Gastrulação, Neurulação e Organogênese Questões Resolvidas

1) Gastrulação, Neurulação e Organogênese: (UFPR) Fase do desenvolvimento embrionário caracterizada pelo estabelecimento dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) e por intensos movimentos morfogenéticos:

a) Clivagem

b) Morfogênese

c) gastrulação

d) Fecundação

e) Apoptose

 

 

2) (UFAL) Ao longo do desenvolvimento embrionário de organismos multicelulares, ocorrem sucessivas divisões mitóticas, e grupos de células se especializam para o desempenho das diferentes funções que o corpo deverá realizar. Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo.

(1) As mitoses nos blastômeros se sucedem com rapidez até que o embrião assuma a aparência de uma bola de células, a mórula.

(2) Quando o embrião já se constitui de algumas centenas de células, começa a surgir em seu interior uma cavidade cheia de líquido; o embrião é, então, chamado de blástula.

(3) No estágio de gástrula o embrião já apresenta um “esboço” de seu futuro tubo digestivo, o arquêntero.

(4) No estágio de gástrula, as células embrionárias começam a se diferenciar, formando os primeiros tecidos, conhecidos por folhetos germinativos ou embrionários.

Está(ão) correta(s):

a) 1, 2, 3 e 4.

b) 1 e 4 apenas.

c) 2 e 3 apenas.

d) 1, 2 e 4 apenas.

e) 1 apenas.

 

 

3) Gastrulação, Neurulação e Organogênese: (PUC) O fenômeno que caracteriza o início do processo de neurulação nos cordados é a:

a) formação do arquêntero.

b) cavitação da mórula.

c) formação do blastóporo.

d) formação da notocorda.

e) formação da placa neural.

 

 

4) (UEPB/2013) O esquema a seguir representa o processo de neuruIação em anfioxo. Identifique as estruturas indicadas por setas e assinale a alternativa cujas informações estão corretas.

a) 1 – tubo digestório; 2 – canal neural; 3 – notocorda; 4 – somitos; 5 – hipômero.

b) 1 – tubo digestório; 2- tubo neural; 3 – canal neural; 4 – notocorda; 5 – celoma.

c) 1 – celoma; 2 – notocorda; 3 – tubo neural; 4 – hipômero; 5 – somito.

d) 1 – tubo digestório; 2 – notocorda; 3 – canal neural; 4 – somitos; 5 – celoma.

e) 1 – endoderma; 2 – tubo neural; 3 – notocorda; 4 – celoma; 5 – somito.

 

 

5) Gastrulação, Neurulação e Organogênese: (UFg/2014-mod) Analise a figura a seguir que representa a gástrula, uma estrutura embrionária. Considerando a figura:

a) denomine os folhetos embrionários primordiais X, Y e Z, respectivamente, e identifique o folheto que irá originar a notocorda;

b) nomeie a estrutura W. Com base no desenvolvimento embrionário dessa estrutura, explique a classificação dos animais em protostômios e deuterostômios.

 

Embriologia: Tipos de Ovos Exercícios com Gabarito.

 

6) Gastrulação, Neurulação e Organogênese: (Unirio) Observe e analise o diagrama a seguir:

Qual dos títulos apresentados a seguir você deve escolher para identificá-lo?

a) Reprodução nas Angiospermas.

b) germinação de Semente.

c) Desenvolvimento Embrionário.

d) Ontogênese Humana.

e) Metagênese em Cnidários.

 

 

7) (G2) Na gástrula do anfoxo, o blastóporo faz a comunicação

do meio extra-embrionário com:

a) o celoma d) a cavidade amniótica

b) a blastocele e) o arquêntero

c) o trofoblasto

 

 

8) Gastrulação, Neurulação e Organogênese: (UEL-mod) Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta. Durante o desenvolvimento embrionário dos humanos, o primeiro indício de formação do sistema nervoso aparece no embrião na fase de:

a) Mórula, com o aparecimento do blastóporo.

b) Blastocisto, com o aparecimento do tubo neural.

c) Blastocisto, com o aparecimento do sulco neural.

d) gástrula, com o aparecimento do arquêntero.

e) Neurula, com o aparecimento da placa neural.

 

 

9) (Unicamp) Recentemente pesquisadores brasileiros conseguiram produzir a primeira linhagem de células-tronco a partir de embrião humano. As células-tronco foram obtidas de um embrião em fase de blástula, de onde foram obtidas as células que posteriormente foram colocadas em meio de cultura para se multiplicarem.

a) As células-tronco embrionárias podem solucionar problemas de saúde atualmente incuráveis. Quais características dessas células-tronco permitem que os pesquisadores possam utilizá-las no futuro para este fm?

b) Blástula é uma etapa do desenvolvimento embrionário de todos os animais. Identifique entre as figuras a seguir qual delas corresponde à fase de blástula e indique uma característica que a diferencia da fase anterior  e da posterior do desenvolvimento embrionário.

 

 

10) Gastrulação, Neurulação e Organogênese: (Udesc/2014) O desenvolvimento embrionário é diversificado entre os diferentes grupos animais, e ocorre, de maneira geral, em três fases consecutivas. Assinale a alternativa correta quanto ao desenvolvimento embrionário dos anfioxos.

a) A organogênese é a fase em que o arquêntero, ou intestino primitivo, é formado a partir da blastocele.

b) A gastrulação é o processo de formação dos órgãos, sendo possível visualizar o tubo neural e o intestino, ao final dessa fase.

c) A organogênese é o processo de transformação da blástula em gástrula.

d) A segmentação é um processo em que o zigoto sofre clivagens (divisões), originando os blastômeros.

e) A neurulação é o início da formação dos folhetos embrionários denominados ectoderme e endoderme, a partir da gástrula.

 

🔵 >>> Confira todos os nossos exercícios sobre Embriologia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Embriologia sobre Gastrulação, Neurulação e Organogênese:

1) c; 2) a; 3) e; 4) d;

5)
a) Os folhetos embrionários primordiais representados por X, Y e Z são respectivamente endoderme, mesoderme e ectoderme. O folheto que originará a notocorda é a mesoderme (Y).
b) A estrutura W representa o blastóporo. Animais cujo blastoporo origina a boca ou primeiramente a boca e posteriormente o ânus são classificados com protostômios. Animais cujo blastoporo origina apenas o ânus são classificados como deuterostômios.

6) c; 7) e; 8) e;

9) a) São células totipotentes, podem originar qualquer tipo de célula do organismo.
b) A blástula está indicada em E. Ela apresenta a primeira cavidade embrionária, enquanto a fase anterior, mórula, D, não apresenta essa cavidade. A fase F, gástrula, possui arquêntero, blastóporo e dois folhetos germinativos, o que não ocorre na estrutura E.

10) d

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.