Questão 01 sobre Atividades Enzimáticas: (UFPE – MODIFICADA) As enzimas são proteínas altamente especializadas que catalisam as mais diversas reações químicas. Em relação à atividade dessas moléculas é correto afirmar que:
( ) quando a temperatura e a concentração da enzima são constantes, e aumenta-se gradativamente a concentração do substrato, observa-se um aumento da velocidade da reação até o máximo, independente do pH .
( ) um aumento da concentração do substrato causa uma diminuição da velocidade da reação, pois o substrato passa a inibir a ação da enzima.
( ) o aumento da temperatura provoca um aumento na velocidade da reação enzimática até uma temperatura crítica, quando ocorre uma queda na atividade da enzima em consequência de sua desnaturação.
( ) a velocidade de uma determinada reação enzimática está associada ao pH, sendo que cada enzima tem um pH ótimo de atuação.
Questão 02. (Ufscar) Considere as quatro frases seguintes.
I – Enzimas são proteínas que atuam como catalisadores de reações químicas. II – Cada reação química que ocorre em um ser vivo, geralmente, é catalisada por um tipo de enzima. III – A velocidade de uma reação enzimática independe de fatores como temperatura e pH do meio. IV – As enzimas sofrem um enorme processo de desgaste durante a reação química da qual participam.
São verdadeiras as frases a) I e III, apenas. b) III e IV, apenas. c) I e II, apenas. d) I, II e IV, apenas. e) I, II, III e IV.
Questão 03. (UfV) O gráfico a seguir representa a atividade enzimática de uma determinada reação em função da temperatura:
A seta indica o ponto: a) ótimo de temperatura para a atividade enzimática. b) de desnaturação da enzima. c) de desnaturação do produto. d) mínimo da temperatura para a reação enzimática. e) máximo de substrato obtido.
Questão 04. (PUCrj/2013) Considere as afirmações abaixo relativas aos efeitos da elevação da temperatura no funcionamento das reações enzimáticas:
I. A elevação da temperatura, muito acima de sua temperatura ótima, pode reduzir a atividade de uma enzima. II. A elevação da temperatura pode desnaturar uma enzima. III. Todas as enzimas têm a mesma temperatura ótima. IV. Algumas enzimas são estáveis no ponto de ebulição da água.
Estão corretas: a) I, II e IV, apenas. b) I, II e III, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) II e IV, apenas. e) todas as afirmações.
Questão 05 sobre Atividades Enzimáticas: (UEL) Sobre as enzimas, está errado dizer que
a) são proteínas. b) agem acelerando reações químicas que normalmente se processariam lentamente. c) independentemente de temperatura e do pH do meio, a atividade enzimática é sempre constante. d) a atividade enzimática é influenciada pela concentração do substrato. e) é possível anular ou inibir a atividade enzimática.
Questão 06. (UfU) O gráfico a seguir ilustra uma reação enzimática onde a quantidade de enzima é mantida fixa e a velocidade da reação depende da variável X. Da análise do gráfico e de seus conhecimentos de enzimas, você pode concluir que a variável X se refere:
a) à concentração do substrato e que, portanto, quanto mais substrato, mais rápida é a reação enzimática.
b) à temperatura e que, portanto, quanto maior a temperatura, maior a velocidade da reação enzimática.
c) ao pH do meio e que, portanto, depois que a enzima atingir seu pH ótimo de atuação, um aumento no pH não corresponderá a um aumento na velocidade de reação.
d) à concentração do substrato e que, portanto, a velocidade inicial de uma reação enzimática aumenta com o aumento da concentração do substrato.
e) ao pH ou à temperatura, pois as enzimas possuem um pH e uma temperatura ótima, onde sua atuação enzimática é máxima.
Questão 07. (Vunesp) No esquema abaixo estão representados 3 tubos de ensaio com seus componentes:
Considerando que o amido em presença de lugol torna-se azul-violeta, que resultados serão esperados se adicionarmos a cada tubo algumas gotas de lugol?
a) Os 3 tubos ficarão azul-violeta. b) Somente o tubo I ficará azul-violeta. c) Somente o tubo II ficará azul-violeta. d) Nenhum tubo ficará azul-violeta. e) Somente os tubos I e III ficarão azul-violeta.
Questão 08. (UErj/2013) Existem dois tipos principais de inibidores da atividade de uma enzima: os competitivos e os não competitivos. Os primeiros são aqueles que concorrem com o substrato pelo centro ativo da enzima.
Considere um experimento em que se mediu a velocidade de reação de uma enzima em função da concentração de seu substrato em três condições: • ausência de inibidores; • presença de concentrações constantes de um inibidor competitivo; • presença de concentrações constantes de um inibidor não competitivo.
Os resultados estão representados no gráfico abaixo:
A curva I corresponde aos resultados obtidos na ausência de inibidores. As curvas que representam a resposta obtida na presença de um inibidor competitivo e na presença de um não competitivo estão indicadas, respectivamente, pelos seguintes números:
a) II e IV b) II e III c) III e II d) IV e III
Questão 09 sobre Atividades Enzimáticas: (fuvest) Uma substância X é o produto final de uma via metabólica controlada pelo mecanismo de retro-inibição (feedback) em que, acima de uma dada concentração, X passa a inibir a enzima 1.
Podemos afirmar que, nessa via metabólica, a) a quantidade disponível de X tende a se manter constante. b) o substrato faltará se o consumo de X for pequeno. c) o substrato se acumulará quando a concentração de X diminuir. d) a substância A se acumulará quando a concentração de X aumentar. e) a substância B se acumulará quando o consumo de X for pequeno.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína