Simulado de Língua Portuguesa com Atividades sobre os Pronomes

01. Atividades sobre os Pronomes: U.F. Uberlândia-MG – Assinale a única alternativa em que os elementos em destaque não podem ser substituídos por onde.

a) “…quando estava quase a suceder um desastre na entrada, entre o carro de bois e a sege em que a senhora vinha, a senhora, em vez de ficar séria e pensar em Deus, enfiou a cabeça por entre as cortinas para fora, rindo…” (M. de Assis).
b) “Mascarenhas fez-me notar à esquerda da capela o lugar
em que estava sepultado o ex-ministro.” (M. de Assis)
c) “Lalau sentou-se. A cadeira
em que se sentou era uma velha cadeira de espaldar de couro lavrado e pés em arco.” (M. de Assis)
d) “… falou-me também da piedade e saudade da viúva, da veneração
em que tinha a memória dele, das relíquias que guardava, das alusões frequentes na conversão.” (M. de Assis)


02. UFGO – A. Toda a gente voltou da ilha com o baile na cabeça, muita sonhou com ele, alguma dormiu mal ou nada…
B. Onde é que
a gente se encontra?
C. (…) fazia que ela evitasse a companhia das outras, desconfiasse de toda
a gente (…)
D. E as pessoas aprenderiam a gostar menos dessas coisas que representam luxo e conforto.
Todos se habituariam e pensar coletivamente.
Os enunciados acima foram retirados dos livros
Esaú e Jacó (A) e O resto é silêncio (B, C e D), de Machado de Assis e Érico Veríssimo, respectivamente.

Considerando-se os elementos em negrito,
( ) no enunciado A, as palavras
muita e alguma estão sendo usadas inadequadamente, pois ambas necessitam da explicitação do termo gente.
( ) no enunciado B, a expressão
a gente, referindo-se ao emissor-personagem e seus comparsas, tem o sentido de “nós”.
( ) no enunciado C, emitido por uma voz narrativa onisciente, a expressão em destaque pode ter o sentido de “nós”.
( ) no enunciado D, a palavra
todos tem valor anafórico, já que substitui um grupo nominal anteriormente expresso.


03. Univali-SC – Assinale, dentre as frases a seguir, retiradas de jornais de circulação regional, a que está de acordo com as normas da Língua Portuguesa.

a) É outra daquelas questões onde não é certo optar por uma alternativa, excluindo a outra.
b) Além dos efeitos sociais e econômicos referidos, um plano de retomada da indústria de construção fere uma carência objetiva do país, onde há necessidade de milhões de casas…
c) Um reflexo na pupila (menina dos olhos), em um recém-nascido poderá revelar problemas na retina, tumores intra-oculares, ou até catarata congênita onde realizar-se-á cirurgia o mais breve possível.
d) A surpresa aconteceu na sétima prova, onde houve a divergência sobre a terceira cidade mais antiga do país.
e) Participaram todos os 540 alunos distribuídos em 8 equipes, onde se buscou equilibrar a força, unindo os alunos maiores com os menores.


04. UFGO – Considere os enunciados abaixo.

A. Os atletas não se prepararam bem, onde se saíram mal nas competições.
B. Onde há fumaça, há fogo.
C. Vivemos numa economia globalizada, onde os produtos industrializados não têm uma só nacionalidade.
D. Saiu da casa cedinho onde só voltou depois que todas dormiam.

Segundo a norma padrão da língua portuguesa:
( ) o relativo onde pode ser empregado, estabelecendo relação conclusiva entre orações, como no enunciado A.
( ) o empregado do relativo onde, no enunciado B, está inadequado, porque ele não tem um referente explícito.
( ) o relativo onde, no enunciado C, está empregado adequadamente, porque se refere a uma expressão com valor de lugar virtual.
( ) o verbo voltar, no enunciado D, exige que o relativo onde seja precedido por “a” ou “para”.


05. Atividades sobre os Pronomes: U. Alfenas-MG – Dadas as sentenças:

I. Os projetos que me enviaram estão em ordem; devolvê-los-ei ainda hoje.
II. Não te conto toda a verdade já que preocupo-me demais com tua situação.
III. “Esses são os livros que se acham à disposição do público, mas acredita-se que poucos procurá-los-ão”.
IV. Quero que você se habitue com minhas falhas, eu deveria preparar-me melhor.

A sequência que contém as frases corretas quanto à colocação dos pronomes átonos é:
a) II e III.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e IV.
e) I e IV.


06. Atividades sobre os Pronomes: F.I. Vitória-ES – O seguinte período apresenta algumas lacunas:
“Ela ficou em casa …………… dois, para conversar …………… sobre o livro, mas disse ao meu irmão que era difícil para …………… ler aquele livro sozinho, porque as letras eram pequenas demais para …………… ler, sem forçar meus olhos hipermetropes.”

Os pronomes de 1ª pessoa que completam adequadamente as lacunas são, respectivamente:
a) conosco – conosco – mim – mim
b) conosco – conosco – eu – eu
c) com nós – conosco – eu – mim
d) conosco – com nós – eu – eu
e) com nós – conosco – mim – eu


07. Unifor-CE – “É bem provável que frequentadores de museus não procurem essa instituição.”

Substituindo-se a expressão em negrito na frase acima pelo pronome que lhe é correspondente, obtém-se:
a) não lhe procurem;
b) não a procurem;
c) não procurem-a;
d) não procurem-lhe;
e) não procurem-na.


08. F.M. Triângulo Mineiro-MG – Una as frases por um pronome relativo e assinale a alternativa correta, de acordo com a norma culta.

“A Lagoa Rodrigo de Freitas já havia chamado a atenção de D. Pedro II. As águas da Lagoa continuam malcheirosas.”
a) D. Pedro II já havia chamado a atenção para as águas malcheirosas da Lagoa Rodrigo de Freitas.
b) A Lagoa Rodrigo de Freitas, cujas águas continuam malcheirosas, já havia chamado a atenção de D. Pedro II.
c) D. Pedro II afirmara que as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas continuam mal cheirosas.
d) A Lagoa Rodrigo de Freitas que as águas continuam malcheirosas já havia chamado a atenção de D. Pedro II.
e) As águas da Lagoa Rodrigo de Freitas continuam malcheirosas e elas já haviam chamado a atenção de D. Pedro II.


09. U. Potiguar-RN – Os trechos que seguem mostram que certas construções típicas do português falado, são utilizadas na modalidade escrita, exceto um deles. Aponte-o:

a) Procure preocupar-se com os problemas que você tem maior dificuldade.
b) Uma escola, onde na frente havia uma lanchonete, deverá ser totalmente reformada.
c) Sempre me pareceu muito severo aquele diretor sob cujas ordens trabalhei muitos anos.
d) Consideramos propícia a escolha do momento dele falar.


10. Atividades sobre os Pronomes: Unifor-CE – O período cuja redação está inteiramente clara e correta é:

a) Todos os meninos menores de dois anos sofreram os efeitos dos elementos radioativos que lhes foram distribuídos a mando de Herodes.
b) A recepção que a Virgem e o carpinteiro José puderam desfrutar ironicamente, foi de um boi branco e de um burro cansado.
c) A poderosa nuvem que o autor se refere foi a visão que também vitimou os habitantes das duas cidades japonesas que recaíram as bombas atômicas.
d) Nem bem chegaram ao hotel em cujo se realizava um congresso internacional o dono escorraçou os viajantes.
e) A súbita explosão de cuja se formou uma poderosa nuvem em forma de cogumelo deve de ter sido uma visão aterrorizadora.

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Gabarito com as respostas das atividades sobre os Pronomes:

Resposta da atividade 01. d;

Resposta da atividade 02. F – V – F – V;

Resposta da atividade 03. b;

Resposta da atividade 04. F – F – V – V;

Resposta da atividade 05. e;

Resposta da atividade 06. c;

Resposta da atividade 07. b;

Resposta da atividade 08. b;

Resposta da atividade 09. c;

Resposta da atividade 10. a

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