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Questões de Gramática sobre Coesão

Coesão: (UERJ–2010)
instrução: Com base no texto a seguir, responda às questões de 01 a 05.

Filme
Berenice não gostava de ir ao cinema, de modo que o pai a levava à força. Cinema era coisa que ele adorava, sempre sonhara em se tornar cineasta; não o conseguira, claro, mas queria que a f lha partilhasse sua paixão, com o que se sentiria, de certa forma, indenizado pelo destino. Uma responsabilidade que só fazia aumentar o verdadeiro terror que Berenice sentia quando se aproximava o sábado, dia que habitualmente o pai, homem muito ocupado, escolhia para a sessão cinematográfica semanal.  À medida que se aproximava o dia fatídico, ela ia ficando cada vez mais agitada e nervosa; e quando o pai, chegado o sábado, finalmente lhe dizia, está na hora, vamos, ela frequentemente se punha a chorar e mais de uma vez caíra de joelhos diante dele, suplicando, não, papai, por favor, não faça isso comigo. Mas o pai, que era um homem enérgico e além disso julgava ter o direito de exigir da filha que o acompanhasse (viúvo desde há muito, criara Berenice sozinho e com muito sacrifício), mostrava-se intransigente: não tem nada disso, você vai me acompanhar. e ela o fazia, em meio a intenso sofrimento.
Por f m, aprendeu a se proteger. Ia ao cinema, sim. Mas antes que o filme começasse, corria ao banheiro, colocava cera nos ouvidos. Voltava ao lugar, e mal as luzes se apagavam cerrava firmemente os olhos, mantendo-os assim durante toda a sessão. O pai, encantado com o f lme, de nada se apercebia; tudo o que fazia era perguntar a opinião de Berenice, que respondia, numa voz neutra mas firme:
– Gostei. Gostei muito.
Era de outro filme que estava falando, naturalmente. Um filme que o pai nunca veria.
SCLIAR, Moacyr. Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

01. em certo momento do texto, percebe-se a introdução da fala das personagens mesclada à fala do narrador. A presença do diálogo nesta narrativa tem como principal efeito:
A) marcar a aceleração do tempo.
B) evidenciar o conflito entre as personagens.
C) promover a alternância do foco narrativo.
D) assinalar a sequenciação dos elementos do enredo.

 


02. Berenice não gostava de ir ao cinema, de modo que o pai a levava à força.
O período pode ser reescrito, mantendo-se seu sentido original, da seguinte forma:
A) Como Berenice não gostava de ir ao cinema, o pai a levava à força.
B) Quando Berenice não gostava de ir ao cinema, o pai a levava à força.
C) Enquanto o pai a levava à força, Berenice não gostava de ir ao cinema.
D) À proporção que o pai a levava à força, Berenice não gostava de ir ao cinema.

 


03. Coesão: Por fim, aprendeu a se proteger.
A forma de proteção desenvolvida por Berenice reforça um traço temático central do texto.
A palavra que
MELHOR define esse traço é:
A) submissão. C) dissimulação.
B) intolerância. D) incomunicabilidade.

 

 

04. “À medida que se aproximava o dia fatídico, ela ia ficando cada vez mais agitada e nervosa;”
A expressão destacada contribui para a construção da tensão narrativa, porque está relacionada com:
A) a passagem do tempo.
B) a complicação crescente.
C) o desfecho surpreendente.
D) a evolução da personagem.

 


instrução: Com base no texto a seguir, responda às questões 05 a 08.

Existe sempre um conceito por trás do que faço, só que nem sempre a montagem se completa. Os conceitos se escondem no subconsciente1. ziguezagues2 que atordoam.
Quando o
xadrez3 funciona, o conceito é formado por encaixes eliminando a importância exagerada que poderia ser dada a certas fotos mais formais.
Não são acasos felizes, pois, desde o começo de um projeto, uma idéia já existe; apenas ela é flexível e se  deixa impregnar pela existência das pessoas fotografadas.O interessante é fazer a
matéria4 externa vibrar em toda sua força de maneira que seja espelho5 de minhas intenções, sem deixar de ser espelho da vida. Coração espelho da carne6.
Edward Weston diz nos “Notebooks” que “a câmera deve ser usada para documentar a vida”. Documentar no sentido íntegro, não o bater chapa automático de algum acontecimento mais importante histórico ou socialmente, porém o documento de vida. Diria que revelar essa vida, essa força, é o essencial, pois de qualquer forma documento sempre será a foto tomada. ele continua: “rendendo a verdadeira
substância7 da coisa em si, seja ela aço8 polido ou carne palpitante”.
RIO BRANCO, Miguel. (fotógrafo) Notes on the tides. Rio de Janeiro: Sol Gráfica , 2006.

05. Coesão: “[…] de maneira que seja espelho de minhas intenções, sem deixar de ser espelho da vida.”
O significado essencial do fragmento destacado também pode ser observado em:
A) “Os conceitos se escondem no subconsciente.”
B) “Quando o xadrez funciona, o conceito é formado por encaixes.”
C) “pois, desde o começo de um projeto, uma idéia já existe.”
D) “e se deixa impregnar pela existência das pessoas fotografadas.”

 

Atividades de Língua Portuguesa sobre Coerência.


06. O autor afirma que o processo da criação artística parte de um conceito.
No texto, o sentido dado à palavra “conceito” se opõe a:
A) subconsciente.
B) fotos.
C) acasos.
D) pessoas.

 


07. […] rendendo a verdadeira substância da coisa em si, seja ela aço polido ou carne palpitante.
O emprego do conectivo destacado, no contexto, explica-se porque:
A) revela ideias excludentes entre si.
B) expressa fatos em sequência cronológica.
C) representa acontecimentos em simultaneidade.
D) enfatiza a existência de mais de uma alternativa.

 


08. Coesão: Existe sempre um conceito por trás do que faço, só que nem sempre a montagem se completa.
em relação ao que foi dito anteriormente, o uso da expressão destacada tem o valor de:
A) realce.
B) ressalva.
C) exclusão.
D) contestação.

 


09. (UFPR–2011 / Adaptado) As expressões assinaladas no parágrafo fazem a retomada de informações apresentadas previamente no texto.
No final de maio deste ano, a revista
Science publicou um trabalho que causou alarde para além dos muros da comunidade científica. Liderado pelo doutor Craig Venter, um grupo de cientistas norte-americanos conseguiu criar em laboratório a primeira célula controlada por um genoma sintético. A descoberta1 sinaliza para o fato de que a criação de seres vivos inéditos na natureza parece não estar distante, o que2 despertou a atenção de diversos setores da sociedade. Prova disso3 foi a atitude do presidente Barack Obama que, após tomar conhecimento do feito4, pediu a seus5 conselheiros especializados em biotecnologia que elaborassem um relatório sobre os possíveis prós e contras da descoberta. O Vaticano, por sua vez, conclamou para o debate ético, ao afirmar que a descoberta “deve ter regras, como tudo o que toca o coração da vida”.

Assinale a alternativa que NÃO estabelece de forma adequada a relação entre a expressão destacada e a informação que essa expressão retoma.
A) “A descoberta” (ref. 1)
a criação em laboratório da primeira célula controlada por um genoma sintético.
B) “o que” (ref. 2)
a criação de seres vivos inéditos na natureza parece não estar distante.
C) “disso” (ref. 3)
da criação em laboratório da primeira célula controlada por um genoma sintético.
D) “do feito” (ref. 4)
da criação em laboratório da primeira célula controlada por um genoma sintético.
E) “seus” (ref. 5)
do presidente Barack Obama.

 

 

10. Coesão: (UEPB–2011)
– Não deixe sua cadela entrar na minha casa de novo.
Ela está cheia de pulgas.
– Diana, não entre nessa casa de novo. ela está cheia de pulgas.
Em relação à interlocução que se estabelece na piada, analise as proposições e coloque
V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) O termo “ela” nas duas falas dos interlocutores faz alusão aos mesmos referentes, considerando-se a comicidade na construção de sentido do texto.
( ) O humor da piada se efetiva, em razão da ambiguidade causada pelo pronome “ela”, o que ocasiona o desfecho do diálogo.
( ) A referenciação contida no texto, por meio do termo “ela”, estabelece um exemplo de coesão anafórica.
Marque a alternativa
CORRETA.
A) F F V C) F V V E) F V F
B) V F F D) V F V

 

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Gabarito com as respostas das atividades de português sobre Coesão:

01. B; 02. A; 03. D; 04. B; 05. D; 06. C; 07. D; 08. B; 09. C; 10. C

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