20 Atividades sobre Anelídeos e Moluscos para o 7º Ano e 8º Ano do Ensino Fundamental

Questão 01. A concha é um elemento importante nos moluscos. Selecione a alternativa que relaciona incorretamente o tipo de concha e seu representante:

A) Lula – sem concha
B) Mexilhão – duas conchas (bivalve)
C) Caramujo – uma concha (univalve)
D) Lula – concha interna

Questão 02 com Atividades sobre Anelídeos e Moluscos para o 7º Ano e 8º Ano: Você conhece vários representantes dos filo moluscos, entre eles, os caramujos, as ostras e os polvos. Agora, escreva quais dos animais citados possuem as características abaixo (um animal pode ter mais de uma característica).

A) Moluscos que têm a capacidade de soltar tinta preta para fugir dos predadores.________________
B) Concha dividida em duas partes (valvas).__________________
C) Moluscos que produzem pérolas.__________________
D) Moluscos do grupo dos gastrópodes.__________________
E) Moluscos do grupo dos cefalópodes._______________________
F) Moluscos sem conchas._______________________

Questão 03. No Brasil, estima-se que 6 milhões de pessoas estejam contaminadas pelo verme da esquistossomose também chamada doença do caramujo. A doença é mais comum no Nordeste e no Norte de Minas Gerais. O filo e a classe do transmissor da larva do verme estão representados respectivamente em:

a) Molusco e cefalópode.
b) Platelmintos e esquistossomo.
c) Molusco e gastrópode.
d) Molusco e esquistossomo.

Questão 04. A rádula, presente em certos moluscos, tem por função:

A) Defendê-los do ataque de outros animais.
B) Digerir quimicamente os alimentos.
C) Favorecer a locomoção.
D) Ralar os alimentos.

Questão 05. A respiração dos moluscos é:

A) exclusivamente branquial.
B) cutânea, branquial e pulmonar.
C) traqueal e pulmonar.
D) apenas cutânea e branquial.

Questão 06. (Uel) Os invertebrados que possuem olhos estruturalmente semelhantes aos dos vertebrados são os:

A) cefalópodes
B) aracnídeos.
C) crustáceos.
D) gastrópodos.

Questão 07. (Fgv) Os moluscos bivalves (ostras e mexilhões) são organismos economicamente importantes como fonte de alimento para o homem, por possuírem alto valor nutritivo. Eles conseguem filtrar grandes volumes de água em poucas horas, daí serem comumente chamados “organismos filtradores”, mas, em consequência, podem acumular no seu trato digestivo, altas concentrações de microrganismos e compostos químicos tóxicos, eventualmente presentes na água onde vivem, assim pondo em risco a saúde pública e exercendo grande impacto social e econômico nas áreas de sua criação. Assinale a afirmação correta.

A) Os moluscos não possuem sistema digestivo.
B) Os moluscos não possuem sistema nervoso ganglionar.
C) Os mexilhões possuem concha com apenas uma valva.
D) Nos mexilhões, as brânquias têm função respiratória e importante papel na nutrição.

Questão 08. Todo agricultor procura ter minhocas no solo onde planta. As minhocas são importantes para:

a) o empobrecimento do solo.
b) a fixação do nitrogênio nas raízes das plantas.
c) a produção de oxigênio.
d) a fertilidade do solo.

Questão 09. O nome do grupo refere-se ao corpo mole desses animais, geralmente protegidos por uma concha externa com incrível variedade de formas, cores e tamanhos. Essas características refere-se ao filo dos:

A) Artrópodes
B) Equinodermos
C) Moluscos
D) Anelídeos

 

Questão 10 com Atividades sobre Anelídeos e Moluscos para o 7º Ano e 8º Ano: Observe o esquema de um caracol:

caracol molusco atividades 7 ano

Que partes do corpo do molusco acima são indicadas pelas letras A, B e C respectivamente?

A) cabeça, pé e massa visceral
B) pé, massa visceral e cabeça
C) cabeça, massa visceral e pé
D) massa visceral, cabeça e pé

Questão 11. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) Na classe dos gastrópodes estão os polvos, caramujos e náutilos.
( ) Alguns moluscos possuem brânquias.
( ) A concha dos moluscos é constituída de calcário.
( ) O corpo duro dos moluscos é que dá o nome ao filo.
( ) Entre os bivalves estão as ostras e mexilhões.

A relação correta de cima para baixo é:
A) F, V, V, F, V
B) V, V, F, V, V
C) V, F, V, F, F
D) F, F, V, V, F

Questão 12. Sobre os moluscos é correto afirmar que:

A) no filo desses animais podemos incluir as medusas.
B) a lesma pertence à classe dos bivalves.
C) o polvo é um representante dos gastrópodes.
D) a concha dos bivalves é dividida em duas partes (valvas).

Questão 13. Polvos, ostras entre os moluscos, além de saborosos, são muito nutritivos e ricos em proteínas, vitaminas, sais minerais e outras substâncias. Em qual grupo de moluscos estão classificados esses animais, respectivamente?

A) Gastrópodes e cefalópodes
B) Cefalópodes e bivalves
C) Bivalves e gastrópodes
D) Bivalves e cefalópode

Questão 14. A introdução do caramujo africano traz uma série de infortúnios para o meio ambiente e também para a população, já que hoje esses caramujos encontram-se aos milhares em várias cidades brasileiras, causando muitos problemas. Assinale a afirmação incorreta sobre sua introdução aqui no Brasil:

A) O caramujo africano é portador de parasitas que podem causar doenças.
B) Por se reproduzirem facilmente, a população de caramujos aumentou consideravelmente.
C) Pela presença de bons competidores, o caramujo africano reproduziu-se mais rapidamente, espalhando-se pelas cidades brasileiras.
D) O caramujo africano possui hábito alimentar diversificado e bem adaptado às condições de vida tanto do campo como das cidades.

Questão 15. São moluscos filtradores aqueles que retiram da água microrganismos que lhes servem de alimento. O molusco considerado do grupo dos filtradores é:

A) mexilhão
B) lula
C) caramujo
D) lesma

Questão 16. No corpo dos moluscos existe ainda (…), a pele que fica sob a concha, na região dorsal, é responsável pela formação da concha. O termo que completa corretamente a linha pontilhada é indicado pela letra:

A) rádula
B) massa visceral
C) manto
D) concha

Questão 17. Quais das alternativas abaixo representam corretamente a relação entre as ações de defesa e seu representante:

I) Capacidade de camuflar-se – náutilo
II) Uso do jato-propulsão para se deslocar facilmente – polvo e lula
III) Liberação de tinta para despistar o predador – lula e polvo
IV) Uso da concha para proteção – polvo

A) Todas as alternativas
B) As alternativas I e IV
C) As alternativas II e IV
D) As alternativas II e III

Questão 18. Assinale a opção correta com relação às características dos cefalópodes:

A) Não possuem olhos bem desenvolvidos.
B) Possuem tentáculos.
C) Todos possuem conchas.
D) Todos os representantes liberam tinta para despistar seu predador.

Questão 19. Relacione a primeira coluna (que contém exemplares dos moluscos) com a segunda coluna (que apresenta o grupo ao qual pertencem).

1 – Lesma
2 – Ostra
3 – Caracol
4 – Lula
5 – Náutilo

A – Gastrópodo
B – Cefalópodo
C – Bivalvo

Questão 20. Depois de estudar os moluscos, Ana concluiu que certo grupo desse filo possui uma estrutura de quitina na língua usada para raspar alimento, principalmente algas e outros alimentos incrustados nas rochas. O nome da estrutura mencionada no texto é:

A) dentes calcários
B) ventosas
C) rádula
D) quelíceras

A associação correta é:
A) 1A – 2C – 3A – 4B – 5B
B) 1A – 2A – 3B – 4C – 5C
C) 1B – 2C – 3B – 4A – 5A
D) 1C – 2B – 3C – 4A – 5A

Deixe um comentário