Lista de Exercícios sobre Fungos e Bactérias

Questão 01 sobre Fungos e Bactérias: UESC-BA No decorrer de experiências desenvolvidas no Hospital St.Mary, em 1927, para a identificação de fatores antimicrobianos, o microbiologista Alexander Flemming constatou que um tipo de fungo, que foi identificado como do gênero Penicillium, produzia uma substância que impedia o desenvolvimento das colônias da bactéria Staphylococcus aureus que ele vinha cultivando. A essa substância Fleming deu o nome de penicilina.

Em momento posterior, em linhagens bacterianas do Staphylococus aureus, isoladas de hospitais, pesquisadores identificaram a ocorrência de um plasmídio, chamado de plasmídio R, que confere à bactéria resistência à penicilina.

Esses dados mostram uma relação entre plasmídios, bactérias e fungos, que é expressa quando se afirma que:
a) o plasmídio é um artefato adquirido pela bactéria para se defender do produto farmacêutico;

b) a produção da penicilina expressa uma relação de amensalismo entre bactérias e fungos;

c) a presença do plasmídio confere à bactéria resistência específica aos antibióticos, apenas, em condições não-naturais;

d) o fungo e a bactéria relacionam-se porque ambos são formados por células eucarióticas;

e) a ocorrência das cepas bacterianas que contêm o plasmídio R resulta de um mecanismo de seleção artificial.

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Questão 02. UNICAMP-SP Até há algum tempo, considerava-se que fungos e bactérias pertenciam ao reino vegetal. Com o reconhecimento das diferenças entre eucariotos e procariotos, as bactérias foram separadas, mas os fungos permaneceram incluídos no reino vegetal. Mais recentemente, porém, tornou-se claro que os organismos agrupados como fungos definitivamente não são plantas.

a) Apresente uma característica comum a bactérias e fungos que permitiu considerá-los como plantas.

b) Apresente uma característica das bactérias que demonstra serem elas pertencentes a outro reino. Qual é esse reino?

c) Cite duas características das plantas que não são encontradas nos fungos.


Questão 03. PUC-SP Na década de 1920, o bacteriologista Alexander Fleming, cultivando linhagens de estafilococos, notou que uma das placas de cultura, contendo colônias de bactérias, apareceu contaminada por um tipo de fungo. Ao transferir o fungo para um caldo nutritivo, Fleming verificou que nesse meio não se desenvolviam vários tipos de bactérias, devido à ação de substâncias produzidas pelo fungo.

Esse trabalho foi um dos mais significativos deste século, pois permitiu aos cientistas, posteriormente, a produção de:
a) hormônios, utilizados no tratamento de doenças hereditárias.
b) corticoides, utilizados no tratamento de doenças alérgicas.
c) antibióticos, utilizados no tratamento de doenças infecciosas.
d) vacinas, utilizadas na imunização de doenças causadas por fungos e bactérias.
e) soros, utilizados na imunização de doenças causadas por fungos e bactérias.


Questão 04 sobre Fungos e Bactérias: (PUC-SP) Na década de 1920, o bacteriologista Alexander Fleming, cultivando linhagens de estafilococos, notou que uma das placas de cultura, contendo colônias de bactérias, apareceu contaminada por um tipo de fungo. Ao transferir o fungo para um caldo nutritivo, Fleming verificou que nesse meio não se desenvolviam vários tipos de bactérias, devido à ação de substâncias produzidas pelo fungo.

Esse trabalho foi um dos mais significativos deste século, pois permitiu aos cientistas, posteriormente, a produção de:
a) hormônios, utilizados no tratamento de doenças hereditárias.
b) corticoides, utilizados no tratamento de doenças alérgicas.
c) antibióticos, utilizados no tratamento de doenças infecciosas.
d) vacinas, utilizadas na imunização de doenças causadas por fungos e bactérias.
e) soros, utilizados na imunização de doenças causadas por fungos e bactérias.


Questão 05. (Cesgranrio) Certos fungos são empregados na produção de queijos, sendo responsáveis por sabores característicos. Os fungos Penicillium roquefortii e Penicillium camembertii, por exemplo, são utilizados na fabricação de queijos tipos roquefort e camembert, respectivamente.

Pela análise dos nomes científicos acima citados, podemos concluir que esses seres não pertencem ao(à) mesmo(a):
a) gênero.
b) classe.
c) família.
d) ordem.
e) espécie.


Questão 06. (UFF) Bactérias são encontradas nos mais diferentes meios. Muitas delas causam infecções com graves lesões nos organismos animais (patogênicas) e se constituem em sério problema para o homem. Dentre estas infecções, por sua gravidade e elevada frequência, sobretudo em populações de baixa renda, destaca-se o tétano, também conhecido, no caso neonatal, como “mal de sete dias”.

Com referência ao tétano informe:
a) o agente etiológico e tipo bacteriano envolvido.
b) forma de transmissão.
c) principal sintoma.
d) recursos disponíveis de imunização ativa e passiva, caracterizando-os.


Questão 07. (Elite) Sabemos que a bactéria também possui parede celular, porém de composição diferente dos vegetais.

Qual o principal componente dessa estrutura?
a) Proteínas.
b) Corticosteroide.
c) Peptidioglicano.
d) Celulose.


Questão 08 sobre Fungos e Bactérias: (Elite) Qual das estruturas abaixo observaremos em uma bactéria?

a) Cariomembrana.
b) Lisossomo.
c) Ribossomo.
d) REG


Questão 09. (Mackenzie) Nas classificações antigas dos seres vivos, os fungos foram considerados como vegetais, mas, atualmente, eles figuram num reino à parte.

Uma das razões para essa mudança é a ausência, nesses organismos, de:
a) clorofila.
b) núcleo diferenciado.
c) metabolismo próprio.
d) reprodução sexuada.
e) respiração aeróbica.


Questão 10 sobre Fungos e Bactérias: (FGV) Todos os seres vivos (exceto os vírus) são formados por células. De acordo com o tipo estrutural de células que os compõem, os organismos podem ser classificados em eucariontes ou procariontes.

Assinale a alternativa correta:
a) Os protozoários e as bactérias possuem células eucarióticas.
b) Os fungos (bolores e leveduras) possuem células eucarióticas.
c) Os fungos e as bactérias possuem células procarióticas.
d) As bactérias e as algas possuem células eucarióticas.
e) As bactérias e os protozoários possuem células procarióticas


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Gabarito com as respostas das atividades de Biologia sobre Fungos e Bactérias:

01. B;

02. a) A presença de parede celular foi motivo que levou bactérias e fungos a serem considerados como plantas. Hoje sabemos que a parede bacteriana é constituída de carboidratos, proteínas e lipídios, os fungos parede celular de quitina e as plantas parede celular de celulose.

b) As bactérias são organismos procariontes, ou seja, não possuem carioteca e organóides membranosos.

c) As plantas possuem clorofila e celulose, fungos não.

03. C;

04. C;

05. E;

06. a) O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani. Trata-se de um bacilo, anaeróbio e esporulado.

b) Contágio através de ferimentos profundos por objetos enferrujados.

c) Rigidez muscular.

d) Imunização ativa através da vacina antitetânica; processo preventivo e duradouro. Imunização passiva através do soro antitetânico que contém anticorpos prontos. É processo terapêutico e temporário.

07. C;

08. C;

09. A;

10. B

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