Relações Ecológicas Listas de Questões com Gabarito

Questão 01 sobre Relações Ecológicas: UFR-RJ. Relações Ecológicas:

tirinha sobre  Relações Ecológicas

O “espírito de união” entre as formigas é identificado como uma relação harmônica denominada:
a) sociedade.
b) mutualismo.
c) protocooperação.
d) colônia.
e) comensalismo.


Questão 02. UFRGS-RS. Leia as definições a seguir, referentes a tipos de interações ecológicas que ocorrem entre os organismos em uma comunidade.

I. Sociedade: associação anatômica entre indivíduos da mesma espécie que passam a formar uma unidade estrutural e funcional.

II. Colônia: interação entre indivíduos de uma mesma espécie em que há divisão de trabalho.

III. Protocooperação: associação facultativa entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos se beneficiam.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II, III.


Questão 03. Fuvest-SP. O tipo de relação ecológica que se estabelece entre as flores e as abelhas que nelas coletam pólen e néctar é:

a) comensalismo.
b) competição.
c) herbivorismo.
d) mutualismo.
e) parasitismo.


Questão 04. Uespi. Na natureza, as hienas acompanham a distância os leões e alimentam-se dos restos da caça desses predadores. Por isso, no filme O Rei Leão, de Walt Disney, as hienas são chamadas de “carniceiras”. Esse é um exemplo de relação ecológica denominada:

a) amensalismo.
b) protocooperação.
c) mutualismo.
d) comensalismo.
e) competição interespecífica.


Questão 05 sobre Relações Ecológicas: Mackenzie-SP. Certos fungos se desenvolvem nas raízes de certas plantas, formando uma associação denominada micorriza. Sobre essa associação, é correto afirmar que é um tipo de:

a) parasitismo, pois o fungo prejudica a planta hospedeira.
b) comensalismo, pois o fungo é beneficiado e a planta não é prejudicada.
c) mutualismo, pois tanto o fungo quanto a planta são beneficiados.
d) epifitismo, pois o fungo só se desenvolve na raiz da planta para conseguir absorver melhor os nutrientes do solo.
e) predatismo, pois o fungo mata a planta ao sugar-lhe a seiva orgânica.


Questão 06. UEL-PR. As mamangavas são insetos que se alimentam do néctar de flores de maracujá. Ao visitar uma flor, a mamangava esbarra na estrutura masculina responsável pela produção de grãos de pólen, que ficam presos ao seu corpo. Ao visitar outra flor, os grãos de pólen podem se soltar do corpo, cair sobre a estrutura feminina e fecundar os seus óvulos. Como se classifica o tipo de interação existente entre a mamangava e o maracujá, cujas flores lhe fornecem alimento?

a) Comensalismo
b) Predatismo
c) Mutualismo
d) Parasitismo
e) Inquilinismo


Questão 07. UFRGS-RS. A rêmora, ou peixe-piolho, fixa-se no corpo do tubarão, deslocando-se com ele e aproveitando os restos de suas presas. Esse é um exemplo típico de:

a) predatismo.
b) comensalismo.
c) mutualismo.
d) parasitismo.
e) mixotrofismo.


Questão 08. UFG-GO. Algumas plantas desenvolvem-se bem em terrenos ricos em bactérias do gênero Rhizobium, que se asso-ciam às suas raízes, formando nódulos macroscópicos. Determinados mamíferos herbívoros abrigam, em seu tubo digestório, bactérias que digerem a celulose, transformando-a em carboidratos aproveitáveis. As associações descritas são harmônicas, por meio das quais:

a) as espécies envolvidas são beneficiadas, estabelecendo uma interdependência fisiológica entre si.

b) um dos indivíduos é beneficiado, utilizando os restos alimentares do outro, e este não é prejudicado.

c) ambos são beneficiados, mas podem viver de modo independente, sem prejuízo para qualquer um deles.

d) uma das espécies é beneficiada, sendo abrigada pela espécie hospedeira, e esta não é prejudicada.

e) dois indivíduos da mesma espécie mostram-se fortemente ligados um ao outro, e não conseguem viver isoladamente.


Questão 09. UFRGS-RS. Certos animais, como as cabras, que vivem em regiões montanhosas e com vegetação escassa, podem sobreviver, alimentando-se de restos de papel e papelão. O aproveitamento desses materiais é possível devido à existência de bactérias produtoras de enzimas que degradam a celulose, que vivem no tubo digestório desses animais. Este caso constitui um exemplo de associação…. entre seres vivos, conhecida como….

Qual a alternativa que completa corretamente as lacunas na afirmação apresentada?
a) desarmônica – parasitismo
b) harmônica – inquilinismo
c) harmônica – mutualismo
d) desarmônica – inquilinismo
e) desarmônica – predatismo


Questão 10 sobre Relações Ecológicas: UPF-RS. O girino, ao se transformar em rã adulta, muda a sua dieta alimentar quando passa a comer insetos e, até mesmo, a própria borboleta. Esta relação entre rã e inseto é chamada de:

a) desarmônica e intraespecífica.
b) competição, pois os animais estão disputando o espaço e o alimento.
c) interação ecológica inter-específica, classificada como predação.
d) inter-específica, classificada como comensalismo, pois o objetivo é o alimento.
e) protocooperação, pois a rã se beneficia e regula a população de insetos.


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Gabarito com as respostas da lista de exercícios sobre Relações Ecológicas:

01. A;

02. B;

03. D;

04. D;

05. C;

06. C;

07. B;

08. A;

09. C;

10. C

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