Língua Portuguesa

Atividades sobre Coesão e Coerência para o 7° Ano com Gabarito

Lista de Língua Portuguesa com 09 Atividades sobre Coesão e Coerência para o 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito.

Questão 01. A palavra destaca no trecho abaixo pode ser substituída sem alterar o sentido do texto por:

Ana, como prefere ser chamada, é uma mulher bonita, inteligente, mas extremamente desastrada.

a) portanto
b) contudo
c) ou
d) porque
e) quando


Questão 02. Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:

A ansiedade costuma surgir___________________se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica_____________prepara a mente para desafios, _________ falar em público. _________________,_____________________ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, in­sônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, ______________________ requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves,_______________________ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. __________________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda
médica, o problema pode e deve ser tratado. _______________ se pro­cure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, _____________________prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. “Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios”, explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medi­cina da Universidade de São Paulo. “____________mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexual.” Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.
Fonte: Claudia, nov. 2000.


Questão 03. Nestas questões, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.

a) O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. (____________________________)

b) Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.   (____________________________)

c) Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país.      (____________________________)


Questão 04. Assinale a única alternativa em que NÃO HÁ nenhum problema de coerência semântica e textual:

a) João saiu para fora para pegar o embrulho de pão.
b) O homem é flagrado nu no corredor do condomínio que reside.
c) A mulher após descobrir a traição se auto suicidou-se a si mesma.
d) Um homem baixo, loiro, foi flagrado nu no seu apartamento que morava no mesmo apartamento dos vizinhos.
e) Após a mulher abrir a porta, o homem que estava nu entrou para dentro da sua casa rapidamente.


Questão 05 com Atividades sobre Coesão e Coerência para o 7 Ano: Indique as relações semânticas estabelecidas pelos conectivos em destaque:

I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!
III. Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.
IV. Estava doente, mas foi trabalhar.
V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.

a) causa, causa, condição, oposição, comparação. X
b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.
c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.
e) causa, causa, condição, condição, causa.


Questão 06. A palavra em destaque no trecho abaixo estabelece no texto o sentido de:

“Cinquenta tons de cinza” é um livro de conteúdo erótico, portanto, destinado a maiores de 18 anos. Por isso, não recomendo a leitura a qualquer pessoa.

a) oposição, pelo fato de o livro ser bom, mas não pode ser lido por todas as pessoas em geral.
b) adição ou soma, uma vez que essa obra soma qualidades positivas.
c) finalidade, já que o objetivo desse paragrafo é recomendar o livro.
d) causa, porque mostra o motivo pelo qual ele não pode ser destinado a todos os públicos.
e) modo, pois mostra a maneira como o livro deve ser apreciado pelo público leitor.


Questão 07. Indique a ordem em que os períodos devem-se organizar no texto, de modo a preservar-lhe a coesão e coerência:

1. O País não é um velho senhor desencantado com a vida que trata de acomodar-se.

2. O Brasil tem memória curta.

3. É mais como um desses milhões de jovens mal-nascidos, cujo único dote é um ego dominante e predador, que o impele para frente e para cima, impedindo que a miséria onde nasceu e cresceu lhe sirva de freio.

4. “Não me lembro”, responde, “faz muito tempo”.

5. Lembra a personagem de Humphrey Bogart em Casablanca, quando lhe perguntaram o que fizera na noite anterior.

6. Mas esta memória curta, de que políticos e jornalistas reclamam tanto, não é, como no caso de Bogart, uma tentativa de esquecer os lances mais penosos de seu passado, um conjunto de desilusões e perdas que leva ao cinismo e à indiferença.
(Baseado em texto de José Onofre)

a) 1, 2, 6, 5, 4, 3
b) 2, 5, 4, 6, 3, 1
c) 1, 5, 4, 6, 3, 2
d) 2, 5, 4, 1, 6, 3


Questão 08. Qual frase abaixo não apresenta ambiguidade:

a) Peguei o ônibus correndo.
b) Família muda.
c) O cachorro do seu pai fugiu com a cachorra da minha mulher.
d) Vi o incêndio da casa.
e) Maria pediu para João sair.


Questão 09. Pode-se compreender a função da palavra em destaque do trecho abaixo é:

Kate consegue marcar um horário para entrevistar Christian Grey, um bilionário de 28 anos que comanda um negócio multinacional. Não obstante, ela acaba adoecendo no dia da entrevista e solicita que Ana a realize em seu lugar.

a) Dar continuidade ao texto.
b) Refere-se a um elemento fora do texto.
c) Retomar a palavra “entrevista” já dita antes.
d) Dar continuidade ao texto, estabelecendo o sentido de oposição ao que foi dito antes.
e) Retomar a palavra “Kate” já dita antes.

Gabarito com as respostas da lista de Atividades sobre Coesão e Coerência para o 7º Ano do Ensino Fundamental:

01. B;

02. além de – quando – embora – mas – se – que – que – como – mesmo que – se – como

03. a) O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido, mas (porém, contudo, todavia), quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.

b) Uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país, portanto (logo, por isso) vai faltar alimento e os preços vão disparar.

c) Vai faltar alimento e os preços vão disparar, pois (já que, visto que, porque…) uma seca desoladora assolou a região Sul, principal celeiro do país.

04. B
05. A;
06. D
07. B;
08. E
09. C

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: amdarkbr@gmail.com

Habilidade BNCC desenvolvida: EF67LP25: Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.