Lista com 15 atividades de Ciências sobre Propriedades da Água para o Ensino Médio com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. (Uece) Antes de chegar às nossas torneiras, a água que consumimos segue um longo trajeto e passa por várias etapas de tratamento. É um conjunto de processos químicos e físicos que evitam qualquer tipo de contaminação e transmissão de doenças. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dessas etapas no tratamento da água.
A) Coagulação, decantação, filtração, floculação, desinfecção e fluoretação.
B) Floculação, coagulação, filtração, decantação, fluoretação e desinfecção.
C) Desinfecção, decantação, filtração, coagulação, floculação e fluoretação.
D) Coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.
Questão 02. (Enem) Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio.
O Liberal. 8 jul. 2008. Disponível em: http://www.oliberal.com.br.
O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a:
A) filtração.
B) cloração.
C) coagulação.
D) fluoretação.
Questão 03. (ENEM) A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de águas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potáveis, o que leva a restrições em sua utilização.
Assim, dentre os possíveis empregos para a denominada “água de reuso”, recomenda-se:
A) o uso doméstico, para preparo de alimentos.
B) o uso em laboratórios, para a produção de fármacos.
C) o abastecimento de reservatórios e mananciais.
D) o uso urbano, para lavagem de ruas e áreas públicas.
Questão 04. Existe um tipo de água que é boa para beber porque é tratada e livre de microrganismo, como é chamada essa água?
A) Água mineral.
B) Água potável.
C) Água doce.
D) Água salgada.
Questão 05 sobre Exercícios sobre Propriedades da Água para o Ensino Médio: (ENEM) No ciclo da água, usado para produzir eletricidade, a água de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva. É então represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motores e outros aparelhos elétricos.
Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água. Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser destacados:
A) aumento do nível dos oceanos e chuva ácida.
B) chuva ácida e efeito estufa.
C) alagamentos e intensificação do efeito estufa.
D) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora.
Questão 06. (UFBA-BA). A quantidade de água nas células e nos tecidos:
A) tende a diminuir com o aumento da idade.
B) tende a aumentar com o aumento da idade.
C) permanece constante com o aumento da idade.
D) não tem qualquer relação com a idade.
Questão 07. (ENEM) Considerando os custos e a importância da preservação dos recursos hídricos, uma indústria decidiu purificar parte da água que consome para reutilizá- la no processo industrial.
De uma perspectiva econômica e ambiental, a iniciativa é importante porque esse processo:
A) permite que toda água seja devolvida limpa aos mananciais.
B) diminui a quantidade de água adquirida e comprometida pelo uso industrial.
C) reduz o prejuízo ambiental, aumentando o consumo de água.
D) torna menor a evaporação da água e mantém o ciclo hidrológico inalterado.
E) recupera o rio onde são lançadas as águas utilizadas.
Questão 08. A fórmula química da água é H2O. Conclui-se que esta fórmula apresenta:
A) 2 átomos de hidrogênio (H) e 2 átomos de oxigênio (O).
B) 2 átomos de hidrogênio (H) e 1 átomo de oxigênio(O).
C) 1 átomo de hidrogênio (H) e 2 átomos de oxigênio (O).
D) 1 átomo de hidrogênio (H) e 1 átomo de oxigênio (O).
Questão 09. (CEFET) Nos herbáreos são guardadas várias plantas secas, com a finalidade de se catalogarem as mais diversas espécies. Para impedir que os insetos ataquem as plantas, utiliza-se a naftalina. Seu odor é percebido à temperatura ambiente, o que possibilita o afastamento dos insetos.
Após algum tempo, a naftalina diminui de massa até o total desaparecimento. Esse fenômeno é denominado:
A) liquefação.
B) sublimação.
C) evaporação .
D) decomposição.
Questão 10. (Cps) Conservação de alimentos é o conjunto dos métodos que evitam a deterioração dos alimentos ao longo de um determinado período. O objetivo principal desses processos é evitar as alterações provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por micro-organismos que, além de causarem o apodrecimento dos alimentos, podem produzir toxinas que afetam a saúde dos consumidores. Mas também existe a preocupação em manter a aparência, o sabor e conteúdo nutricional dos alimentos. Uma das técnicas utilizadas é a desidratação, em que se remove ou se diminui a quantidade de água no alimento, para evitar que sejam criadas condições propícias para o desenvolvimento dos micro-organismos, já que a água é essencial para que eles existam. O bacalhau e a carne-seca, por exemplo, são assim conservados com adição prévia de sal de cozinha, que desidrata o alimento por osmose.
Quando a água é eliminada do alimento exposto ao sol, a exemplo da produção de carne-seca, a água sofre:
A) fusão.
B) sublimação.
C) vaporização.
D) solidificação.
Questão 11. (Enem) O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações e fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.
A transformação mencionada no texto é a:
A) fusão.
B) liquefação.
C) evaporação.
D) solidificação.
Questão 12 com Exercícios sobre Propriedades da Água para o Ensino Médio: O tratamento da água e do esgoto de uma cidade são fundamentais para a saúde da população. Na ETA (Estação de Tratamento de Água) a água captada dos lagos, rios, represas ou lençóis subterrâneos é purificada, por meio da decantação, filtração e cloração. Após isso é levada para grandes reservatórios e, daí, distribuída para as casas. Na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) a água proveniente do banho, da limpeza doméstica e industrial e das descargas em geral, recebe tratamento primário através da retirada de resíduos sólidos, decantação, aeração e secagem do lodo, antes de ser devolvida aos rios, lagos e mares.
Podemos afirmar que:
A) a cloração funciona como processo de eliminação de microrganismos.
B) os dois processos utilizam microrganismos na purificação da água.
C) a decantação é produzida através de mecanismo que movimenta a água.
D) em ambos os processos há formação de gás que pode ser reaproveitado.
Questão 13. (Ifsp) Quando um automóvel é abastecido com álcool ou gasolina em um posto de abastecimento, as pessoas que estão nas proximidades do veículo sentem o cheiro do combustível.
Esse fato evidencia a ocorrência da mudança de estado físico conhecida como
A) liquefação.
B) sublimação.
C) fusão.
D) vaporização.
Questão 14. (UGF-RJ) O aquecimento global já apresenta sinais visíveis em alguns pontos do planeta. Numa ilha do Alasca na aldeia de Shishmaret, por exemplo, as geleiras já demoram mais a congelar, no inverno; descongelam mais rápido, na primavera; e há mais icebergs. Desde 1971, a temperatura aumentou, em média 2 ºC.
As mudanças de estados descritas no texto, são, respectivamente:
A) Solidificação e fusão.
B) Solidificação e condensação.
C) Sublimação e solidificação.
D) Solidificação e ebulição.
Questão 15. (Vunesp) Comparando duas panelas, simultaneamente sobre dois queimadores iguais de um mesmo fogão, observa-se que a pressão dos gases sobre a água fervente na panela de pressão fechada é maior que aquela sobre a água fervente numa panela aberta.
Nessa situação, e se elas contêm exatamente as mesmas quantidades de todos os ingredientes, podemos afirmar que, comparando com o que ocorre na panela aberta, o tempo de cozimento na panela de pressão fechada será
A) menor, pois a temperatura de ebulição será menor.
B) menor, pois a temperatura de ebulição será maior.
C) menor, pois a temperatura de ebulição não varia com a pressão.
D) igual, pois a temperatura de ebulição independe da pressão.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína