Lançamento Horizontal e Oblíquo Exercícios

1) Lançamento Horizontal e Oblíquo: (Aman) Uma esfera é lançada com velocidade horizontal constante de módulo v = 5 m/s da borda de uma mesa horizontal. Ela atinge o solo num ponto situado a 5 m do pé da mesa conforme o desenho abaixo.

Desprezando a resistência do ar, o módulo da velocidade com que a esfera atinge o solo é de: Dado: Aceleração da gravidade: g=10 m/s2

a) 4 m/s

b) 5 m/s

c) 5 m/s

d) 6 m/s

e) 5 m/s

 

 

2) (Uerj) Três blocos de mesmo volume, mas de materiais e de massas diferentes, são lançados obliquamente para o alto, de um mesmo ponto do solo, na mesma direção e sentido e com a mesma velocidade.

Observe as informações da tabela:

A relação entre os alcances A1, A2 e A3 está apresentada em:

a) A1 > A2 > A3

b) A1 < A2 < A3

c) A1 = A2 > A3

d) A1 = A2 = A3

 

 

3) Lançamento Horizontal e Oblíquo: (Pucrj) Um projétil é lançado com uma velocidade escalar inicial de 20 m/s com uma inclinação de 30° com a horizontal, estando inicialmente a uma altura de 5,0 m em relação ao solo. A altura máxima que o projétil atinge, em relação ao solo, medida em metros, é:

Considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s2

a) 5,0

b) 10

c) 15

d) 20

e) 25

 

 

4) (Ucs) Uma noiva, após a celebração do casamento, tinha de jogar o buquê para as convidadas. Como havia muitas ex-namoradas do noivo, ela fazia questão de que sua melhor amiga o pegasse. Antes de se virar para, de costas, fazer o arremesso do buquê, a noiva, que possuía conhecimento sobre movimento balístico, calculou a que distância aproximada a amiga estava dela: 5,7 m. Então ela jogou o buquê, tomando o cuidado para que a direção de lançamento fizesse um ângulo de 60° com a horizontal. Se o tempo que o buquê levou para atingir a altura máxima foi de 0,7 s, qual o valor aproximado da velocidade dele ao sair da mão da  noiva? (Despreze o atrito com o ar. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, cos 60° = 0,5 e sen 60° = 0,87.)

a) 1,5 m/s

b) 5,5 m/s

c) 6,0 m/s

d) 8,0 m/s

e) 11,0 m/s

 

 

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:

Três bolas − X, Y e Z − são lançadas da borda de uma mesa, com velocidades iniciais paralelas ao solo e mesma direção e sentido. A tabela abaixo mostra as magnitudes das massas e das velocidades iniciais das bolas.

 

5) Lançamento Horizontal e Oblíquo: (Uerj) As relações entre os respectivos tempos de queda tx, ty e tz das bolas X, Y e Z estão apresentadas em:

a) tx < ty < tz

b) ty < tz < tx

c) tz < ty < tx

d) ty = tx = tz

 

Atividades de Física sobre os Medidores Elétricos.

 

6) Lançamento Horizontal e Oblíquo: (Uerj) As relações entre os respectivos alcances horizontais Ax, Ay e Az das bolas X, Y e Z, com relação à borda da mesa, estão apresentadas em:

a) Ax < Ay < Az

b) Ay = Ax < A z

c) Az < Ay < Ax

d) Ay < Az < Ax

 

 

7) (Uff) Após um ataque frustrado do time adversário, o goleiro se prepara para lançar a bola e armar um contra-ataque. Para dificultar a recuperação da defesa adversária, a bola deve chegar aos pés de um atacante no menor tempo possível. O goleiro vai chutar a bola, imprimindo sempre a mesma velocidade, e deve controlar apenas o ângulo de lançamento. A figura mostra as duas trajetórias possíveis da bola num certo momento da partida.

Assinale a alternativa que expressa se é possível ou não determinar qual destes dois jogadores receberia a bola no menor tempo. Despreze o efeito da resistência do ar.

a) Sim, é possível, e o jogador mais próximo receberia a bola no menor tempo.

b) Sim, é possível, e o jogador mais distante receberia a bola no menor tempo.

c) Os dois jogadores receberiam a bola em tempos iguais.

d) Não, pois é necessário conhecer os valores da velocidade inicial e dos ângulos de lançamento.

e) Não, pois é necessário conhecer o valor da velocidade inicial.

 

 

8) (Ufu) Uma pedra é lançada do solo com velocidade de 36 km/h fazendo um ângulo de 45° com a horizontal. Considerando g = 10 m/s2 e desprezando a resistência do ar, analise as afirmações abaixo.

I. A pedra atinge a altura máxima de 2,5 m.

II. A pedra retorna ao solo ao percorrer a distância de 10 m na horizontal.

III. No ponto mais alto da trajetória, a componente horizontal da velocidade é nula.

Usando as informações do enunciado, assinale a alternativa correta.

a) Apenas I é verdadeira.

b) Apenas I e II são verdadeiras.

c) Apenas II e III são verdadeiras.

d) Apenas II é verdadeira.

 

 

9) (Uesc) Galileu, ao estudar problemas relativos a um movimento composto, propôs o princípio da independência dos movimentos simultâneos — um móvel que descreve um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo.

Assim, considere um corpo lançado obliquamente a partir do solo sob ângulo de tiro de 45° e com velocidade de módulo igual a 10,0 m/s. Desprezando-se a resistência do ar, admitindo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10 m/s2 e sabendo-se que cos 45° = , e sen 45° = é correto afirmar:

a) O alcance do lançamento é igual a 5,0 m.

b) O tempo total do movimento é igual a s .

c) A altura máxima atingida pelo corpo é igual a 10,0 m.

d) O corpo atinge a altura máxima com velocidade nula.

e) A velocidade escalar mínima do movimento é igual a 10,0 m/s.

 

 

10) Lançamento Horizontal e Oblíquo: (Puccamp) Do alto de uma montanha em Marte, na altura de 740 m em relação ao solo horizontal, é atirada horizontalmente uma pequena esfera de aço com velocidade de 30 m/s. Na superfície deste planeta a aceleração gravitacional é de 3,7 m/s2. A partir da vertical do ponto de lançamento, a esfera toca o solo numa distância de, em metros,

a) 100

b) 200

c) 300

d) 450

e) 600

 

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Gabarito com as respostas das questões de física sobre Lançamento Horizontal e Oblíquo:

01) e;

02) d;

03) b;

04) d;

05) d;

06) c;

07) b;

08) b;

09) b;

10) e

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2 comentários em “Lançamento Horizontal e Oblíquo Exercícios”

    • então jorge, nessa questão pergunta qual receberá a bola mais rápido. E o tempo de voo é determinado principalmente pela altura, quando mais alto, mais tempo para atingir a altura máxima e mais tempo para cair. Logo, por mais que seja mais longe o segundo, a bola voa mais baixo e portanto também cai mais rápido. Entendeu?

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