Ponto de Compensação Fótico Simulado com Gabarito 02

11. UEL-PR. Ponto de Compensação Fótico:

Analise a figura a seguir.

Qual das curvas sugeridas, na figura, representa a variação da fixação de CO2 em relação à tempera­tura para uma planta submetida a uma intensidade luminosa constante?

a) A

b) B

c) C

d) D

e) E

 

 

12. Unicamp-SP

Em um experimento, foram obtidos dados que per­mitiram a construção do gráfico abaixo. Interprete o gráfico, explicando o significado do ponto x e das áreas destacadas A e B.

image

 

 

13. UFAL. Ponto de Compensação Fótico:

O gráfico adiante mostra as taxas da fotossíntese e da respiração em diferentes intensidades luminosas. Após a análise do gráfico, fizeram-se as seguintes afirmações:

image

 

I. Em intensidades luminosas menores do que X, a planta consome mais do que produz.

II. Em intensidades luminosas maiores do que X, a planta tem condições de armazenar substâncias de reserva.

III. Em qualquer intensidade luminosa, a taxa da fotossíntese é maior do que a da respiração. Apenas é correto o que se afirma em:

a) I

b) II

c) III

d) I e II

e) II e III

 

 

14. Cesgranrio-RJ. Ponto de Compensação Fótico:

image

 

O gráfico anterior ilustra a influência da luz na veloci­dade da fotossíntese. A análise do gráfico só não nos permite afirmar que no ponto:

a) 1, a planta está no escuro.
b) 1, a planta não produz O2.
c) 2, a quantidade de O2 que a planta consome é igual a quantidade produzida.
d) 2, a fotossíntese atingiu uma velocidade igual à da respiração.
e) 3, a luz passa a atuar como fator limitante do processo.

 

 

15. Fuvest-SP. Ponto de Compensação Fótico:

Em determinada condição de luminosidade (ponto de compensação fótico), uma planta devolve para o ambiente, na forma de gás carbônico, a mesma quan­tidade de carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o ponto de compensação fótico é mantido por certo tempo, a planta:

a) morre rapidamente, pois não consegue o suprimento energético de que necessita.

b) continua crescendo, pois mantém a capacidade de retirar água e alimento do solo.

c) continua crescendo, pois mantém a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza.

d) continua viva, mas não cresce, pois consome todo o alimento que produz.

e) Continua viva, mas não cresce, pois perde a ca­pacidade de retirar do solo os nutrientes de que necessita.

 

Fatores Limitantes da Fotossíntese Exercícios.

 

16. Fuvest-SP

Em seus estudos sobre fotossíntese, um biólogo colocou uma planta em um sistema fechado, sujeito a diferentes intensidades luminosas. Medindo a variação do teor de oxigênio, obteve valores que lhe permitiram construir o gráfico abaixo. Qual o significado biológico das setas A, B e C assinaladas no gráfico?

image

 

 

17. UFC-CE

A fotossíntese e a respiração são dois processos que ocorrem simultaneamente nas plantas verdes. Construa um gráfico mostrando a produção de O2 e a de CO2, durante um período de 24h, por uma planta adequadamente suprida de água e submetida às condições normais de iluminação de nossa região, onde o sol nasce às 6 horas da manhã e se põe às 6 horas da tarde. O eixo Y representa a produção dos dois gases e o eixo X o período de 24 horas. Não é necessário atribuir unidades às produções de O2 e CO2.

 

 

 

18. Fatec-SP. Ponto de Compensação Fótico:

Com base no ponto de compensação fótico, as plan­tas são classificadas em plantas de sol e plantas de sombra. Assim, é correto afirmar que:

a) As plantas de sombra possuem ponto de compensação fótico baixo e vivem em locais de alta luminosidade.
b) As plantas de sol e as plantas de sombra possuem ponto de compensação fótico alto, mas as plantas de sol vivem em locais de alta luminosidade, e as plantas de sombra, em locais de baixa luminosidade.
c) As plantas de sol possuem ponto de compensação fótico baixo e vivem em locais de baixa luminosidade.
d) As plantas de sol possuem ponto de compensação fótico alto e vivem em locais de alta luminosidade.
e) As plantas de sombra vivem em locais iluminados artificialmente.

 

 

19. Fatec-SP
Observe o gráfico a seguir, que representa o ponto de compensação fótico (PCF) de duas plantas, A e B, de espécies diferentes, que se encontram no mesmo ambiente.

É correto afirmar que:

a) o PCF é o mesmo para as plantas A e B.

b) a taxa respiratória varia para as plantas A e B.

c) a planta A, para poder crescer, precisa receber luz em intensidade abaixo do seu PCF.

d) a planta B é, provavelmente, uma planta de sol (heliófila) e, para poder crescer, precisa receber luz em  intensidade igual à do seu PCF.

e) as plantas A e B, para poderem crescer, precisam receber luz em intensidade superior aos seus PCFs.

 

 

20. UFSCar-SP. Ponto de Compensação Fótico:

O gráfico representa as taxas fotossintéticas e de respiração para duas diferentes plantas, uma delas umbrófita (planta de sombra) e a outra heliófita (planta de sol). Considere que a taxa respiratória é constante e igual para as duas plantas.

image

Pode-se concluir que:
a) no intervalo X-Y, cada uma das plantas consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua
fotossíntese.
b) a partir do ponto Y, cada uma das plantas consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua fotossíntese.
c) as plantas A e B são, respectivamente, umbrófita e heliófita.
d) no intervalo X-Y, cada uma das plantas produz mais oxigênio do que aquele consumido na sua respiração.
e) no ponto X, a planta A consome mais oxigênio do que aquele produzido na sua fotossíntese, e a planta B produz a mesma quantidade de oxigênio que aquela consumida na sua respiração.

 

Confira nossa lista completa com todos os exercícios sobre Botânica.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre Ponto de Compensação Fótico:

11. D;

12. Ponto x = ponto em que a velocidade da fotossíntese é igual à da respiração. Para que isso ocorra, é necessária uma intensidade luminosa I, chamada de ponto de compensação fótico (PCF).

Área A→ V F < VR (abaixo do ponto de compensação). O vegetal consome mais glicose e O2 do que produz.

Área B → V F > VR (acima do ponto de compensação). O vegetal produz mais glicose e O2 do que consome.

13. D;

14. E;

15. D;

16. A. A planta está no escuro, realizando somente respiração aeróbica; por isso, consome O2 do ambiente.
B. A planta está iluminada de acordo com o ponto de compensação fótico; como a taxa de fotossíntese é igual à de respiração, o saldo de liberação de O2 é zero.
C. A planta, intensamente iluminada, tem taxa de fotossíntese maior que a de respiração, liberando O2 para o ambiente.

17.

image

18. D;

19. E;

20. E

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário