Lista com 11 atividades de Ciências sobre Identificação das Plantas para o 7° Ano e 8° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. (Fatec) Relacione os grupos da Coluna I com as características da Coluna II.
Coluna I
1. Algas
2. Fungos
3. Briófitas
4. Pteridófitas
5. Gimnospermas
6. Angiospermas
Coluna II
( ) organismos vasculares, sem flores e sementes.
( ) organismos avasculares com fase gametofítica mais desenvolvida e duradoura do que a esporofítica.
( ) organismos que apresentam tubo polínico, vasos condutores e frutos.
( ) organismos autótrofos, unicelulares ou multicelulares, sem tecidos ou órgãos diferenciados.
( ) organismos sem clorofila, importantes na decomposição de animais e vegetais mortos.
( ) organismos que apresentam sementes expostas (nuas).
A alternativa que apresenta a sequência correta de números na Coluna II é:
A) 3, 4, 6, 5, 1, 2
B) 3, 6, 1, 4, 2, 5
C) 3, 6, 4, 5, 1, 2
D) 4, 3, 6, 1, 2, 5
Questão 02. UFRN. Assinale a opção que contém elementos das duas colunas corretamente associados.
1. vasos condutores
2. transporte por difusão
3. dispersão de sementes
4. sementes “nuas”
a. musgos
b. samambaias
c. gimnospermas
d. angiospermas
e. algas
A) 1d – 2a
B) 2b – 3d
C) 3c – 4b
D) 1e – 4c
Questão 03. Relacione os termos com as frases correspondentes:
( ) Briófitas
( ) Pteridófitas
( ) gomnospermas
( ) angiospermas
a) Laranjeira, roseira, mangueira são exemplos desse grupo.
b) Pinheiros são representantes desse grupo.
c) Musgos e hepáticas são representantes desse grupo.
d) Samambaias e avencas são representantes desse grupo.
A relação correta dos termos é:
A) c, d, b, a
B) c, d, a, b
C) b, d, c, a
D) c, a, b, d
Questão 04. Puccamp. As figuras a seguir esquematizam partes reprodutivas de representantes de dois grupos dos vegetais.
Nesses esquemas, as estruturas indicadas pelas setas são
A) locais onde ocorre a fecundação.
B) locais onde ocorre a meiose.
C) formadoras de gametas femininos.
D) formadoras de gametas masculinos.
Questão 05 com Exercícios sobre Identificação das Plantas para o 7° Ano: PUC-RS. Sobre os musgos:
( ) Pertencem ao grupo das briófitas.
( ) São seres vivos heterotróficos absortivos.
( ) São desprovidos de traqueídeos.
( ) Preferem solos secos e frios.
( ) São parentes das hepáticas.
A sequência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) F – F – V – V – V
B) F – V – F – V – F
C) V – F – V – F – V
D) V – V – F – V – V
Questão 06. Botânica é o estudo da fisiologia, da morfologia, da ecologia, da evolução, da anatomia, da classificação, das doenças, da distribuição, dentre outros aspectos das plantas. Essa ciência foi reconhecida como tal em 1979, juntamente com os cursos de Biologia. A história dessa área das ciências naturais nos remete a um passado bem longínquo: sabe-se, por exemplo, que no ano 370 antes de Cristo, um filósofo grego chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles – este que havia classificado as plantas em “com flores” e “sem flores” – escreveu dois tratados: “Sobre a História das Plantas” (Historia Plantarum) e “Sobre as Causas das Plantas”.
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/botanica.htm. Acesso em: 31 ago. 2010.
Dos grupos abaixo, é correto afirmar que possuem somente flores…
A) as angiospermas.
B) as briófitas.
C) as pteridófitas.
D) os fungos.
Questão 07. FEI-SP. O fubá é um alimento proveniente da semente do milho, o pinhão é a semente do pinheiro-do-paraná. Essas sementes pertencem, respectivamente, aos seguintes grupos vegetais:
a) briófitas – gimnospermas
b) pteridófitas – angiospermas
c) pteridófitas – gimnospermas
d) briófitas – angiospermas
e) angiospermas – gimnospermas
Questão 08 com Exercícios sobre Identificação das Plantas para o 7° Ano e 8° Ano: As angiospermas são as plantas com maior número de espécies e de indivíduos que ocupam o maior número de habitats.
Assinale a alternativa que apresenta as características exclusivas desse grupo de plantas.
A) Plantas avasculares sem sementes e sem frutos; como exemplo podemos citar os musgos e as hepáticas.
B) Plantas vasculares com presença de flor, fruto e semente, como exemplo, podemos citar as árvores frutíferas e capins.
C) Plantas vasculares com sementes, porém sem frutos, como exemplo, podemos citar os pinheiros e os ciprestes.
D) Plantas vasculares sem sementes e sem frutos, como exemplo, podemos citar as samambaias e as avencas.
Questão 09. Representam vegetais que possuem semente:
A) pinheiros, leguminosas e gramíneas.
B) avencas, bromélias e cactáceas.
C) cavalinhas, pinheiros e orquídeas.
D) leguminosas, hepáticas e gramíneas.
Questão 10. Mackenzie-SP (modificado)
I. Flores femininas e masculinas reunidas em estróbilos.
II. Presença de óvulo e ausência de ovário na flor feminina.
III. Produção de grande quantidade de grãos de pólen.
As características anteriores, de um vegetal, iden- tificam uma:
a) pteridófita.
b) briófita.
c) gimnosperma.
d) monocotiledônea.
e) dicotiledônea.
Questão 11. As fotografias abaixo, de 1 até 5, apresentam diferentes seres vivos.
Assinale a alternativa que apresenta somente fotos de plantas.
A) 1, 2 e 3
B) 2, 3 e 4
C) 1, 4 e 5
D) 2, 3 e 5
Questão 12. Observe a figura. Nela estão representados grupos de plantas.
a) Escreva a quais grupos pertencem cada um dos organismos da figura.
a) Qual é o grupo que produz sementes mas não produz frutos?
C) Quais dos grupos não dependem da água para a fecundação?
Questão 13. Palavras cruzadas sobre Identificação das Plantas para o 7° Ano:
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Identificação das Plantas para o 7° Ano e 8° Ano do Ensino Fundamental:
01. D;
02. A;
03. A;
04. B;
05. C;
06. A;
07. E;
08. B;
09. A;
10. C;
11. D;
12. a) A, briófitas; B. pteridófitas; C. angiospermas; D. gimnospermas.
b) gimnospermas
c) briófitas
d) gimnospermas e angiospermas
13. Gabarito das palavras cruzadas sobre plantas:
1. Musgos / seiva
2. Samambaias / briófitas / esporos / plantas
3. Sementes
4. Paraná
5. Frutos / animais
6. Flores
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína