Lista com 20 atividades de Ciências sobre Teias e cadeias alimentares para o 6º Ano e 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Na base das chamadas pirâmides de energia estão os:
A) decompositores.
B) produtores.
C) consumidores terciários.
D) consumidores primários.
Questão 02. “A vida leva luz/ A vida faz e refaz/ Será que quer achar/ Sua expressão mais simples?” Os versos de autoria de José Miguel Wisnik podem ser traduzidos, no âmbilo da Biologia, para os diversos ecossistemas existentes neles; os seres vivos ocupam diferente nicho, participando do ciclo da matéria. Dentre os seres abaixo relacionados, aquele que envolve a matéria a sua expressão mais simples :
A) Produtores.
B) Herbívoros.
C) Decompositores.
D) Consumidores terciários.
Questão 03. Numa cadeia alimentar os decompositores podem ser:
A) vírus e bactérias.
B) insetos e larvas.
C) bactérias e fungos.
D) algas e lagartas.
Questão 04. Em um ecossistema, com a passagem de energia de um nível trófico para outro, ela:
A) permanece igual.
B) aumenta sempre.
C) diminui sempre.
D) é totalmente perdida.
Questão 05. Como é chamado o conjunto de indivíduos da mesma espécie que habita determinada região geográfica.
A) comunidade.
B) nicho ecológico.
C) população.
D) ecossistema.
Questão 06. Analise a teia alimentar abaixo:
Dentro desta teia alimentar, o lagarto é considerado:
A) Consumidor primário apenas
B) Consumidor secundário apenas
C) Consumidor primário e secundário
D) Consumidor terciário e quaternário
Questão 07. Observe a cadeia alimentar e responda.
algas ———-> microcrustáceos ———–> peixe ———–> homem
A) Qual é o ser produtor dessa cadeia alimentar? justifique.
B) Qual o lugar que o ser humano ocupa nessa cadeia alimentar?
Questão 08 com Exercícios sobre Teias e cadeias alimentares para o 6º Ano e 7º Ano: (UFRJ) As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões.
Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de:
A) consumidores primários
B) consumidores secundários
C) consumidores terciários
D) decompositores
Questão 09. (FUVEST-SP) Que tipos de organismos devem estar necessariamente presente em um ecossistema para que ele se mantenha?
A) Herbívoros e carnívoros.
B) Herbívoros, carnívoros e decompositores.
C) Produtores e decompositores.
D) Produtores e herbívoros.
Questão 10. Na cadeia alimentar representada abaixo, o primeiro nível alimentar é ocupado pelas(os):
A) plantas.
B) pássaros.
C) insetos.
D) fungos e bactérias.
Questão 11. São esquematizado cadeias alimentares com os elementos a seguir: INSETO, PLANTA, PÁSSARO, COBRA.
A forma correta da representação de uma cadeia alimentar com estes elementos, é:
A) planta —-> inseto ——> pássaro ——> cobra
B) planta —–> pássaro ——-> cobra ——> inseto
C) inseto ——> pássaro ——> planta ——> cobra
D) cobra ——> pássaro ——> inseto ——-> planta
Questão 12. (FUVEST-SP) Que tipos de organismos devem estar necessariamente presente em um ecossistema para que ele se mantenha?
A) Herbívoros e carnívoros.
B) Herbívoros, carnívoros e decompositores.
C) Produtores e decompositores.
D) Produtores e herbívoros.
Questão 13. O único ser vivo da teia alimentar abaixo que pode ser considerado consumidor secundário e terciário é:
A) Vegetação.
B) Gafanhoto.
C) Lagarto.
D) Gavião.
Questão 14. Forme uma cadeia alimentar com cada grupo de seres vivos, unindo-os com setas.
A) Gato, milho, pombo, fungos
B) Inseto, detritívoros, folha, cobra, tico-tico
C) Gaivota, peixe, alga, fungo
D) Capim, leão, bactéria, zebra
Questão 15 com Exercícios sobre Teias e cadeias alimentares para o 6º Ano e 7º Ano: Analise a cadeia alimentar a seguir:
Grama —-> gafanhoto ——> aranha ——> sapo —–> cobra ——> gavião.
Os seres vivos que ocupam os níveis tróficos de consumidor primário (C1ª), consumidor quartenário (C4ª) e produtor (P) são, respectivamente:
A) gafanhoto, cobra, grama.
B) gafanhoto, grama, pássaro.
C) gafanhoto, grama, sapo.
D) gafanhoto, grama, cobra.
Questão 16. O esquema abaixo representa as relações tróficas em um campo. Um gavião que se alimenta de roedores e cobras é um consumidor de:
A) segunda ordem, apenas.
B) terceira ordem apenas.
C) segunda, terceira e quarta ordens.
D) terceira e quarta ordem apenas.
Questão 17. (FUVEST-SP) A espécie humana estará ocupando o nível trófico em que há maior aproveitamento de energia fixada pelos produtores quando escolher como cardápio:
A) Carne com creme de leite.
B) Peixe com camarão.
C) Frango com toicinho.
D) Pão com geleia de frutas.
Questão 18. Classifique os organismos da cadeia alimentar abaixo, de acordo com o nível trófico.
folhas -> pulgões -> joaninhas
Questão 19. Identifique os componentes de uma comunidade no ecossistema ilustrado.
A) Produtor:
B) Consumidor primário:
C) Consumidor secundário:
D) Consumidor terciário:
Questão 20. Responda as questões sobre cadeia e teias alimentares e com a resposta preencha a cruzadinha:
1) São seres capazes de produzir seu próprio alimento.
2) Na cadeia alimentar ele se localiza no 1º nível trófico.
3) O que significa a palavra trófico?
4) São seres vivos chamados de decompositores.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína