Lista com 20 exercícios de Ciências sobre as Aves para o 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Qual a principal característica das aves que nos permite identificá-las como um grupo distinto dos outros animais?
Questão 02. Assinale o conjunto que representa somente características das aves:
A) penas, bico córneo, pecilotermia, capacidade de voar, bípedes, oviparidade.
B) bico, fecundação interna, ossos pneumáticos, dentes, amniotas, pecilotermia.
C) penas, bico, viviparidade, ausência de dentes, ossos pneumáticos, amniotas.
D) penas, bico córneo, ausência de dentes, ossos pneumáticos, amniotas, oviparidades.
Questão 03. Observando a imagem do animal a seguir, você diria que se trata de uma ave? Por que?
Questão 04. Explique o que é a homeotermia e qual a importância da homeotermia para as aves?
Questão 05. As aves apresentam asas e penas para voar. As asas e as penas não são as únicas estruturas responsáveis pelo voo das aves. A outra estrutura, além das asas e das penas, que também é responsável pelo voo:
A) o pescoço, devido a ser longo.
B) as patas, por serem finas.
C) o bico, devido à penetração aerodinâmica.
D) o esterno, que tem forma de quilha e facilita o voo.
Questão 06 com Atividades sobre Aves para o 7° Ano: Observe a figura:
A) Quais as estruturas indicadas por 1 e 2?
B) Qual a função de cada uma?
Questão 07. A capacidade de voar é uma característica de destaque do grupo das aves. Quais são os outros grupos de vertebrados que também possuem a capacidade de voar?
Questão 08. Como são chamados os ossos das aves? Qual a importância destes ossos para as aves?
Questão 09. Modelo Enem. Indique a alternativa que não diz respeito a um papel ecológico desempenhado pelas aves nos diferentes ecossistemas em que vivem:
A) Atuar como decompositores da matéria orgânica de várias origens, possibilitando a reposição dos minerais nos solos.
B) Fazer a polinização e, portanto, propiciar a reprodução de muitas espécies de plantas.
C) Facilitar a dispersão de sementes, permitindo que as plantas ocupem novas áreas.
D) Contribuir para a “limpeza” do ambiente, comendo restos de animais mortos.
Questão 10. Apresente três características das aves que favorecem sua adaptação em ambientes terrestres.
Questão 11. É uma característica exclusiva das aves:
A) ovo com casca.
B) endotermia.
C) fecundação interna.
D) penas.
Questão 12. (FEI) A moela encontrada nas aves está relacionada à(ao):
A) armazenamento de alimento;
B) armazenamento de excretas;
C) trituração dos alimentos;
D) digestão das proteínas;
Questão 13. Os sacos aéreos são uma das importes estruturas relacionadas com o voo das aves, pois deixam o corpo desses animais mais leves. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que não pode ser considerada como uma adaptação ao voo.
A) penas.
B) ossos pneumáticos.
C) ausência de dentes.
D) glândula uropigiana.
Questão 14. Qual das alternativas abaixo apresenta características que não é própria das aves?
A) após a eclosão, os pais continuam a cuidar da prole.
B) coração formado por quatro câmaras separadas.
C) desenvolvimento da visão.
D) fecundação interna e desenvolvimento interno.
Questão 15. (UnB) Julgue as afirmações abaixo, a respeito das galinhas e assinale a alternativa correta:
I – As galinhas possuem bexiga acumuladora de urina cujo produto de excreção é a ureia.
II – A fecundação e o desenvolvimento embrionário das galinhas são internos.
III – As galinhas, como todas as aves, respiram por pulmões e têm hemoglobina no sangue.
IV – A moela das galinhas funciona como um órgão de digestão química.
V – As asas das galinhas são recobertas de pelos.
Estão corretas:
A) III.
B) II e IV.
C) II e III
D) I, II e IV.
Questão 16. Analise as afirmações:
I. As aves possuem habilidade para o voo em virtude, unicamente, da presença de asas.
II. As penas protegem as aves, diminuem a perda de água e auxiliam no controle da temperatura
corporal destes animais.
III. É no papo que o alimento das aves é triturado.
Estão corretas:
A) Todas as alternativas.
B) Somente a I.
C) Somente a II.
D) Somente a III.
Questão 17. (OSEC-SP) A ausência de bexiga urinária e a eliminação contínua de fezes pode ser considerada (em aves) uma adaptação a(ao):
A) homeotermia.
B) postura de ovos.
C) pecilotermia.
D) voo.
Questão 18. Dados alguns tipos de dieta (de A a F):
a) frugívoras;
b) carniceiras;
c) nectarívoras;
d) carnívoras;
e) granívoras;
f) piscívoras
Os gaviões e as corujas são aves (…), pois se alimentam de pequenos roedores. Os urubus são aves (…), pois se alimentam de carniça. Os sabiás são aves (…), pois se alimentam de frutos. As gaivotas e as fragatas são aves (…), pois se alimentam de peixes. As rolinhas são aves (…) pois se alimentam de sementes, grãos. Os beija-flores são aves (…), pois se alimentam de néctar.
A sequência correta que completa as afirmativas acima é:
A) b, d, a. c, e, f
B) d, b, a, f, e, c
C) f, b, c, e, a, d
D) d, f, e, b, a, c
Questão 18. (UEL) Enquanto algumas características são comuns a todas as classes de vertebrados, como, por exemplo, a presença de vértebras e de tegumento, outras características variam nas diferentes Classes.
Sobre a Classe das Aves, considere as afirmativas a seguir.
I. Presença de ossos pneumáticos.
II. Coração com quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.
III. Temperatura do corpo variável, de acordo com o meio externo.
IV. Embrião formado no interior de um ovo, na porção externa do corpo da mãe.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I e IV.
B) II e IV.
C) II e III
D) I, II e IV.
Questão 20. Quais características abaixo estão relacionadas à capacidade de voo das aves?
a) Pele impermeável.
b) Músculo peitoral.
c) Penas e asas.
d) Ausência de dentes.
e) Papo.
f) Siringe.
g) Fecundação interna.
h) Ossos pneumáticos.
i) Sacos aéreos.
Gabarito com as respostas das melhores Atividades sobre Aves para o 7° Ano do ensino fundamental:
01. A presença de penas no corpo.
02. D;
03. Sim. Este animal apresenta o corpo coberto de penas, que é uma característica exclusiva das aves.
04. Homeotermia é a capacidade de um animal de manter sua temperatura corporal constante, independentemente da temperatura ambiente. Isso é conseguido por meio de mecanismos fisiológicos, como a produção de calor pelo metabolismo e a regulação do fluxo sanguíneo para a pele e pelos.
A homeotermia nas aves contribui para que elas mantenham-se ativas independentemente das oscilações que ocorrem na temperatura do ambiente.
05. D;
06. A) 1 papo; 2 moela;
B) Papo armazena os alimentos; moela tritura os alimentos compensando, em parte, a falta dos dentes.
07. Mamíferos (morcegos).
08. Pneumáticos. Eles armazenam ar. Por serem leves contribuem com o voo.
09. A;
10. Algumas respostas:
I) Ovo com casca grossa;
II) Pele rica em queratina;
III) Fecundação interna;
IV) Respiração pulmonar;
V) Homeotermia;
VI) Voo.
VII) Bico especializado para coleta de determinados alimentos.
11. D;
12. C;
13. D;
14. D;
15. A;
16. C;
17. D;
18. B;
19. D;
20. b, c, d, h, i.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína