10 Atividades sobre Sílaba Tônica para o 6° Ano do Ensino Fundamental

Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre Sílaba Tônica para o 6º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Atividade 01 sobre Sílaba Tônica para o 6 Ano: Observe a lista de palavras a seguir:

Dormir – café – vatapá – cuscuz – avó – nenhum – maracujá – parabéns – sonhar – escrever – sapé – marajás – você – holandês – paletós – cetim – também – olá – Manaus – noz.

a) Com relação à sílaba tônica, o que todas as palavras do quadro têm em comum?
b) Indique as palavras que recebem acento gráfico e destaque a sílaba acentuada.


Atividade 02. Modelo Enem. Assinale a alternativa em que a divisão silábica de todas as palavras está correta:

a) e – nig – ma – su – bju – gar – rai – nha
b) co – lé – gi – o – pror – ro – gar – je – suí – ta
c) res – sur – gir – su – bli – nhar – fu – gi – u
d) i – guais – ca- ná – rio – due – lo
e) in – te – lec – ção – mi – ú – do – sa – guões


Atividade 03. Classifique as palavras quanto a sílaba tônica:

a) Campanário
b) Indispensável
c) Casarão
d) estômago
e) revolução
f) impaciência


Atividade 04. Dadas as palavras:

1) des – a – ten – to
2) sub – es – ti – mar
3) trans – tor – no
Constatamos que a separação silábica está correta:

a) apenas em 1.
b) apenas em 2.
c) apenas em 3.
d) em todas as palavras.
e) n.d.a


Atividade 05 sobre Sílaba Tônica para o 6 Ano: Tendo em vista os conhecimentos dos quais você dispõe acerca dos critérios de divisão silábica, separe as sílabas das palavras demarcadas a seguir:

a – secretária
b – fluído
c – cadeado
d – pássaro
e – terra
f – prato
g – psicológico
h – pneumático
i – fruta
j – rainha
l – substância
m – gratuito
n – atualização


Atividade 06. Separe as sílabas destas palavras e destaque cada sílaba tônica:

– Balaústre:
– Colorir:
– Pássaro:
– Embaixo:
– Prefeitura:
– Cérebro:
– Caldeirão:


Atividade 07. Nesta relação, as sílabas tônicas estão destacadas. Uma delas, porém, está destacada incorretamente. Assinale-a:

a) interim
b) pudico
c) rubrica
d) gratuito
e) inaudito


Atividade 08. Classifique as palavras quanto a sílaba tônica

a) Campanário
b) Indispensável
c) Casarão
d) estômago
e) revolução
f) impaciência


Atividade 09. Classifique as seguintes palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona:

– Perguntei:
– Sábado:
– Calmaria:
– Infância:
– coração:
– Comprar:
– Futebol:
– Médico:
– Pastel:
– Semente:
– Público:
– Mágico:


Leia o Texto para responder a questão 10 sobre Sílaba Tônica para o 6 Ano:

O dia em que meu primo quebrou a cabeça do meu pai
Ruth Rocha

Vocês precisavam conhecer meu primo, puxa vida!
Que chato que ele é!
Ele é tão certinho, mas tão certinho, que eu tenho sempre vontade de chutar a canela dele…
E nem isso eu posso, que ele é maior do que eu e é faixa marrom de caratê.
E joga futebol…
Ele é goleiro, e tem luva de goleiro e camisa de goleiro e uma joelheira de verdade que o Juju falou que é cotoveleira de gente grande e que criança usa de joelheira.
E na escola? Primeiro da classe perde. Ele sabe tudo! Só tira 10. Nunca vai pra fora de classe, nunca tem anotação na caderneta.
E quando ele vai na minha casa, puxa vida!
Meu pai fica dizendo “Olha a caderneta do Armandinho. Só tem 10…”
E a minha mãe fala “Olha como o Armandinho se comporta direitinho e cumprimenta todo mundo, não é como você que entra que nem furacão, sem falar com ninguém…”
E as canetas do Armandinho não estouram e não sujam a mão dele toda de tinta, os cadernos dele não enrolam nos cantos que nem os meus e os lápis de cor dele gastam todos iguaizinhos, não ficam que nem os meus que logo acaba o vermelho e o azul.
É por isso que eu não posso nem ouvir falar de Armandinho… e é por isso que quando aconteceu o que eu vou contar eu fiquei bem me divertindo…
Nesse dia o Armandinho já tinha enchido as minhas medidas. Vocês não vão acreditar, mas o Armandinho trouxe flores pra minha vó. Pode?
E ele veio com uma roupa que eu acho que a minha mãe e a dele compraram no mesmo dia e que era um horror e que eu disse pra minha mãe que eu não ia vestir nem que fosse amarrado.
E minha mãe e minha vó só faltaram babar quando viram o Armandinho com aquela roupa de palhaço.
E na hora do almoço tinha fígado e o engraçadinho gostava de fígado!
E ele tinha ganho um prêmio na escola e tocou piano pra minha mãe ver e tinha entrado na aula de natação.
Quando ele começou a contar que ia à Disneylândia nas férias e que ele tinha ganho um aparelho de videocassete eu até levantei da mesa e disse que ia vomitar.
E fui pro meu quarto e me tranquei lá em cima e fingi que não ouvia quando minha mãe me chamou.
Mas depois de um tempo eu comecei a ouvir um berreiro, minha mãe falava sem parar e fui descendo a escada devagar e eu ouvi minha avó dizer pra minha mãe:
— Foi o Armandinho… ele quebrou a cabeça do Pacheco…
Eu podia perceber que a minha vó estava muito sem jeito. Pudera! Pacheco era meu pai. Se o Armandinho tinha quebrado a cabeça do meu pai…
Eu não sabia ao que fazer e eu só ouvia o Armandinho chorando feito um bezerro desmamado.
Aí eu fiquei preocupado, que eu nem sabia que o meu pai estava em casa e eu não ouvia a voz dele…
“Será que meu pai morreu?” eu pensei, e fiquei aflitíssimo com essa ideia.
E aí eu cheguei na sala e estava aquela zona!
O Armandinho chorando, no colo da minha vó.
Minha mãe abaixada junto ao piano catando uma coisa que eu não sabia o que era.
E eu já entrei gritando:
— Cadê meu pai? Meu pai morreu?
Minha mãe ficou muito assustada e correu pra mim:
— Seu pai morreu? Que é que você está dizendo?
E eu então percebi o que tinha acontecido e comecei a rir que não parava mais.
Cheguei a sentar no chão de tanto rir.
É que o Armandinho tinha quebrado a cabeça do meu pai, sim. Mas não era a cabeça dele mesmo. Era a cabeça de gesso que tinha em cima do piano e que era de um tal de Beethoven…
Ruth

Atividade 10. As palavras podem ser oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas. Retire do texto:

a) Encontre 05 palavras oxítonas e circule a sílaba tônica de cada uma delas.
b) Encontre 05 palavras paroxítonas e circule a sílaba tônica de cada uma delas.

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