Órgãos Vegetais Exercícios com Gabarito

1) Órgãos Vegetais: (UEL/2014) Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o órgão da planta utilizado como especiarias: pimenta, canela, cravo-da-índia, noz-moscada e gengibre.

a) Fruto, semente, botão floral, rizoma, tronco.

b) Fruto, tronco, botão floral, semente, rizoma.

c) Rizoma, semente, tronco, botão floral, fruto.

d) Semente, rizoma, fruto, botão floral, tronco.

e) Semente, tronco, botão floral, fruto, rizoma.

 

 

2) (G1 – CFTMG/2015) As plantas carnívoras, diferentemente de outras, são capazes de atrair, capturar e digerir pequenos animais, principalmente os insetos. Essa adaptação favorece sua sobrevivência porque elas:

a) são incapazes de realizar fotossíntese.

b) vivem em solos pobres em alguns nutrientes.

c) reduzem as populações de seus próprios predadores.

d) sintetizam estruturas protetoras com a quitina digerida.

 

 

3) Órgãos Vegetais: (UECE/2015) Apesar de serem mais conhecidas pela maioria das pessoas por sua função decorativa, as flores são os órgãos responsáveis pela reprodução nas angiospermas, sendo compostas por folhas modificadas, com funções específicas, denominadas verticilos florais. Com relação aos verticilos florais, pode-se afirmar corretamente que:

a) as tépalas são o conjunto de pétalas coloridas e a corola compreende o conjunto de sépalas.

b) a corola corresponde ao conjunto de sépalas e o perianto compreende o conjunto de pétalas.

c) o cálice é constituído pelas sépalas; já a corola é constituída pelas pétalas.

d) todas as flores possuem cálice, corola, androceu e gineceu.

 

 

4) (Unesp/2015 – meio do ano) Na aula sobre morfologia vegetal, os alunos foram levados ao pátio da escola, para analisar um pé de Mussaenda alicia, ou mussaenda-rosa-arbustiva. A professora chamou a atenção dos alunos para algumas características da planta, cuja foto encontra-se a seguir.

Além das folhas e do tronco, os alunos observaram estruturas cor-de-rosa e, no interior delas, as amarelas. A partir da observação, levantaram hipóteses sobre tais estruturas. Assinale a alternativa que contém a definição e o argumento corretos para a hipótese levantada.

a) As estruturas rosa são pétalas; pois, por definição, as pétalas são as estruturas chamativas da flor e se observa que, nessa planta, essas são as estruturas mais vistosas.

b) As estruturas rosa são flores; pois, por definição, flores são os órgãos que atraem os polinizadores e tais estruturas são as mais chamativas da planta.

c) As estruturas amarelas são flores; pois, por definição, flores contêm os órgãos reprodutivos da planta e foram observados gineceu e androceu nessas estruturas.

d) As estruturas amarelas são folhas; pois, por definição, folhas protegem os órgãos reprodutivos da planta e foram observados androceu e gineceu internamente a essas estruturas.

e) As estruturas rosa são folhas; pois, por definição, qualquer órgão presente na planta, que não seja raiz, caule ou flor, independentemente de sua coloração, deve ser chamado de folha e tem por função principal realizar fotossíntese.

 

 

5) Órgãos Vegetais: (Uninove-Med/2015) As fguras ilustram duas possibilidades de reprodução em indivíduos da mesma espécie de angiospermas.

(www.botany.wisc.edu. Adaptado)

a) Em ambas as reproduções, qual estrutura masculina deve ser conduzida até o estigma da flor? Mencione o nome do gameta masculino formado que fecunda a oosfera.

b) Qual reprodução (1 ou 2) pode aumentar a chance de sobrevivência da espécie? Justufique sua resposta.

Histologia e Morfologia Vegetal Exercícios com Gabarito.

 

6) Órgãos Vegetais: (UFPR/2014) Uma pessoa vai ao mercado e compra pepino, cenoura, abóbora, tomate, uva, feijão, beterraba, couve e milho. Quantos desses produtos são frutos?

a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

 

 

7) (PUCRS/2014) A dormência é um período do ciclo da vida no qual o desenvolvimento de um organismo é temporariamente suspenso. Em geral, ela está associada às condições ambientais, quando o organismo necessita contornar situações adversas como, por exemplo, a alteração das condições de temperatura, umidade e luz. Um exemplo de estrutura que se apresenta em estado de dormência é:

a) o feto. d) a plântula.

b) o broto. e) a semente.

c) o ovário.

 

 

8) (PUC-RS/2014) Caules e folhas podem sofrer modificações para a realização de diferentes funções na planta. Considerando a videira (Vitis sp.), as estruturas utilizadas como suporte são _________ modificadas(os) em _________.

a) folhas gavinhas

b) caules gavinhas

c) folhas cladófilos

d) caules cladófilos

e) caules estolões

 

 

9) (Enem-PPL/2013) O manguezal é um dos mais ricos ambientes do planeta, possui uma grande concentração de vida, sustentada por nutrientes trazidos dos rios e das folhas que caem das árvores. Por causa da quantidade de sedimentos — restos de plantas e outros organismos — misturados à água salgada, o solo dos manguezais tem aparência de lama, mas dele resulta uma floresta exuberante capaz de sobreviver naquele solo lodoso e salgado. Para viverem em ambiente tão peculiar, as plantas dos manguezais apresentam adaptações, tais como:

a) folhas substituídas por espinhos, a fim de reduzir a perda de água para o ambiente.

b) folhas grossas, que caem em períodos frios, a fim de reduzir a atividade metabólica.

c) caules modificados, que armazenam água, a fim de suprir as plantas em períodos de seca.

d) raízes desenvolvidas, que penetram profundamente no solo, em busca de água.

e) raízes respiratórias ou pneumatóforos, que afloram do solo e absorvem o oxigênio diretamente do ar.

 

 

10) Órgãos Vegetais: (UERN/2013) Alguns frutos são partenocárpicos: se desenvolvem sem que ocorra a fecundação.

A partir da afirmativa anterior, pode-se inferir que os frutos desenvolvidos sem que ocorra a fecundação também NÃO apresentam a formação de uma estrutura denominada:

a) flor. b) folha. c) ovário. d) semente.

 

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Gabarito com as respostas das atividades de Botânica e anatomia sobre os Órgãos Vegetais:

1) b; 2) b; 3) c; 4) c;

5)

a) a estrutura é o polem e o gameta é o núcleo espermático.

b) o esquema 1 pois poder gerar uma variabilidade genética muito maior.

6) e; 7) e; 8) b; 9) e; 10) d;

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