Simulado com Exercícios sobre o Liberalismo

1. (Unicamp) O Liberalismo tornou-se ideologia predominante na sociedade ocidental a partir da segunda metade do século XIX.
a) Quais foram os direitos naturais que o Liberalismo se propôs a garantir?
b) Quais as principais características do Liberalismo econômico?
c) Quais correntes de pensamento se opuseram ao Liberalism o, no século XIX?

 

2. (Fuvest) Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917?

 

 

3. (UFV-MG) Exalta o direito de propriedade individual e da riqueza; opondo-se, consequentemente, à intervenção do estado na economia. Defende  intransigentemente que deve haver total liberdade de produção, circulação e venda. Considera que o homem, enquanto indivíduo, deve desfrutar de todas as satisfações, não se submetendo senão aos limites da Razão. Crê no Progresso como sendo resultado de um fenômeno natural e decorrente da livre concorrência que, ao estimular as atividades econômicas, é a única forma aceitável de proporcionar liberdade, felicidade, prosperidade e igualdade entre todos os homens.
O trecho acima pode ser considerado uma síntese dos valores constitutivos da ideologia política intitulada:
a) Catolicismo social.
b) Socialismo utópico.
c) Socialismo científico.
d) Liberalismo.
e) Anarquismo.

 

A Revolução Russa Questões com Gabarito.

 

4. (Unicamp) O Liberalismo tornou-se ideologia predominante na sociedade ocidental a partir da segunda metade do século XIX.
a) Quais direitos naturais que o Liberalismo se propõe a garantir?
b) Quais as principais características do Liberalismo econômico?
c) Quais correntes de pensamento se opuseram ao Liberalismo no século XIX?

 

 

5. (FAAP) Os pensadores do liberalismo econômico, como Adam Smith, Malthus e outros, defendiam:

a) intervenção do Estado na economia
b) o mercantilismo como política econômica nacional
c) socialização dos meios de produção
d) liberdade para as atividades econômicas
e) implantação do capitalismo de Estado

 

 

06. PUC-MG – O liberalismo se desenvolveu durante os séculos XVIII e XIX, marcando profundamente os diversos aspectos da sociedade ocidental. Essa ideologia pode ser reconhecida através:

a) do forte apelo democrático, advogando a necessidade de se assegurar a participação de todos os indivíduos nas esferas política e econômica.

b) da aversão à intervenção direta do Estado, visto como principal obstáculo ao pleno desenvolvimento das forças econômicas e sociais.

c) da busca pelo equilíbrio entre os interesses da livre-iniciativa e os de cunho social, propondo o estabelecimento de limites à ação do capital.

d) do encorajamento à formação de associações representativas de trabalhadores e de patrões capazes de garantir conquistas coletivas.

 

 

07. UEPG-PR – Sobre o liberalismo, assinale o que for correto.

01. Duas noções são centrais neste conceito, embora não sejam exclusivas a ele: indivíduo e mercado.

02. No sistema liberal, o Estado atua como mantenedor da ordem, isto é, ele protege a propriedade e elimina as barreiras para o livre fluxo de bens e pessoas e, indiretamente, de idéias e valores.

04. Os filósofos iluministas não questionavam as estruturas e relações de poder de seu tempo, pois defendiam a total submissão do indivíduo ao Estado.

08. As idéias liberais foram divulgadas num movimento chamado Iluminismo, cujos principais representantes foram Voltaire, Rousseau e Montesquieu.

16. Antes de 1848, momento da experiência democrática na França, o liberalismo não se confundia com igualitarismo social.

Some os números dos itens corretos.

 

🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

 

Gabarito com as respostas dos exercícios do simulado sobre o Liberalismo:

1. a) Direitos à vida, à liberdade e à igualdade perante a lei.
b) Não intervenção do Estado na economia.
c) Em termos conservadores, o Absolutismo; em termos progressistas, as diversas correntes socialistas, com destaque para o Socialismo científico ou marxista

 

2. As derrotas sofridas pela Rússia na Primeira Guerra Mundial provocaram a crise do Czarismo e a derrubada do Estado Liberal que o substituiu, favorecendo a ascensão dos bolcheviques (socialistas revolucionários), que tomaram o poder em outubro de 1917, implantando o Estado socialista.

3. D;

 

4. 1. Direitos à vida, à liberdade e à igualdade perante a lei.
a) Não-intervenção do Estado na economia.
b) Em termos conservadores, o Absolutismo; em termos progressistas, as diversas correntes socialistas, com destaque para o Socialismo científico ou marxista.

 

5. D;

06. B;

07. 27 (01 + 02 + 08 + 16)

4 comentários em “Simulado com Exercícios sobre o Liberalismo”

    • Fico feliz em ajudar Mário e obrigado pelo apoio. Sugestões também são bem vindas. Não esqueça de divulgar para outros professores e alunos. Abraços e tudo de bom para ti.

      Responder

Deixe um comentário