Lista com 08 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Exercícios sobre Vanguardas Europeias para o Ensino Médio com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Enem 2011.2. As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma:
A) uniformidade de tons como crítica à industrialização.
B) mecanização do homem expressa por formas tubulares.
C) aproximação impossível entre máquina e homem.
D) imagem plana para expressar a industrialização.
E) abordagem sentimentalista do homem.
Questão 02. Assinale a opção em que todos os movimentos artísticos listados, façam parte da Vanguarda Europeia.
a) Simbolismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Realismo.
b) Realismo, Cubismo, Simbolismo, Impressionismo e Futurismo.
c) Surrealismo, Cubismo, Naturalismo, Expressionismo e Futurismo..
d) Surrealismo, Romantismo, Realismo, Expressionismo e Futurismo.
e) Surrealismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Futurismo.
Questão 03. Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias do início do século passado com suas principais características.
1. Surrealismo
2. Futurismo
3. Dadaísmo
( ) A arte representa o movimento incansável da vida urbana.
( ) Irracionalismo interpretativo
( ) “Arte do sonho”
( ) Quebra dos valores artísticos ligados ao belo e à ideologia norteadora
( ) Representação incoerente
( ) Culto ao mundo moderno e suas representações: a máquina, a indústria, etc.
( ) Associações alucinatórias e ligação com o mundo psíquico
( ) Destruição do passado
A sequência é:
a) 2 – 1 – 1 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2
b) 2 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
c) 2 – 2 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
d) 3 – 3 – 1 – 2 – 3 – 2 – 1 – 3
e) 2 – 3 – 1 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2
Questão 04. Enem 2010.2. O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente.
(AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro, 1925, óleo sobre tela, 65×70, IEB/USP)
Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a:
A) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
B) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.
C) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
D) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
E) forma apresenta contornos e detalhes humanos.
Questão 05. CESPE. Para o surrealista André Breton, “a beleza tem que ser convulsiva para deixar de sê-lo”. Uma arte que se concentrava na visão interna é o que se depreende da afirmativa de Picasso de que a arte “não é o que você vê, mas o que você sabe que está lá”. Considerando esses pontos de vista e o cenário cultural do Ocidente nas primeiras décadas do século XX, julgue (C ou E) os itens que se seguem.
A) Ainda que com temas recorrentes, a arte do início do século XX caracterizava-se, entre outros aspectos, pela rapidez com que os estilos se sobrepunham.
B) A preocupação em retratar grandes eventos históricos, seguindo a trilha aberta pelos românticos do século XIX, em vez das cenas da vida quotidiana, marca a pintura do início do século XX.
C) Infere-se das citações de Breton e Picasso, acima reproduzidas, que, na visão desses artistas, a arte do século XX deveria ser desafiadoramente realista.
D) O Cubismo é o exemplo por excelência de um estilo artístico bem recebido pelo grande público e cuja aceitação transcendeu, de imediato, os meios mais familiarizados com a pintura.
Questão 06. Sobre o Futurismo, estão corretas as seguintes alternativas:
I. No Brasil, todas as tendências de vanguarda foram chamadas de Modernismo, que equivale ao Futurismo, para os italianos, e ao Expressionismo, para os alemães.
II. Na literatura brasileira, seus principais representantes foram Manuel Bandeira e Augusto Frederico Schmidt, que se apropriaram de ideais futuristas para a realização de uma escrita automática e telegráfica.
III. O Futurismo difundiu-se por meio de manifestos e conferências, encontrando na literatura seu meio ideal de realização artística.
IV. Entre suas principais características estão a decomposição das figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada), a não utilização da perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor.
a) I e III estão corretas.
b) Apenas I está correta.
c) II e IV estão corretas.
d) II e IV estão corretas.
e) Todas estão corretas.
Questão 07. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de Monteiro Lobato:
a) Moralista e doutrinador, tinha acentuadas tendências para uma concepção racionalista e pragmática do homem.
b) Criador do Jeca Tatu, apontou as mazelas físicas, sociais e mentais do Brasil da Primeira República.
c) Em sua narrativa, notam-se costumes interioranos, intenção satírica e efeitos sentimentais.
d) Assumiu posições favoráveis às vanguardas europeias: futurismo, cubismo, expressionismo, surrealismo.
e) Apesar de certas ousadias, sua prosa não rompe, no fundo, nenhum molde convencional.
Questão 08. Sobre as vanguardas europeias, é correto afirmar, exceto:
a) Entre suas principais manifestações estão o Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, todos surgidos na Europa no início do século XX.
b) As vanguardas europeias influenciaram as artes no mundo ocidental de maneira contundente. No Brasil, as inovações nas artes e na literatura ficaram conhecidas como Modernismo
c) As tendências literárias que compuseram as vanguardas europeias estavam unidas por um único projetor artístico, cuja proposta era a de retomar os ideais clássicos nas artes e na literatura.
d) A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde, “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais.
e) Não havia um projeto artístico em comum que agregasse os artistas de vanguarda em torno de uma única proposta, contudo, estavam unidos por uma mesma causa: a de inovar as artes e romper com os padrões clássicos vigentes.
01. B;
02. E;
03. B;
04. A;
05. A;
06. A;
07. D;
08. C
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: amdarkbr@gmail.com
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína