Lista com 20 atividades de Ciências sobre os Anfíbios para o 6º Ano e 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Observe a Figura e responda as perguntas:
a) A qual grupo de vertebrados pertence esse animal?
b) Onde ocorre a fecundação de seus ovos?
c) Qual o seu tipo de circulação?
d) Por que esse animal precisa viver em lugares úmidos?
e) Qual o nome das larvas deste animal?
Questão 02. Qual o tipo de respiração que ocorre em cada uma das fases do desenvolvimento do anfíbio abaixo:
Questão 03. Quais as três ordens de anfíbios? Dê um exemplo de integrante de cada uma delas.
Questão 04. Porque a maioria dos anfíbios vivem em lugares úmidos ou próximo a água?
Questão 05 com Exercícios sobre Anfíbios para o 7° Ano: O esquema a seguir representa as fases de desenvolvimento de um anfíbio anuro.
Sobre esse processo, analise as seguintes afirmativas:
I. Na fase larval, a respiração é cutânea e na fase adulta, é branquial.
II. Na fase larval, o principal excreta nitrogenado é amônia e na adulta, é ureia.
III. Os ovos possuem casca impermeável para evitar a dessecação.
IV. Na cadeia alimentar, o girino geralmente é considerado consumidor primário e o adulto é consumidor secundário.
Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas.
A) I e II.
B) II e III.
C) II e IV.
D) III e IV.
Questão 06. Associe o animal à sua característica:
(A) sapo
(B) rã
(C) perereca
(D) salamandra
(E) cobra-cega
( ) Tem ventosas nas pontas dos dedos.
( ) Não possui membros.
( ) Possui membros e cauda.
( ) Sua carne é muito apreciada.
( ) Apresenta glândulas de veneno.
Questão 07. Modelo Enem Simplificado. Nos sapos, os membros posteriores são:
A) do mesmo tamanho que os anteriores.
B) menores que os anteriores.
C) ausentes.
D) maiores que os anteriores.
Questão 08. Os sapos têm o corpo dividido em:
A) cabeça, pescoço e tronco.
B) cabeça, tronco e cauda.
C) cabeça, pescoço e membros.
D) cabeça, tronco e membros.
Questão 09. Pedro e Ítalo foram fazer um estudo sobre um ecossistema e trouxeram um animal para analisar. Deixando-o em cativeiro, puderam acompanhar o nascimento de alguns indivíduos e depois a reprodução dos mesmos. Notaram que, diferentemente dos seres humanos, esses animais passavam por diferentes fases. Eles punham ovos, que se desenvolviam na água, dando origem a girinos. Essas larvas passavam por metamorfoses, dando origem a indivíduos adultos. Nesses estágios eles mudaram completamente suas aparências. Com base no texto acima, podemos dizer que os dois estudaram o ciclo vital de um
A) mamífero de pequeno porte.
B) um anfíbio.
C) um peixe.
D) uma ave.
Questão 10. A pele do sapo:
A) é úmida.
B) é desprovida de glândulas.
C) não permite trocas gasosas.
D) é seca.
Questão 11. Os anfíbios são classificados em três ordens: Urodela, Anura e Apoda. Assinale a alternativa correta que contém, respectivamente, os animais classificados como anfíbios e pertencentes a essas ordens.
A) salamandra, sapo, cobras-cegas (Cecília).
B) jacaré, sapo, tartaruga.
C) perereca, jiboia, salamandra.
D) sapo, salamandra, cobras-cegas (cecília).
Questão 12. “Os sapos e rãs estão desaparecendo numa velocidade jamais observada em países onde sua ocorrência era comum. Porém essa redução tem sido observada em todo mundo.”
(O GLOBO, 08/07/98)
Esses animais, citados no artigo, pertencem à classe dos vertebrados que apresenta:
A) fecundação externa e respiração pulmonar e cutânea.
B) metamorfose e circulação aberta.
C) viviparidade e digestão intra e extracelular.
D) ovo telolécito e saco vitelínico como único anexo embrionário.
Questão 13. O coração dos anfíbios possui:
A) um átrio e um ventrículo, ambos sem septos.
B) um átrio com septo parcial e um ventrículo sem septo.
C) dois átrios e um ventrículo.
D) dois átrios e dois ventrículos.
Questão 14. Uma salamandra e um lagarto comum são muito semelhantes, pois ambos têm quatro pernas curtas e uma longa cauda. No entanto, a simples observação externa da salamandra basta para diferenciá-la do lagarto. A característica que permite essa identificação da salamandra é:
A) a cloaca.
B) a glândula de veneno.
C) os dedos palmados.
D) a pele mucosa, sem escamas.
Questão 15. Identifique as características abaixo com ( P ) para os peixes e com ( A ) para os anfíbios.
( ) Possuem larvas denominadas girinos.
( ) Respiração branquial durante toda a vida do animal.
( ) Não realizam metamorfose.
( ) Locomoção através de nadadeiras até na fase adulta.
( ) Possuem olhos com pálpebras.
A identificação correta de cima para baixo é:
A) P, A, A, P, A
B) A, A, P, A, P
C) P, P, P, A, P
D) A, P, P, P, A
Questão 16. Analise estas características de um animal na fase adulta:
– Habitat: brejos.
– Trocas gasosas: pele e/ou pulmões.
– Nutrição: carnívoros.
– Anatomia da boca: ausência de dentes e presença de língua protátil.
Considerando-se tais características, é INCORRETO afirmar que esse animal:
A) apresenta variação de temperatura corporal.
B) se alimenta de insetos capturados com a língua.
C) se reproduz por fecundação interna e possui ovo com casca.
D) utiliza o oxigênio presente no ar ou dissolvido na água.
Questão 17. Observe a figura abaixo:
Sobre a respiração do sapo é correto afirmar que:
A) no desenvolvimento (a) é cutânea.
B) no desenvolvimento (b) é pulmonar
C) no desenvolvimento (a e b) é branquial e cutânea
D) no desenvolvimento (e) é cutânea e pulmonar
Questão 18. A figura a seguir mostra o esqueleto de um vertebrado.
O esqueleto em questão indica que se trata de um animal adaptado para:
A) cavar o solo.
B) saltar.
C) correr.
D) rastejar.
Questão 19. A partir da palavra anfíbios no centro, preencha a cruzadinha respondendo as questões
1) Anfíbio com ventosas adesivas nas pontas dos dedos.
2) Criação de rãs.
3) Mudanças que ocorrem durante o desenvolvimento dos anfíbios.
4) Fase larval dos anuros.
5) Gênero com dimorfismo sexual, comum no Brasil.
6) Saco presente no girino, que contêm substâncias nutritivas.
7) Grupo de anfíbios sem cauda.
8) Anuro com um par de glândulas de veneno dorsal.
Questão 20. Caça palavras sobre os Anfíbios para o 7° Ano do ensino fundamental:
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína