12 Exercícios sobre a Abolição da Escravidão no Brasil para o 8° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito

Lista com 12 atividades de História sobre a Abolição da Escravidão para 8° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. A abolição da escravatura no Brasil não foi feita de uma só vez. O que isso quer dizer?

Questão 02. Qual o motivo de não ser feita a abolição da escravatura de uma só vez?

Questão 03. Que país pressionava o Brasil para acabar com o comércio de escravos africanos?

Questão 04. Sobre a economia no Segundo Reinado associe corretamente:

a) Lei Eusébio de Queirós
b) Lei Rio Branco
c) Lei Saraiva-Cotegipe
d) Lei Áurea

( ) Declarava livres os filhos de escravos nascidos daquela data em diante.

( ) Declarava livres todos os escravos ainda existentes no país.

( ) Declarava livres escravos com mais de 65 anos.

( ) Proibia definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil.

( ) Lei que favoreceu mais os proprietários, porque não precisavam alimentar escravos velhos.

Questão 05. Os primeiros imigrantes europeus a chegar ao Brasil foram os:

a) japoneses.
b) russos.
c) italianos.
d) suíço-alemães.

Questão 06 com Exercícios sobre a Abolição da Escravidão no Brasil para o 8° Ano do Ensino Fundamental: Sobre a Abolição da Escravidão preencha com F para falso e V para verdadeiro:

( ) Os italianos no Brasil trabalharam principalmente na produção do café.

( ) Os alemães foram levados mais para o Rio Grande do Sul.

( ) A imigração para o Brasil foi uma solução para o problema de mão de obra na economia cafeeira, mas também atendia à necessidade de povoamento do Sul.

( ) A primeira colônia fundada por imigrantes no Brasil deu origem a Nova Friburgo, no atual estado do Rio de Janeiro.

Questão 07. No movimento abolicionista, destacou-se a ação de escravos e ex-escravos, liderados por Antônio Bento, que ajudava os negros a fugir das fazendas. Estamos falando:

a) Do Quilombo do Jabaquara e do grupo dos caitazes.
b) Da Guerra de Canudos e do grupo que seguia o Conselheiro.
c) Dos revolucionários jangadeiros do Ceará.
d) Do Quilombo de Palmares dos súditos do rei Zumbi.

Questão 08. Pela lei Bill Aberdeen, a Inglaterra:

a) Podia apreender navios brasileiros que transportassem contrabando para a Europa.
b) Podia prender navios negreiros e julgar sua tripulação.
c) Podia declarar guerra às nações africanas que fornecessem escravos ao Brasil.
d) Podia invadir as fazendas brasileiras e libertar escravos.

Questão 09. Uma consequência da Lei Eusébio de Queirós, de 1850, foi:

a) A Inglaterra decidiu prender navios negreiros.
b) A escravidão no Brasil tornou-se mais forte.
c) O preço dos escravos no Brasil subiu assustadoramente.
d) O Brasil passou a vender seus escravos para outros países.

Questão 10. A primeira província brasileira a extinguir a escravidão foi:

a) São Paulo.
b) Rio de Janeiro.
c) Bahia.
d) Ceará.

Questão 11. O governo brasileiro enviou imigrantes para o sul do Brasil para:

a) Trabalhar nas fazendas de café e substituir a mão de obra escrava.
b) Garantir o povoamento, desenvolver o minifúndio e produzir alimentos para o mercado interno.
c) Lutar na Guerra do Paraguai, em troca de salários.
d) Cuidar das fronteiras e evitar o contrabando.

Questão 12. Cite algumas colônias fundadas por imigrantes no sul do Brasil.

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