Lista com 15 atividades de História sobre Absolutismo para 7° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Qual foi a principal característica do absolutismo?
Questão 02. Como era o relacionamento entre a realeza e a burguesia na época do absolutismo?
Questão 03. De que maneira Nicolau Maquiavel defendia o absolutismo real?
Questão 04. O que era a Teoria do Direito Divino? Quais os pensadores que a defendiam?
Questão 05. O que foram as frondas?
Questão 06. Quem foi Colbert? O que ele realizou de importante na França?
Questão 07 com Exercícios sobre Absolutismo Monárquico para o 7° Ano do Ensino Fundamental: Sobre o absolutismo na Inglaterra, é correto afirmar que:
a) a Seu apogeu foi atingido com a dinastia Tudor.
b) Contou com o apoio da burguesia, interessada em um governo forte, que incentivasse o comércio e a indústria.
c) Os principais representantes foram Henrique VII, Henrique Ville Elizabeth I.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Questão 08. O que se destacou no governo de Henrique VIII?
Questão 09. Como terminou a dinastia tudo na Inglaterra? Quem passou a governar o país?
Questão 10. Quem foi o sucessor de Jaime I? O que marcou o governo desse sucessor?
Questão 11. Coloque F para falso e V para verdadeiro:
a) ( ) Cromwell procurou consolidar os interesses mercantis da burguesia.
b) ( ) Os Atos de Navegação determinavam que os produtos importados pela Inglaterra só poderiam ser transportados em navios ingleses ou nos de países com os quais estivesse comercializando diretamente.
c) ( ) A Holanda declarou guerra à Inglaterra por ter-se prejudicado com os Atos de Navegação de Cromwell.
d) ( ) Depois da guerra contra a Holanda, a Inglaterra perdeu sua supremacia no comércio marítimo.
e) ( ) O período do governo de Cromwell foi chamado de República de Cromwell.
Questão 12. O ministro das Finanças de Luís XIV, que, para aumentar a riqueza do Estado, implementou práticas mercantilistas na França, foi:
a) Diderot.
b) Molière.
c) Descartes.
d) Colbert.
Questão 13. O que foi o mercantilismo?
Questão 14. Morto o rei Carlos 1, o governo da Inglaterra ficou nas mãos de:
a) Carlos II.
b) Oliver Cromwell.
c) Felipe II, da Espanha.
d) Parlamentaristas contrários à monarquia.
Questão 15. Na época do absolutismo real, o conjunto de práticas econômicas implementadas para favorecer o comércio e o enriquecimento da burguesia mercantil chamou-se:
a) Liberalismo econômico.
b) Mercantilismo.
c) Capitalismo comercial.
d) Liberalismo estatal.
01. Foi a concentração de todos os poderes nas mãos do rei.
02. Como o rei absolutista precisava do apoio econômico da burguesia, a política econômica adotada voltava-se para o fortalecimento do comércio, possibilitando o enriquecimento, da burguesia mercantil.
03. Maquiavel, na sua obra O príncipe, defendia a necessidade do absolutismo para manter um Estado forte. Afirmava que os governantes podiam usar de todos os meios para manter o poder e a segurança do país (“Os fins justificam os meios.”).
04. Era a teoria que via nos monarcas absolutos a expressão mais perfeita da autoridade delegada por Deus na Terra, e, assim, os súditos não tinham o direito de se revoltar contra o governante. Os pensadores que a defendiam eram Jean Bodin e Jacques Bossueti.
05. Foram rebeliões nas quais a nobreza e a burguesia tentaram se libertar do poder absoluto.
06. Foi o ministro das Finanças de Luís XIV Para aumentar a riqueza do Estado, Colbert aplicou práticas mercantilistas na França.
07. D;
08. Anulou o poder da Igreja Católica na Inglaterra e, em 1534, fundou a Igreja Anglicana. Promoveu o desenvolvimento das manufaturas e do comércio marítimo.
09. Terminou com a morte de Elizabeth I, que não deixou descendentes. Quem passou a governar o pais foi seu primo e rei da Escócia. Jaime I. da família Stuart.
10. Foi Carlos I, que teve grande oposição do Parlamento e acabou enfrentando uma guerra civil no pais.
11. V, V, V, F, V;
12. D;
13. Foram as práticas econômicas adotadas pelos governos absolutistas com o objetivo de tornar o Estado mais rico e poderoso.
14. B;
15. B;
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: amdarkbr@gmail.com
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína