Lista de Exercícios sobre Coerência e Coesão para o Ensino Médio com Gabarito

Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Coerência e Coesão para o Ensino Médio com Gabarito!

Questão 01. Marque a alternativa que tem a sequência CORRETA dos sentidos que cada operador argumentativo dá às frases:

I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!
III. Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.
IV. Estava doente, mas foi trabalhar.
V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.

a) causa, causa, condição, oposição, comparação.
b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.
c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.
e) causa, causa, condição, condição, causa.


Questão 02. Na noite de Natal, enquanto vestia o smoking para ir a um jantar da alta sociedade carioca, brigou com seu amigo e principal repórter, David Nasser, exatamente porque o jornalista atacara a nova capital em artigos

A relação que se estabelece entre as orações destacadas é, respectivamente, de:
a) condição, finalidade, explicação.
b) simultaneidade, tempo, consequência.
c) alternância, conclusão, oposição.
d) tempo, finalidade, causa.
e) adição, explicação, oposição.


Manuel Bandeira
Filho de engenheiro, Manuel Bandeira foi obrigado a abandonar os estudos de arquitetura por causa da tuberculose. Mas a iminência da morte não marcou de forma lúgubre sua obra, embora em seu humor lírico haja sempre um toque de funda melancolia, e na sua poesia haja sempre um certo toque de morbidez, até no erotismo. Tradutor de autores como Marcel Proust e William Shakespeare, esse nosso Manuel traduziu mesmo foi a nostalgia do paraíso cotidiano mal idealizado por nós, brasileiros, órfãos de um país imaginário, nossa Cocanha perdida, Pasárgada. Descrever seu retrato em palavras é uma tarefa impossível, depois que ele mesmo já o fez tão bem em versos.
(Revista Língua Portuguesa, n.° 40, fev. 2009.)

Questão 03. (ENEM) – A coesão do texto é construída principalmente a partir do (a)

a) repetição de palavras e expressões que entrelaçam as informações apresentadas no texto.

b) substituição de palavras por sinônimos como “lúgubre” e “morbidez”, “melancolia” e “nostalgia”.

c) emprego de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos: “sua”, “seu”, “esse”, “nosso”, “ele”.

d) emprego de diversas conjunções subordinativas que articulam as orações e períodos que compõem o texto.

e) emprego de expressões que indicam sequência, progressividade, como “iminência”, “sempre”, “depois”.


Questão 04. Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto,mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos,com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009)

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.


Questão 05 sobre Coerência e Coesão: (FUVEST) – Além de parecer não ter rotação, a Terra parece também estar imóvel no meio dos céus. Ptolomeu dá argumentos astronômicos para tentar mostrar isso. Para entender esses argumentos, é necessário lembrar que, na antiguidade, imaginava-se que todas as estrelas (mas não os planetas) estavam distribuídas sobre uma superfície esférica, cujo raio não parecia ser muito superior à distância da Terra aos planetas. Suponhamos agora que a Terra esteja no centro da esfera das estrelas. Neste caso, o céu visível à noite deve abranger, de cada vez, exatamente a metade da esfera das estrelas. E assim parece realmente ocorrer: em qualquer noite, de horizonte a horizonte, é possível contemplar, a cada instante, a metade do zodíaco. Se, no entanto, a Terra estivesse longe do centro da esfera estelar, então o campo de visão à noite não seria, em geral, a metade da esfera: algumas vezes poderíamos ver mais da metade, outras vezes poderíamos ver menos da metade do zodíaco, de horizonte a horizonte. Portanto, a evidência astronômica parece indicar que a Terra está no centro da esfera de estrelas. E se ela está sempre nesse centro, ela não se move em relação às estrelas.
(Roberto de A. Martins, Introdução geral ao Commentarius de Nicolau Copérnico.)

Os termos além de, no entanto, então, portanto estabelecem no texto relações, respectivamente, de:

a) distanciamento – objeção – tempo – efeito.
b) adição – objeção – tempo – conclusão.
c) distanciamento – consequência – conclusão – efeito.
d) distanciamento – oposição – tempo – consequência.
e) adição – oposição – consequência – conclusão.


Questão 06. No texto a seguir há um trecho que, se tomado literalmente (ao pé da letra), leva uma interpretação absurda.

Um cadáver morto foi encontrado boiando em canal.“(Folha de S. Paulo, 2 nov. 1990.)

a) Identifique o trecho problemático.
b) Diga qual a interpretação absurda que se pode extrair desse trecho.
c) Qual a interpretação pretendida pelo autor?
d) Reescreva o trecho de forma que deixe explícita tal interpretação.


Questão 07. Sobre o texto abaixo, pode-se afirmar corretamente que:

Eu tinha lá em casa dez garrafas de cachaça, da boa.
Mas minha mulher obrigou-me a joga-las fora.
Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia.
Peguei a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia.
Peguei a terceira garrafa bebi o resto e joguei o copo na pia.
Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo.
Pequei o quinto copo joguei a rolha na pia e bebi a garrafa.
Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo no resto.
A sétima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia.
Peguei no copo, bebi no resto e joguei a pia na oitava garrafa.
Joguei a nona pia no copo, peguei na garrafa e bebi o resto.
O décimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia.
(http://www.piadasnet.com/piada181bebados.htm)

a) Esse texto está completamente incoerente, logo não transmite nenhum sentido ao leitor.

b) É inadmissível um texto como esse, tendo em vista não ter sentido lógico para o leitor.

c) Esse texto cumpre sua função comunicativa, apesar de seu autor não ter sido coerente com suas palavras.

d) Esse texto utiliza-se intencionalmente da incoerência semântica para atingir o efeito de sentido pretendido.

e) Acidentalmente, a lógica desse texto é o fato de não ter sentido lógico.


Questão 08. Sobre a coerência textual, é incorreto afirmar:

a) A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, própria daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias.

b) Por serem os sentidos elementos subjetivos, podemos dizer que a coerência não pode ser delimitada, pois o leitor é o responsável pela constituição dos significados do texto.

c) A coerência é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.

d) A não contradição, a não tautologia e o princípio da relevância são elementos básicos que garantem a coerência textual.

e) A coerência textual dispensa o uso adequado dos conectivos, elementos que apenas colaboram para a estruturação do texto sem apresentar relação direta com a semântica textual.


Questão 09. Na frase: Sou coletivo. Tenho o mundo dentro de mim. O elemento coesivo que melhor uniria estas duas orações é:

a) E
b) Afinal
c) Entretanto
d) Ou
e) Ainda que


Questão 10. (INATEL) – As frases a seguir estão sem seus elementos de coesão. Dentro dos parênteses está o significado que eles devem estabelecer dentro da frase. Assinale a única opção em que todos elementos estão cumprindo esta exigência.

I. Chamaram-me __________________ o diretor chegou a sua sala. (tempo)
II. __________________ estávamos cansados, resolvemos dormir. (causa)
III. __________________ soubemos, o estádio ficará fechado para reformas. (conformidade)
IV. Ele se veste __________________ um príncipe. (comparação)
V. Cumpriremos as exigências __________________ pareçam absurdas. (concessão)

a) desde que / Conforme / Como / tal como / embora.
b) quando / Porque / Conforme / de modo que / a fim de que.
c) assim que / Como / Segundo / como / por mais que.
d) logo que / Por que / Se / como / para que.
e) porque / Quando / Embora / bem como / que.

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