Questão 01. (UNESP-SP) Hormônios vegetais exercícios: Um botânico tomou dois vasos, A e B, de uma determinada planta. O vaso A permaneceu como controle e no vaso B foi aplicado uma substância que induziu a planta a ficar com os estômatos permanentemente fechados. Após alguns dias, a planta do vaso A permaneceu igual e a do vaso B apresentou sinais de grande debilidade, embora ambas tenham ficado no mesmo local e com água em abundância. Foram levantadas três possibilidades para a debilidade da planta B:
I. A água que ia sendo absorvida pelas raízes não pôde ser perdida pela transpiração, acumulando-se em grande quantidade nos tecidos da planta.
II. A planta não pôde realizar fotossíntese, porque o fechamento dos estômatos impediu a entrada de luz para o parênquima clorofiliano das folhas.
III. A principal via de captação de CO2 para o interior da planta foi fechada, comprometendo a fotossíntese.
A explicação correta corresponde a:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
Questão 02. (FUVEST-SP) Em determinada condição de luminosidade (ponto de compensação fótico), uma planta devolve para o ambiente, na forma de gás carbônico, a mesma quantidade de carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o ponto de compensação fótico é mantido por certo tempo, a planta.
a) morre rapidamente, pois não consegue o suprimento energético de que necessita.
b) continua crescendo, pois mantém a capacidade de retirar água e alimento do solo.
c) continua crescendo, pois mantém a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza.
d) continua viva, mas não cresce, pois consome todo o alimento que produz.
e) continua viva, mas não cresce, pois perde a capacidade de retirar do solo os nutrientes de que necessita.
Questão 03. (Umesp) Ao se fazer uma cerca viva podam-se os ápices das plantas. Essa técnica, desenvolvida pelos agricultores muito antes de se conhecer os hormônios vegetais, consiste em:
a) estimular a dominância apical.
b) estimular a dormência das gemas laterais.
c) estimular a produção de auxina para manter a dominância apical.
d) impedir a quebra da dormência das gemas laterais.
e) impedir a produção de auxinas pelas gemas apicais, que inibem as gemas laterais.
Questão 04. (PUC-SP) Hormônios vegetais exercícios: Em uma planta, a coluna líquida dentro de vasos é arrastada para fato de as moléculas de água manter-se unidas por forças de coesão.
A descrição acima se refere à condução de
a) seiva bruta pelos vasos xilemáticos.
b) seiva bruta pelos vasos floemáticos.
c) seiva elaborada pelos vasos xilemáticos.
d) seiva elaborada pelos vasos floemáticos.
e) seiva bruta pelas células companheiras, anexas aos vasos floemáticos. cima, o que se deve ao
Questão 05. (Unifesp) A mandioca (aipim, macaxeira) corresponde ao órgão de uma planta onde se acumulam substâncias de reserva energética que têm sua origem
a) nas folhas, a partir da produção de hormônios vegetais.
b) nas folhas, a partir da fotossíntese.
c) nas raízes, absorvidas diretamente do solo.
d) nas raízes, por relação simbiótica com bactérias.
e) no caule, a partir da quebra da glicose.
Questão 06. (PUC-RS) O transporte de seiva bruta nos vegetais vasculares ocorre devido a diversos fenômenos fisiológicos, tais como:
I – capilaridade;
II – transpiração foliar;
III – plasmólise celular;
IV – maior pressão da raiz;
V – menor pressão da folhas.
Estão corretas:
a) todas.
b) apenas II e IV.
c) apenas II, III, IV e V.
d) apenas I, II, IV e V.
e) apenas I, III e V.
Questão 07. (UFRN) Hormônios vegetais exercícios: Leia o fragmento que segue, extraído de Asa Branca (Luís Gonzaga e Humberto Teixeira):
Que braseiro, que fornaia, Nem um pé de prantação, Por farta d’água, perdi meu gado, Morreu de sede meu alazão…
As espécies vegetais típicas do contexto geográfico focalizado acima apresentam as seguintes adaptações:
a) rápido mecanismo de abertura e fechamento de estômatos – folhas cerificadas.
b) presença de estruturas foliares modificadas em espinhos – raízes adventícias.
c) aumento significativo da superfície foliar – raízes com alto poder absortivo.
d) capacidade de armazenamento de água – associação de micorrizas.
Questão 08. (UFJF-MG) Indique a alternativa que apresenta a associação correta entre a estrutura e o processo envolvidos com a eliminação de água, no estado líquido, pelas plantas:
a) pêlos absorventes – absorção
b) hidatódios – gutação
c) haustórios – transpiração
d) gavinhas – evaporação
Questão 09. (MACK-SP)
I – É produzido principalmente no meristema apical da raiz.
II – O seu principal efeito é promover o crescimento das raízes e caules.
III – Inibe o desenvolvimento das gemas laterais.
IV – Estimula o crescimento e amadurecimento dos frutos.
Das afirmações acima, a respeito do hormônio vegetal auxina, são verdadeiras:
a) I, II, III e IV.
b) apenas I, III e IV.
c) apenas III e IV.
d) apenas I, II e III.
e) apenas II, III e IV.
Questão 10. (FUVEST-SP) Para se obtiver a ramificação do caule de uma planta, como a azaléia por exemplo, deve-se:
a) aplicar adubo com alto teor de fosfato na planta, de modo a estimular a síntese de clorofila e maior produção de ramos.
b) aplicar hormônio auxina nas gemas laterais, de modo a estimular o seu desenvolvimento e consequente produção de ramos.
c) manter a planta por algum tempo no escuro, de modo a estimular a produção de gás etileno, um indutor de crescimento caulinar.
d) cortar as pontas das raízes, de modo a evitar seu desenvolvimento e permitir maior crescimento das outras partes da planta.
e) cortar as pontas dos ramos, de modo a eliminar as gemas apicais que produzem hormônios inibidores do desenvolvimento das gemas laterais.
Questão 11. (UFMA) Hormônios vegetais exercícios: Observe as sentenças abaixo sobre Hormônios vegetais exercícios:
I – O etileno é um fitormônio encontrado em todas as partes do vegetal, principalmente na base do ovário. Inibe a multiplicação e o crescimento das células, estimula a dormência de gemas e sementes e promove a abscisão de folhas, flores e frutos.
II – As citocininas são hormônios responsáveis pela multiplicação celular e, em alguns casos, pelo desenvolvimento de gemas laterais.
III – As giberelinas são hormônios presentes em quase todo vegetal, sendo mais abundantes nas sementes jovens. São responsáveis pelo alongamento do caule, crescimento das folhas, floração, desenvolvimento dos frutos e interrupção da dormência.
IV – O ácido abscísico é responsável pelo amadurecimento e pela abscisão dos frutos, além de promover a floração e a abscisão de folhas e flores.
Indique a opção que contém somente as sentenças corretas.
a) II e III
I, III e IV
I, II e III
I e IV
II e IV
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Parte 02 – Parte 03 – Parte 04
Confira nossa lista completa com todos os exercícios sobre Botânica.
Gabarito com as respostas das melhores questões sobre Hormônios vegetais exercícios:
01. C;
02. D;
03. E;
04. A;
05. B;
06. D;
07. A;
08. B;
09. E;
10. E;
11. A;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína