Lista com 20 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Figuras de Linguagem para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Vamos relembras as Principais Figuras de Linguagem?
Metáfora: É uma comparação implícita onde se compara uma coisa com outra semelhante sem usar elementos comparativos. Exemplo: “Tenho que viajar muito. São os ossos do ofício”
Comparação: Uma comparação explícita onde se usa elementos comparativos como “assim”, “como” ou “tal qual”. Exemplo: “Minha irmã é bondosa como um anjo”
Metonímia: Substituição de uma palavra por outra relacionada a ela. Exemplo: Você tem fogo (referente a isqueiro)?
Catacrese: Emprego inadequado de uma palavra, usando-a fora de seu sentido original. Exemplo: “Asa da xícara”, “Batata da perna”.
Sinestesia: Acontece através da associação de sensações de diferentes órgãos sensoriais. Exemplo: Você gosta de cheiro-verde? [como um cheiro (olfato) pode ser verde (visão)]
Perífrase: Substituição de um termo por outro que o caracterize, como se fosse um apelido. Exemplo: “O Rei do Futebol” para referir-se a Pelé.
Questão 01. Use os códigos abaixo para identificar as figuras de linguagem utilizadas nas frases:
O = onomatopeia;
S = sinestesia;
A = antítese;
C = comparação;
CC = catacrese;
E = eufemismo;
M = metáfora;
H = hipérbole;
PP = prosopopeia;
I = ironia;
P = pleonasmo
A. O gato é preguiçoso como uma segunda.feira. ( )
B. Coitado do Durval: não foi feliz na prova. ( )
C. Gastei rios de dinheiro no meu curso de computação. ( )
D. Os carros não andam, voam. ( )
E. O vento beija meus cabelos, as ondas lambem minhas pernas, o sol abraça o meu corpo. ( )
F. Meu verso é sangue … Volúpia ardente. ( )
G. O plim.plim da televisão dominava a todos. ( )
H. No fim do túnel, o princípio de tudo. ( )
I. As pessoas vão e vêm, entram e saem. ( )
Questão 02. Ocorre pleonasmos na seguinte alternativa:
a) Renatinho quebrou oi bico do bule.
b) Respeito-lhe os cabelos brancos.
c) Os formandos queremos fazer um churrasco.
d) Meus amigos, nunca me esquecerei deles.
e) O nome da filha, escolhi-o de um romance.
Questão 03. Identifique a figura de linguagem existente nos textos:
a) “Sou faraó prazer minha mãe Sou faraó passeio pelo sol” (Carlinhos Brown)
b) “Palmeiras se abraçam fortemente…” (Eduardo Dusek)
c) “Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que tão cedo de cá me leve a ver-te…” (Camões)
Questão 04. Aponte a figura de linguagem: “Naquela terrível luta, muitos adormeceram para sempre”.
a) Antítese
b) Eufemismo
c) Hipérbole
d) Prosopopeia
e) Metonímia
Questão 05. Modelo Enem. Que figura de linguagem há na imagem abaixo:
a) Metáfora
b) Metonímia
c) Ironia
d) Eufemismo
e) Hipérbole
Questão 06. “Amor é fogo que arde sem se ver, / é ferida que dói e não se sente…” Nos versos destacou-se:
a) metonímia
b) metáfora
c) antítese
d) anáfora
e) comparação
Questão 07. Na expressão “A natureza pode estar chorando” temos:
a) antítese
b) catacrese
c) ironia
d) personificação
e) eufemismo
Questão 08.
“A confiança é uma mulher ingrata
Que te beija e te abraça
Te rouba e te mata […]”
(Racionais)
Podemos afirmar que esse trecho foi construído por meio de uma figura de linguagem denominada de:
a) comparação
b) prosopopeia
c) metáfora
d) metonímia
e) ironia
Questão 09. Identifique a figura de linguagem presente em cada frase a seguir:
a) O jardim olhava as crianças sem dizer nada.
b) Meu pensamento é um rio subterrâneo.
c) Não tinha teto em que se abrigasse.
d) Ele enriqueceu por meios ilícitos.
e) Estou morrendo de sede.
f) O Amor queima como o fogo.
g) Lemos Machado de Assis por interesse.
h) O Sol amanheceu triste e escondido.
i) Você faltou com a verdade.
Questão 10. Classifique as figuras de linguagem das frases abaixo:
a) “Mas dentro de mim (…) o coração grita – Mentira!”
b) Minha vida é o vento, sempre em movimento.
c) Vou pra Jonas Esticado no Parque do Povo. Bora?!
d) Com o dinheiro compraria dez cabeças de gado.
e) Foi reprovada de novo? Parabéns para você!
f) Meu Deus! Estou sem WI-FI! Vou morrer!
g) Percebi que seu amigo não se prende muito aos bons modos.
Questão 11. Leia o fragmento de texto abaixo e assinale a ÚNICA alternativa CORRETA sobre o trecho destacado:
TODO SER HUMANO TEM SEU VALOR
Sabemos que todo e qualquer serviço que oprime o trabalhador de sua liberdade é considerado trabalho escravo. Mas, o que mais preocupa é dizerem que o tempo da escravidão já acabou. Será que na atualidade não é encontrada pessoas sendo obrigadas a fazer esse tipo de trabalho? É inaceitável esse tipo de crime ainda insistir em perdurar em nosso meio.
Em primeiro lugar, quando ouvimos falar “escravidão” no nosso pensamento vem logo pessoas de cor negra, pobres de origem africana, que eram comercializadas como animais. Porém, na atualidade esses acontecimentos não são diferentes, ainda infelizmente existem sim trabalho escravo no Brasil.
(Robéria Silva Santos, disponível em: (http://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br/ ).
a) Tem-se o uso de uma figura de linguagem chamada metáfora.
b) Há o uso de uma metonímia.
c) Houve o uso de uma onomatopeia.
d) A autora fez uso de uma hipérbole.
e) Usou-se uma figura de linguagem chamada comparação.
Questão 12. Observe o texto publicado no Jornal O E Estado de S. Paulo de 1998.
Assinale a figura de linguagem que colabora para o efeito de sentido presente no pedido da mulher:
a) Metáfora
b) comparação
c) metonímia
d) ironia
e) eufemismo
Questão 13. Examine a imagem abaixo e sobre o diálogo presente assinale a única alternativa CORRETA:
a) O humor do texto é alcançado a partir da explicação da mãe.
b) A fala da mãe traz um exemplo de metonímia.
c) A atitude da filha demonstra total entendimento do que a mãe explicou.
d) A última frase em forma de pergunta confirma que a filha sabe realmente o que está fazendo.
e) A explicação da mãe é ratificada pela atitude da filha, conforme mostra a foto.
Questão 14. Que figura de linguagem a imagem abaixo está exemplificando?
a) Prosopopeia
b) Hipérbole
c) Paradoxo
d) Metáfora
e) Antonomásia
Questão 15. Leia o texto do balãozinho abaixo e assinale a ÚNICA alternativa CORRETA sobre o trecho destacado:
a) Tem-se o uso de uma figura de linguagem chamada metáfora.
b) Há o uso de uma metonímia.
c) Houve o uso de uma onomatopeia.
d) A autora fez uso de uma hipérbole.
e) Usou-se uma figura de linguagem chamada catacrese.
Questão 16. Da imagem abaixo se pode compreender que:
a) O texto acima é o gênero textual cartaz. Tem por função convencer o leitor a adquirir o produto anunciado.
b) Para chamar a atenção do leitor, o texto faz uso de uma metáfora quando diz: “O refresco da jarrinha sorridente”, há a comparação entre o refresco e a felicidade causada por ele.
c) Para chamar a atenção do leitor, o texto faz uso de uma prosopopeia quando diz: “O refresco da jarrinha sorridente”, há animação do substantivo “jarrinha”, ganhando característica de ser vivo.
d) As cores, a imagem da mulher e dos pacotes de suco não desnecessários para atingir o objetivo da propaganda.
e) A imagem da jarra sorridente colabora para o efeito de sentido pretendido pelo gênero cartaz, de que sorrir faz bem a saúde.
Questão 17. (ENEM) O açúcar
O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,
[dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
(…)
Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
Ferreira Gullar. Toda Poesia. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1980, p. 227-8.
A antítese que configura uma imagem da divisão social do trabalho na sociedade brasileira é expressa poeticamente na oposição entre a doçura do branco açúcar e
a) o trabalho do dono da mercearia de onde veio o açúcar.
b) o beijo de moça, a água na pele e a flor que se dissolve na boca.
c) o trabalho do dono do engenho em Pernambuco, onde se produz o açúcar.
d) a beleza dos extensos canaviais que nascem no regaço do vale.
e) o trabalho dos homens de vida amarga em usinas escuras.
Questão 18. Observe o texto abaixo e assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:
a) O humor da imagem acima está na fala da mãe, no quadrinho do meio.
b) A linguagem popular atrapalhou o entendimento do texto.
c) O humor da imagem está apenas no texto escrito.
d) Na fala da mãe percebe-se o uso da figura de linguagem eufemismo, usada com o objetivo de tentar disfarçar a comida que se oferece ao filho.
e) Pela fala do filho no último quadrinho, infere-se que ele gostou de saber qual seria a sua comida.
Questão 19. (ENEM) Paradoxo é uma construção textual que agrupa significados contrários. Nas alternativas abaixo, estão transcritos versos retirados do poema “O operário em construção”. Pode-se afirmar que ocorre um paradoxo em
a) “Era ele que erguia casas
Onde antes só havia chão.”
b) “… a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era a sua escravidão.”
c) “Naquela casa vazia
Que ele mesmo levantara
Um mundo novo nascia
De que sequer suspeitava.”
d) “… o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário.”
e) “Ele, um humilde operário
Um operário que sabia
Exercer a profissão.”
Questão 20. (ENEM) Cidade grande
Que beleza, Montes Claros.
Como cresceu Montes Claros.
Quanta indústria em Montes Claros.
Montes Claros cresceu tanto,
ficou urbe tão notória,
prima-rica do Rio de Janeiro,
que já tem cinco favelas
por enquanto, e mais promete.
(Carlos Drummond de Andrade)
Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a:
a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem
referir-se à própria linguagem.
b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos.
c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.
d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.
e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.
01. a) c
b) e
c) h
d) h
e) pp
f) m
g) o
h) a
i) a
02. E;
03. a. Metáfora
b. Personificação/prosopopéia
c. Eufemismo
04. B;
05. D;
06. B;
07. D;
08. C;
09. a) personificação
b) metáfora
c) metonímia
d) eufemismo
e) hipérbole
f) comparação
g) metonímia
h) personificação
i) eufemismo
10. a) Personificação
b) Metáfora
c) Metonímia
d) Metonímia
e) Ironia
f) Hipérbole
g) Eufemismo
11. E;
12. D;
13. B;
14. C;
15. E;
16. C;
17. E;
18. D;
19. B;
20. C.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína