Língua Portuguesa

Lista de Exercícios sobre Coerência e Coesão para o Ensino Médio com Gabarito

&NewLine;<p>Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Coerência e Coesão para o Ensino Médio com Gabarito&excl;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p class&equals;"has-text-color has-link-color has-medium-font-size wp-elements-99b84142cf6b4230cee4f101d4cfbbf7" style&equals;"color&colon;&num;ff4000">ATENÇÃO&excl;&excl;&excl; O Gabarito encontra-se no final da página&excl;&excl;&excl;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 01&period;<&sol;strong> Marque a alternativa que tem a sequência CORRETA dos sentidos que cada operador argumentativo dá às frases&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>I&period; <strong>Como<&sol;strong> a chuva estava muito forte&comma; não foi possível continuar o show&period;<br>II&period; Eu não consegui apresentar o trabalho <strong>porque<&sol;strong> estava muito nervosa&excl;<br>III&period; Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas&comma; exceto <strong>se<&sol;strong> usarem de violência&period;<br>IV&period; Estava doente&comma; <strong>mas<&sol;strong> foi trabalhar&period;<br>V&period; Os brasileiros são <strong>tão<&sol;strong> trabalhadores <strong>quanto<&sol;strong> os norte-americanos&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; causa&comma; causa&comma; condição&comma; oposição&comma; comparação&period;<br>b&rpar; comparação&comma; condição&comma; finalidade&comma; oposição&comma; tempo&period;<br>c&rpar; causa&comma; causa&comma; conformidade&comma; oposição&comma; condição&period;<br>d&rpar; finalidade&comma; comparação&comma; tempo&comma; condição&comma; causa&period;<br>e&rpar; causa&comma; causa&comma; condição&comma; condição&comma; causa&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 02&period;<&sol;strong> Na noite de Natal&comma; <strong>enquanto vestia o smoking para ir a um jantar da alta sociedade carioca<&sol;strong>&comma; brigou com seu amigo e principal repórter&comma; David Nasser&comma; <strong>exatamente porque o jornalista atacara a nova capital em artigos<&sol;strong>&&num;8230&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>A relação que se estabelece entre as orações destacadas é&comma; respectivamente&comma; de&colon;<br>a&rpar; condição&comma; finalidade&comma; explicação&period;<br>b&rpar; simultaneidade&comma; tempo&comma; consequência&period;<br>c&rpar; alternância&comma; conclusão&comma; oposição&period;<br>d&rpar; tempo&comma; finalidade&comma; causa&period;<br>e&rpar; adição&comma; explicação&comma; oposição&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Manuel Bandeira<br>Filho de engenheiro&comma; Manuel Bandeira foi obrigado a abandonar os estudos de arquitetura por causa da tuberculose&period; Mas a iminência da morte não marcou de forma lúgubre sua obra&comma; embora em seu humor lírico haja sempre um toque de funda melancolia&comma; e na sua poesia haja sempre um certo toque de morbidez&comma; até no erotismo&period; Tradutor de autores como Marcel Proust e William Shakespeare&comma; esse nosso Manuel traduziu mesmo foi a nostalgia do paraíso cotidiano mal idealizado por nós&comma; brasileiros&comma; órfãos de um país imaginário&comma; nossa Cocanha perdida&comma; Pasárgada&period; Descrever seu retrato em palavras é uma tarefa impossível&comma; depois que ele mesmo já o fez tão bem em versos&period;<br>&lpar;Revista Língua Portuguesa&comma; n&period;° 40&comma; fev&period; 2009&period;&rpar;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 03&period;<&sol;strong> &lpar;ENEM&rpar; – A coesão do texto é construída principalmente a partir do &lpar;a&rpar;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; repetição de palavras e expressões que entrelaçam as informações apresentadas no texto&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>b&rpar; substituição de palavras por sinônimos como &&num;8220&semi;lúgubre&&num;8221&semi; e &&num;8220&semi;morbidez&&num;8221&semi;&comma; &&num;8220&semi;melancolia&&num;8221&semi; e &&num;8220&semi;nostalgia&&num;8221&semi;&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>c&rpar; emprego de pronomes pessoais&comma; possessivos e demonstrativos&colon; &&num;8220&semi;sua&&num;8221&semi;&comma; &&num;8220&semi;seu&&num;8221&semi;&comma; &&num;8220&semi;esse&&num;8221&semi;&comma; &&num;8220&semi;nosso&&num;8221&semi;&comma; &&num;8220&semi;ele&&num;8221&semi;&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>d&rpar; emprego de diversas conjunções subordinativas que articulam as orações e períodos que compõem o texto&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>e&rpar; emprego de expressões que indicam sequência&comma; progressividade&comma; como &&num;8220&semi;iminência&&num;8221&semi;&comma; &&num;8220&semi;sempre&&num;8221&semi;&comma; &&num;8220&semi;depois&&num;8221&semi;&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 04&period;<&sol;strong> Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto&comma;mas também de problemas como morte súbita e derrame&period; Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz&comma; por si só&comma; as chances de desenvolver vários problemas&period; Além disso&comma; é importante para o controle da pressão arterial&comma; dos níveis de colesterol e de glicose no sangue&period; Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física&comma; fatores que&comma; somados&comma; reduzem as chances de infarto&period; Exercitar-se&comma; nesses casos&comma;com acompanhamento médico e moderação&comma; é altamente recomendável&period;<br>&lpar;ATALIA&comma; M&period; Nossa vida&period; Época&period; 23 mar&period; 2009&rpar;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido&period; A esse respeito&comma; identifica-se&comma; no fragmento&comma; que<br>a&rpar; a expressão &OpenCurlyDoubleQuote;Além disso” marca uma sequenciação de ideias&period;<br>b&rpar; o conectivo &OpenCurlyDoubleQuote;mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste&period;<br>c&rpar; o termo &OpenCurlyDoubleQuote;como”&comma; em &OpenCurlyDoubleQuote;como morte súbita e derrame”&comma; introduz uma generalização&period;<br>d&rpar; o termo &OpenCurlyDoubleQuote;Também” exprime uma justificativa&period;<br>e&rpar; o termo &OpenCurlyDoubleQuote;fatores” retoma coesivamente &OpenCurlyDoubleQuote;níveis de colesterol e de glicose no sangue”&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 05 sobre Coerência e Coesão&colon; <&sol;strong>&lpar;<a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;www&period;google&period;com&sol;url&quest;sa&equals;t&amp&semi;rct&equals;j&amp&semi;q&equals;&amp&semi;esrc&equals;s&amp&semi;source&equals;web&amp&semi;cd&equals;&amp&semi;cad&equals;rja&amp&semi;uact&equals;8&amp&semi;ved&equals;2ahUKEwjYnJbPvvn8AhXRrJUCHQN1CO0QFnoECBQQAQ&amp&semi;url&equals;https&percnt;3A&percnt;2F&percnt;2Fwww&period;fuvest&period;br&percnt;2F&amp&semi;usg&equals;AOvVaw1Zqwq1oxoVI2wJ1MtIlRik">FUVEST<&sol;a>&rpar; – Além de parecer não ter rotação&comma; a Terra parece também estar imóvel no meio dos céus&period; Ptolomeu dá argumentos astronômicos para tentar mostrar isso&period; Para entender esses argumentos&comma; é necessário lembrar que&comma; na antiguidade&comma; imaginava-se que todas as estrelas &lpar;mas não os planetas&rpar; estavam distribuídas sobre uma superfície esférica&comma; cujo raio não parecia ser muito superior à distância da Terra aos planetas&period; Suponhamos agora que a Terra esteja no centro da esfera das estrelas&period; Neste caso&comma; o céu visível à noite deve abranger&comma; de cada vez&comma; exatamente a metade da esfera das estrelas&period; E assim parece realmente ocorrer&colon; em qualquer noite&comma; de horizonte a horizonte&comma; é possível contemplar&comma; a cada instante&comma; a metade do zodíaco&period; Se&comma; no entanto&comma; a Terra estivesse longe do centro da esfera estelar&comma; então o campo de visão à noite não seria&comma; em geral&comma; a metade da esfera&colon; algumas vezes poderíamos ver mais da metade&comma; outras vezes poderíamos ver menos da metade do zodíaco&comma; de horizonte a horizonte&period; Portanto&comma; a evidência astronômica parece indicar que a Terra está no centro da esfera de estrelas&period; E se ela está sempre nesse centro&comma; ela não se move em relação às estrelas&period;<br>&lpar;Roberto de A&period; Martins&comma; Introdução geral ao Commentarius de Nicolau Copérnico&period;&rpar;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Os termos além de&comma; no entanto&comma; então&comma; portanto estabelecem no texto relações&comma; respectivamente&comma; de&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; distanciamento – objeção – tempo – efeito&period;<br>b&rpar; adição – objeção – tempo – conclusão&period;<br>c&rpar; distanciamento – consequência – conclusão – efeito&period;<br>d&rpar; distanciamento – oposição – tempo – consequência&period;<br>e&rpar; adição – oposição – consequência – conclusão&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 06&period;<&sol;strong> No texto a seguir há um trecho que&comma; se tomado literalmente &lpar;ao pé da letra&rpar;&comma; leva uma interpretação absurda&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>&&num;8220&semi;<strong>Um cadáver morto foi encontrado boiando em canal&period;<&sol;strong>&&num;8220&semi;&lpar;Folha de S&period; Paulo&comma; 2 nov&period; 1990&period;&rpar;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; Identifique o trecho problemático&period;<br>b&rpar; Diga qual a interpretação absurda que se pode extrair desse trecho&period;<br>c&rpar; Qual a interpretação pretendida pelo autor&quest;<br>d&rpar; Reescreva o trecho de forma que deixe explícita tal interpretação&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 07&period;<&sol;strong> Sobre o texto abaixo&comma; pode-se afirmar corretamente que&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>Eu tinha lá em casa dez garrafas de cachaça&comma; da boa&period;<br>Mas minha mulher obrigou-me a joga-las fora&period;<br>Peguei a primeira garrafa&comma; bebi um copo e joguei o resto na pia&period;<br>Peguei a segunda garrafa&comma; bebi outro copo e joguei o resto na pia&period;<br>Peguei a terceira garrafa bebi o resto e joguei o copo na pia&period;<br>Peguei a quarta garrafa&comma; bebi na pia e joguei o resto no copo&period;<br>Pequei o quinto copo joguei a rolha na pia e bebi a garrafa&period;<br>Peguei a sexta pia&comma; bebi a garrafa e joguei o copo no resto&period;<br>A sétima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia&period;<br>Peguei no copo&comma; bebi no resto e joguei a pia na oitava garrafa&period;<br>Joguei a nona pia no copo&comma; peguei na garrafa e bebi o resto&period;<br>O décimo copo&comma; eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia&period;<br>&lpar;http&colon;&sol;&sol;www&period;piadasnet&period;com&sol;piada181bebados&period;htm&rpar;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; Esse texto está completamente incoerente&comma; logo não transmite nenhum sentido ao leitor&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>b&rpar; É inadmissível um texto como esse&comma; tendo em vista não ter sentido lógico para o leitor&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>c&rpar; Esse texto cumpre sua função comunicativa&comma; apesar de seu autor não ter sido coerente com suas palavras&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>d&rpar; Esse texto utiliza-se intencionalmente da incoerência semântica para atingir o efeito de sentido pretendido&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>e&rpar; Acidentalmente&comma; a lógica desse texto é o fato de não ter sentido lógico&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 08&period;<&sol;strong> Sobre a coerência textual&comma; é incorreto afirmar&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias&comma; própria daquilo que tem nexo&comma; conexão&comma; portanto&comma; podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>b&rpar; Por serem os sentidos elementos subjetivos&comma; podemos dizer que a coerência não pode ser delimitada&comma; pois o leitor é o responsável pela constituição dos significados do texto&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>c&rpar; A coerência é imaterial e não está na superfície textual&period; Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor&comma; o autor e o texto&period; Por esse motivo&comma; um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>d&rpar; A não contradição&comma; a não tautologia e o princípio da relevância são elementos básicos que garantem a coerência textual&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>e&rpar; A coerência textual dispensa o uso adequado dos conectivos&comma; elementos que apenas colaboram para a estruturação do texto sem apresentar relação direta com a semântica textual&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 09&period;<&sol;strong> Na frase&colon; <strong>Sou coletivo&period; Tenho o mundo dentro de mim<&sol;strong>&period; O elemento coesivo que melhor uniria estas duas orações é&colon;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; E<br>b&rpar; Afinal<br>c&rpar; Entretanto<br>d&rpar; Ou<br>e&rpar; Ainda que<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p><strong>Questão 10&period;<&sol;strong> &lpar;<a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;www&period;google&period;com&sol;url&quest;sa&equals;t&amp&semi;rct&equals;j&amp&semi;q&equals;&amp&semi;esrc&equals;s&amp&semi;source&equals;web&amp&semi;cd&equals;&amp&semi;cad&equals;rja&amp&semi;uact&equals;8&amp&semi;ved&equals;2ahUKEwjU3NLKvvn8AhUArJUCHRN6A9oQFnoECA4QAQ&amp&semi;url&equals;https&percnt;3A&percnt;2F&percnt;2Finatel&period;br&percnt;2F&amp&semi;usg&equals;AOvVaw0zWLPQOZRowrtmoi&lowbar;9aIs0">INATEL<&sol;a>&rpar; – As frases a seguir estão sem seus elementos de coesão&period; Dentro dos parênteses está o significado que eles devem estabelecer dentro da frase&period; Assinale a única opção em que todos elementos estão cumprindo esta exigência&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>I&period; Chamaram-me &lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar; o diretor chegou a sua sala&period; &lpar;tempo&rpar;<br>II&period; &lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar; estávamos cansados&comma; resolvemos dormir&period; &lpar;causa&rpar;<br>III&period; &lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar; soubemos&comma; o estádio ficará fechado para reformas&period; &lpar;conformidade&rpar;<br>IV&period; Ele se veste &lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar; um príncipe&period; &lpar;comparação&rpar;<br>V&period; Cumpriremos as exigências &lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar;&lowbar; pareçam absurdas&period; &lpar;concessão&rpar;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>a&rpar; desde que &sol; Conforme &sol; Como &sol; tal como &sol; embora&period;<br>b&rpar; quando &sol; Porque &sol; Conforme &sol; de modo que &sol; a fim de que&period;<br>c&rpar; assim que &sol; Como &sol; Segundo &sol; como &sol; por mais que&period;<br>d&rpar; logo que &sol; Por que &sol; Se &sol; como &sol; para que&period;<br>e&rpar; porque &sol; Quando &sol; Embora &sol; bem como &sol; que&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"wp-block-essential-blocks-button"><div class&equals;"eb-parent-wrapper eb-parent-eb-button-2v7tc42 eb&lowbar;animation eb&lowbar;&lowbar;&lowbar;animated eb&lowbar;&lowbar;&lowbar;flipInX"><div class&equals;"eb-button-wrapper eb-button-alignment eb-button-2v7tc42"><div class&equals;"eb-button"><a class&equals;"eb-button-anchor" href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;lista-de-exercicios-sobre-coerencia-e-coesao-para-o-ensino-medio-com-gabarito&sol;2&sol;" target&equals;"&lowbar;blank" rel&equals;"noopener"><strong>GABARITO Coerência e Coesão para o Ensino Médio<&sol;strong><&sol;a><&sol;div><&sol;div><&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-931b93d0"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;'yarpp yarpp-related yarpp-related-block yarpp-template-list'>&NewLine;<&excl;-- YARPP List -->&NewLine;<p><b>Confira também estas listas de Exercícios&colon;<&sol;b><p><ol>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;atividades-sobre-coesao-e-coerencia-para-o-7-ano-com-gabarito&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"Atividades sobre Coesão e Coerência para o 7° Ano com Gabarito">Atividades sobre Coesão e Coerência para o 7° Ano com Gabarito<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;exercicios-substantivos-1-ano-ensino-medio-com-gabarito&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"09 Exercícios Substantivos 1 Ano Ensino Médio com Gabarito">09 Exercícios Substantivos 1 Ano Ensino Médio com Gabarito<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;10-questoes-de-lingua-portuguesa-sobre-preposicoes-com-gabarito&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"10 Questões de Língua Portuguesa sobre Preposições com Gabarito">10 Questões de Língua Portuguesa sobre Preposições com Gabarito<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;atividades-sobre-figuras-de-linguagem-para-o-1o-ano-do-ensino-medio&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"Atividades sobre Figuras de Linguagem para o 1º ano do Ensino Médio">Atividades sobre Figuras de Linguagem para o 1º ano do Ensino Médio<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;10-exercicios-sobre-a-estrutura-das-palavras-para-o-ensino-medio&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"10 Exercícios sobre a Estrutura das Palavras para o Ensino Médio">10 Exercícios sobre a Estrutura das Palavras para o Ensino Médio<&sol;a><&sol;li>&NewLine; <li><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;portugues&sol;exercicios-sobre-adjetivos-para-o-ensino-medio-com-gabarito&sol;" rel&equals;"bookmark" title&equals;"18 Exercícios sobre Adjetivos para o Ensino Médio com Gabarito">18 Exercícios sobre Adjetivos para o Ensino Médio com Gabarito<&sol;a><&sol;li>&NewLine;<&sol;ol>&NewLine;<&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-fdb29201"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<p class&equals;"has-text-align-center has-medium-font-size"><a href&equals;"https&colon;&sol;&sol;exerciciosweb&period;com&period;br&sol;disciplina-lingua-portuguesa&sol;" target&equals;"&lowbar;blank" rel&equals;"noreferrer noopener"><strong>Confira todas as Listas de Exercícios de Língua Portuguesa&excl;&excl;&excl;<&sol;strong><&sol;a><&sol;p>&NewLine;&NewLine;<&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;<&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<&excl;--nextpage-->&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<h2 class&equals;"wp-block-heading" id&equals;"h-gabarito-com-as-respostas-dos-melhores-exercicios-sobre-coerencia-e-coesao-para-o-ensino-medio">Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Coerência e Coesão para o Ensino Médio&colon;<&sol;h2>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>01&period; A&semi;<br>02&period; D&semi;<br>03&period; C&semi;<br>04&period; A&semi;<br>05&period; E&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>06&period; a&rpar; &&num;8220&semi;cadáver morto&&num;8221&semi;<br>b&rpar; como pode um cadáver morto&quest;<br>c&rpar; Foi encontrado alguém morto boiando&period;<br>d&rpar; Um cadáver foi encontrado boiando em canal&period;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;&NewLine;<p>07&period; D&semi;<br>08&period; E&semi;<br>09&period; B&semi;<br>10&period; C&semi;<&sol;p>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-91df10bb"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<p>Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito&quest; Avise-nos através do email&colon; amdarkbr&commat;gmail&period;com<&sol;p>&NewLine;&NewLine;<&sol;div><&sol;div>&NewLine;&NewLine;<div class&equals;"gb-container gb-container-931b93d0"><div class&equals;"gb-inside-container">&NewLine;&NewLine;<hr class&equals;"wp-block-separator has-alpha-channel-opacity"&sol;>&NewLine;&NewLine;&NewLine;<div class&equals;'yarpp yarpp-related yarpp-related-block yarpp-template-list'>&NewLine;<&excl;-- YARPP List -->&NewLine;<p><b>Confira também estas listas de Exercícios&colon;<&sol;b><p><ol>&NewLine; 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