou-se a ação de escravos e ex-escravos, liderados por Antônio Bento, que ajudava os negros a fugir das fazendas. Estamos falando:
a) Do Quilombo do Jabaquara e do grupo dos caitazes.
b) Da Guerra de Canudos e do grupo que seguia o Conselheiro.
c) Dos revolucionários jangadeiros do Ceará.
d) Do Quilombo de Palmares dos súditos do rei Zumbi.
Questão 08. Pela lei Bill Aberdeen, a Inglaterra:
a) Podia apreender navios brasileiros que transportassem contrabando para a Europa.
b) Podia prender navios negreiros e julgar sua tripulação.
c) Podia declarar guerra às nações africanas que fornecessem escravos ao Brasil.
d) Podia invadir as fazendas brasileiras e libertar escravos.
Questão 09. Uma consequência da Lei Eusébio de Queirós, de 1850, foi:
a) A Inglaterra decidiu prender navios negreiros.
b) A escravidão no Brasil tornou-se mais forte.
c) O preço dos escravos no Brasil subiu assustadoramente.
d) O Brasil passou a vender seus escravos para outros países.
Questão 10. A primeira província brasileira a extinguir a escravidão foi:
a) São Paulo.
b) Rio de Janeiro.
c) Bahia.
d) Ceará.
Questão 11. O governo brasileiro enviou imigrantes para o sul do Brasil para:
a) Trabalhar nas fazendas de café e substituir a mão de obra escrava.
b) Garantir o povoamento, desenvolver o minifúndio e produzir alimentos para o mercado interno.
c) Lutar na Guerra do Paraguai, em troca de salários.
d) Cuidar das fronteiras e evitar o contrabando.
Questão 12. Cite algumas colônias fundadas por imigrantes no sul do Brasil.
01. A abolição da escravatura no Brasil ocorreu de forma lenta e gradual, sendo implementada por meio de várias leis ao longo do tempo.
02. Porque se tentou adiar o máximo possível a libertação dos escravos.
03. Inglaterra.
04. B, D, C, A, C, B, D, A;
05. D;
06. V, F, V, V;
07. A;
08. B;
09. C;
10. D;
11. B;
12. São Leopoldo, Novo Hamburgo e Estrela.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína