Lista de Atividades sobre Objeto Direto e Indireto para o 7° Ano com Gabarito

Atividade 01 sobre Objeto Direto e Indireto para o 7º Ano: Identifique e classifique os complementos verbais (objeto direto e indireto):

1. Os lavradores plantaram o milho.
2. Isto depende de sua vontade.
3. Todos colaboraram com você.
4. Cumprimentamos os professores.
5. Os alunos precisam deste livro.
6. Observamos sua atitude.
7. Ele merece nosso respeito.
8. Maria emprestou dinheiro a João.
9. Dei aos colegas seu recado.
10. O professor prometeu recompensa aos seus alunos.
11. Contei tudo a meus pais.
12. Entregue ao vizinho esta encomenda.


Atividade 02. Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação:

a) A criança estava com fome.
b) Pedro parece adoentado.
c) Ele tem andado confuso.
d) Ficou em casa o dia todo.
e) A jovem continua sonhadora.


Atividade 03. Leia as orações e marque a afirmativa correta.

A espaçonave viajará durante dez anos.
(A) A expressão destacada é objeto (completa o sentido do verbo).
(B) A expressão destacada indica o tempo que durará a viagem.

O velho avião caiu em uma plantação de cana.
(A) A expressão em destaque é objeto (completa o verbo).
(B) A expressão em destaque indica o lugar em que o avião caiu.


Atividade 04. Todas as orações apresentam verbo de ligação, exceto:

a) Camilo saiu desesperado da biblioteca.
b) Juliana ficou pensativa ao lado da irmã.
c) Orestes continuava firme no seu propósito.
d) Jairo permanece calado no meio da gritaria.
e) Cézar parecia um rapaz entre seus coleguinhas.


Atividade 05 sobre Objeto Direto e Indireto para o 7º Ano: De acordo com a função desempenhada pelo pronome em destaque, analise as orações e atribua-lhes o código correspondente:

( A) Objeto indireto
( B ) Objeto direto

a – ( ) Deu-me a mão e juntos prosseguimos o passeio.
b – ( ) Desejo vê-lo o quanto antes.
c – ( ) Fê-los sair apressadamente.
d – ( ) Entreguei-lhe a encomenda.


Atividade 06. Leia o poema abaixo e responda as questões a seguir:

Moda
o cabelo da moda,
a roupa, a dança,
a gíria da moda.
a moda passa,
eu fico.
(Ulisses Tavares)

a. Quais são os dois verbos do poema “Moda”?
b. Os verbos existentes no poema “Moda” são transitivos ou intransitivos? Justifique.


Atividade 07. Reconheça a transitividade verbal:

(a) Transitivo direto
(b) Transitivo indireto
(c) Transitivo direto e indireto

( ) Nós aprendemos uma boa lição com a história do burro.
( ) O burro carregava sacos de sal.
( ) O burro vinha carregado de sacos de sal.
( ) Ele observou isto.


Atividade 08. considere as orações abaixo:

A – Ela arranjou um namorado belíssimo.
B — Ela sonhou com um namorado belíssimo.

Responda:
A – Qual o objeto de arranjou?

B – Qual o objeto de sonhou?

C – Em qual das orações o verbo e seu objeto estão relacionados de forma direta, isto é sem a presença de preposição?

D – Na outra oração, qual a preposição que relaciona, de forma indireta, o verbo e seu objeto?


Atividade 09. Sublinhe o objeto direto dos verbos destacados nas orações abaixo:

1. A polícia prendeu o ladrão.
2. Todos apreciavam o espetáculo.
3. Visitaremos nossos amigos.
4. Desejo tua felicidade.
5. Maria servirá o jantar.
6. A criança comeu tudo.


Atividade 10 sobre Objeto Direto e Indireto para o 7º Ano: De cada par de orações, marque aquela em que está destacado o objeto do verbo.

(A) Meus amigos estudam em um colégio público.
(B) Meus amigos estudam biologia.

(A) Aquele jovem canta músicas românticas.
(B) Aquele jovem canta muito mal.


Atividade 11. Os verbos destacados no poema classificam-se, quanto à predicação, como:

a) transitivo indireto – verbo de ligação
b) transitivo indireto – intransitivo
c) transitivo direto – intransitivo
d) transitivo direto – verbo de ligação
e) transitivo direto e indireto – transitivo direto

Deixe um comentário