Lista com 10 atividades de Ciências sobre Caule, Raízes e Folhas para o 7° e 8° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Responda:
A) O que é gema apical?
B) Qual a função das gemas laterais?
Questão 02. Indique qual das afirmativas é a verdadeira:
A) O caule absorve água e sais minerais do solo.
B) Uma das funções da raiz é o transporte de seiva.
C) Algumas raízes e caules contêm reserva nutritiva.
D) As raízes podem produzir folhas e flores.
Questão 03. São dois processos muito importantes para a vida da planta que ocorrem geralmente nas folhas:
A) fixação e respiração.
B) transpiração e sustentação..
C) fotossíntese e transpiração.
D) reprodução e condução.
Questão 04. São raízes tuberosas:
A) Nabo, cenoura e pneumatóforos.
B) Cenoura, batata doce, cará.
C) Mandioca, cará, cenoura.
D) Cará, batata doce, rabanete.
Questão 05 com Exercícios sobre Caule, Raízes e Folhas para o 7° Ano: Assinale os itens abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F).
( ) A raiz é um órgão geralmente clorofilado, sendo responsável pela fotossíntese e absorção de seiva elaborada do solo.
( ) A gema terminal do caule promove o crescimento longitudinal do vegetal.
( ) A coifa protege a gema apical do caule do atrito com o ar.
( ) O caule dos coqueiros é chamado de estipe, o qual possui as folhas saindo do ápice, não havendo formação de galhos.
( ) Todo caule é exclusivamente aéreo, não havendo exemplares subterrâneos nem aquáticos.
Questão 06. A figura representa uma planta e seus órgãos vegetais.
Sobre a numeração da figura é correto afirmar:
A) que em 1 ocorre absorção de água e sais minerais.
B) que em 2 ocorre a maior parte da fotossíntese do vegetal.
C) que em 3 acontece a fixação e a sustentação da planta.
D) que 1 e 3 apresenta as mesmas funções na planta.
Questão 07. Leia as afirmativas:
I. Raízes respiratórias ocorrem em solos pobres em gás oxigênio, como nos manguezais.
II. Rizomas são caules aéreos que crescem paralelamente à superfície do solo.
III. A raiz do tomateiro é um exemplo de raiz fasciculada.
IV. Na região pilífera existem pelos absorventes.
Estão corretas as afirmações.
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e IV apenas.
D) II, III e IV apenas.
Questão 08. PUC. As folhas podem sofrer uma série de adaptações para exercer uma grande variedade de funções. Um exemplo de uma típica adaptação da folha para ajudar na fixação da planta ao substrato são:
A) os espinhos.
B) as brácteas.
C) as gavinhas.
D) os catáfilos.
Questão 09. A transpiração é o processo de eliminação de vapor de água para o ambiente. Ela ocorre principalmente:
A) nas raízes.
B) nos troncos.
C) nas flores.
D) nas folhas.
Questão 10. UFV. Imagine que você fizesse uma sopa, bem quente, numa noite do inverno bem fria, com os seguintes ingredientes: batata-inglesa, cenoura, batata-doce, abóbora e chuchu. Assinale a alternativa que contém os órgãos vegetais utilizados:
A) Tubérculo, raiz e fruto.
B) Fruto, raiz e rizoma.
C) Rizoma, caule e tubérculo.
D) Caule, raiz e tubérculo.
Questão 11. (UCMG) Cebola, batata doce, Bambu são, respectivamente:
A) tubérculo, bulbo, estipe.
B) bulbo, tubérculo, e rizoma.
C) rizoma, tubérculo e bulbo.
D) bulbo, estipe e tubérculo.
Questão 12. Na feira ou na quitanda, tomate, cenoura, pepino e cebola são considerados “legumes”. A bem da verdade, LEGUME é o fruto produzido pelas leguminosas, como a vagem do feijão. Os legumes anteriores são, respectivamente:
A) fruto, raiz, fruto e caule
B) fruto, caule, fruto e raiz
C) fruto, fruto, caule e raiz
D) caule, fruto, caule e fruto
Questão 13. Samambaia, cebola e banana apresentam respectivamente, os seguintes tipos de caule:
A) bulbo, bulbo e rizoma.
B) rizoma, bulbo e rizoma.
C) rizoma, tubérculo e bulbo.
D) tubérculo, bulbo e rizoma.
Questão 14. O CACTOS é um exemplo de:
A) Haste.
B) Colmo.
C) Cladódio.
D) Estipe.
Questão 15. As raízes são, em geral, subterrâneas. Mas algumas delas são aéreas, como as raízes-escoras. E existem também as aquáticas, que ocorrem em plantas como:
A) cenoura.
B) o aguapé.
C) a beterraba.
D) a erva-de-passarinho.
Questão 16. Conduzir seiva bruta e elabora é função da seguinte parte da folha:
A) pecíolo
B) nervura.
C) bainha
D) estômato
Questão 17. Assinale a alternativa onde só há exemplos de raízes tuberosas:
A) batata-doce, nabo e cenoura;
B) batata inglesa, mandioca e beterraba;
C) gengibre, mandioca e cenoura;
D) batata inglesa, gengibre e mandioca;
Questão 18. Se um anel da casca de um tronco for removido completamente, após algum tempo a parte de cima fica “inchada” (veja a figura). Aos poucos, a planta definha e morre.
A planta morre depois de algum tempo porque:
A) a seiva elaborada não pode chegar às folhas da planta, sem nutrição elas morrem.
B) a seiva bruta não pode chegar às raízes da planta, sem nutrição elas morrem.
C) a seiva bruta não pode chagar às folhas da planta, sem nutrição elas morrem.
D) a seiva elaborada não pode chegar às raízes da planta, sem nutrição elas morrem.
Questão 19. Plantas do gênero ‘Rhizophora’ com raízes-escora, que permitem melhor fixação em solo lodoso, e do gênero ‘Avicennia’ com raízes respiratórias, que possibilitam a obtenção de oxigênio em solo alagado, são características
A) do cerrado.
B) do pantanal.
C) dos manguezais.
D) da mata atlântica.
Questão 20. Existem diversos tipos de caules e de raízes adaptados às necessidades específicas de alguns tipos vegetais. Sabendo disso, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
(A) Raiz respiratória
(B) Raiz tuberosa
(C) Raiz sugadora
(D) Rizoma
(E) Tubérculo
( ) caule subterrâneo que armazena substâncias nutritivas, com a batata-inglesa
( ) raiz típica de solos pobres em oxigênio.
( ) caule subterrâneo encontrado na bananeira.
( ) raiz que armazena substâncias nutritivas, como a cenoura.
( ) raiz típica de plantas parasitas.
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Caule, Raízes e Folhas para o 7° Ano e 8° Ano do Ensino Fundamental:
01. a) É a que fica na ponta do ramo principal, mais longo, da planta.
b) Produzir novos ramos e flores.
02. C;
03. C;
04. D;
05. F, V, F, V, F;
06. A;
07. C;
08. C;
09. D;
10. A;
11. B;
12. A;
13. B;
14. C;
15. B;
16. B;
17. A;
18. D;
19. C;
20. E, A, D, B, B, C.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína