Questão 01. (UFG) Exercícios sobre Briófitas e Pteridófitas: O ciclo de vida das pteridófitas apresenta mais adaptações ao ambiente terrestre que o das briófitas. Quanto a essas características evolutivas, julgue os itens a seguir:
( ) As briófitas estão restritas aos ambientes áridos, enquanto as pteridófitas vegetam em vários ambientes, pois são seres ricos em lignina.
( ) As pteridófitas são plantas que fazem o transporte rápido da seiva, enquanto nas briófitas o transporte é feito de célula a célula.
( ) Nas briófitas, o transporte de água e nutrientes percorre as pequenas distâncias, por difusão, por isso essas plantas têm tamanho reduzido.
( ) As pteridófitas, ao contrário das briófitas, apresentam um ciclo de vida com geração esporofítica bem desenvolvida.
Questão 02. (UFPR) Existem dois grupos de vegetais com as formas gerais de reprodução quase idênticas: ambos possuem gametófito (n) e esporófito (2n). Indique a correta, entre as combinações a seguir:
A) As pteridófitas possuem o gametófito como fase permanente e o esporófito como fase transitória.
B) As briófitas possuem o gametófito como fase permanente e o esporófito como fase transitória.
C) Nas briófitas, a fase permanente é a diploide, enquanto a haploide é a transitória.
D) Nas pteridófitas, a fase permanente é a haploide e a transitória, a diploide.
E) Nas briófitas, tanto o gametófito como o esporófito são permanentes.
Questão 03. (UFSC) Analise os itens propostos, relacionados com briófitas.
I. São vegetais verdes, portanto, autótrofos.
II. Possuem flores e reproduzem-se sexuadamente.
III. Como exemplo mais conhecido, podemos citar os cogumelos.
IV. Não possuem caules e raízes verdadeiras, mas estruturas análogas chamadas, respectivamente, cauloides e rizoides.
Escolha, entre as opções, a correta:
A) I, II e IV são corretos.
B) I e IV são corretos, enquanto o item II está certo apenas em parte, pois as briófitas não possuem flores.
C) I, II e III são corretos.
D) II e IV estão corretos, enquanto o item I é parcialmente correto, pois as briófitas são verdes, mas não autótrofas.
E) Apenas o item III é correto.
Questão 04. (PUC Minas) Exercícios sobre Briófitas e Pteridófitas: NÃO apresentam em comum:
A) vascularidade, possibilitando maior conquista do meio terrestre.
B) dependência da água para reproduzir.
C) presença de gametas masculinos flagelados.
D) oogamia, indicando maior evolução gamética.
E) ocorrência de meiose na geração esporofítica.
Questão 05. (PUC-SP) No esquema a seguir, que representa o ciclo reprodutivo da filicíneas, os eventos A, B e C são, respectivamente
A) meiose, germinação e fecundação.
B) germinação, meiose e fecundação.
C) fecundação, germinação e meiose.
D) germinação, fecundação e meiose.
E) meiose, fecundação e fecundação.
Questão 06. (FUVEST-SP) Um horticultor deseja obter indivíduos geneticamente idênticos (clones) a uma samambaia comercialmente valiosa.
Para alcançar esse objetivo, ele deve:
A) cultivar os esporos produzidos por essa samambaia.
B) induzir artificialmente a autofecundação dessa samambaia.
C) implantar núcleos de esporos dessa samambaia em oosferas anucleadas de outras plantas.
D) introduzir DNA extraído de folhas dessa samambaia em zigotos de outras plantas.
E) obter fragmentos de rizomas (caule) dessa samambaia e cultivá-los.
Questão 07. (PUC Rs) Responda à questão, com base nas afirmativas a seguir, sobre as plantas pteridófitas.
I. São o grupo mais antigo de plantas vasculares.
II. Possuem caule chamado de rizoma e folhas normalmente divididas em folíolos.
III. suas minúsculas flores podem ser vistas apenas com o auxílio de uma lupa.
IV. sua reprodução envolve a produção de esporos.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas as das alternativas:
A) I, II e III.
B) I, II, III e IV.
C) I, II e IV.
D) I, III e IV.
Questão 08. (UFC–2010) Exercícios sobre Briófitas e Pteridófitas: As pteridófitas são os primeiros vegetais vascularizados. Podemos dizer que são as primeiras plantas com raiz, caule e folha verdadeiros. A maioria das espécies é terrestre e habita lugares úmidos e sombrios. Também chamadas popularmente de samambaias, essas plantas podem se reproduzir tanto assexuadamente como sexuadamente.
Considerando o ciclo reprodutivo das samambaias, é correto afirmar que:
A) a fase dominante do ciclo de vida das samambaias é representada pelo gametófito.
B) a fase efêmera do ciclo de vida das samambaias é representada pelo esporófito.
C) as samambaias se reproduzem assexuadamente pela produção de um protalo, onde se formam os esporos.
D) as samambaias cultivadas em cestas são os esporófitos e, portanto, representam a fase dominante do ciclo evolutivo.
Questão 09. (VUNESP) A uma pessoa que comprasse um vaso de samambaia em uma floricultura e pretendesse devolvê-lo por ter verificado a presença de pequenas estruturas escuras dispostas regularmente na face inferior das folhas, você diria:
A) que a planta, com certeza, se encontrava parasitada por um fungo.
B) que a planta necessitava de adubação, pois mostrava sinais de deficiências nutricionais.
C) que a planta tinha sido atacada por insetos.
D) que as pequenas estruturas eram soros, os quais aparecem normalmente durante o ciclo reprodutivo da planta.
E) que a planta se encontrava com deficiência de umidade, mostrando manchas necróticas nas folhas.
Questão 10. (UFMG) Exercícios sobre Briófitas e Pteridófitas: Esquema parcial do ciclo evolutivo de uma pteridófito terrestre.
Todas as afirmativas referentes ao esquema são verdadeiras, exceto:
A) Trata-se de um vegetal vascular e isosporado.
B) As folhas apresentam esporângios agrupados, formando soros.
C) Para que o anterozoide atinja o arquegônio, é necessária a presença de água.
D) Trata-se de um vegetal que apresenta caule do tipo rizoma.
E) O protalo é a fase mais desenvolvida e duradoura.
>>> Confira nossa lista completa com todos os exercícios sobre Botânica.
Gabarito com as respostas da lista de exercícios de Botânica sobre Briófitas e Pteridófitas:
01. F V V V;
02. B;
03. B;
04. A;
05. A;
06. E;
07. C;
08. D;
09. D;
10. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína