Sistema Genital Masculino Exercícios com Gabarito

Questão 01 sobre o Sistema Genital Masculino: (Modelo Enem). Associe as estruturas abaixo relacionadas com a função realizada por cada uma e marque a seqüência correta de cima para baixo:

1. Túbulos seminíferos
2. Ovários
3. Epidídimo
4. Tubas uterinas
5. Útero

( ) Local onde ocorre a produção dos gametas femininos.
( ) Local de armazenamento de espermatozóides.
( ) Local onde ocorre a nidação.
( ) Local de produção dos gametas masculinos.
( ) Local onde ocorre a fecundação.

a) 5 – 4 – 3 – 2 – 1
b) 1 – 2 – 3 – 4 – 5
c) 2 – 3 – 5 – 1 – 4
d) 4 – 1 – 5 – 3 – 2
e) 5 – 3 – 1 – 4 – 2

🔴 Está com dúvida? Veja o Resumo sobre o Sistema Genital Masculino.


Questão 02. FMU-SP. O Caminho dos espermatozóides produzidos nos testículos é:

a) próstata, vesícula seminal e uretra.
b) túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferente e uretra.
c) túbulos seminíferos, próstata e vesículas semi-nais.
d) epidídimo, túbulos seminíferos, uretra e canal deferente.
e) canal deferente, túbulos seminíferos e uretra


Questão 03. A respeito da reprodução humana, responda ao que se pede.

a) Descreva o trajeto percorrido pelos espermatozóides desde sua produção, no sistema genital masculino, até a fecundação, no sistema genital feminino.

b) Qual a importância das vesículas seminais, da próstata e das glândulas bulbouretrais presentes no sistema genital masculino?


Questão 04 sobre o Sistema Genital Masculino: UFV-MG (modificado). Com relação ao esquema de parte do aparelho reprodutor humano (I, II e III), representados a seguir, assinale a alternativa correta.

aparelho reprodutor humano exercícios com gabarito

a) Os espermatozóides são armazenados em II.
b) Os túbulos seminíferos percorrem a estrutura indicada por I.
c) A liberação dos espermatozóides ocorre na seqüência II, III e I.
d) O epidídimo está representado por III.
e) Os espermatozóides são produzidos em II.


Questão 05. A figura abaixo mostra estruturas do sistema urogenital masculino na espécie humana.

sistema urogenital masculino

 

É correto afirmar:
1. “A” corresponde ao pênis, que executa a função de cópula.

2. Os espermatozóides produzidos na gônada masculina, quando lançados para o meio exterior, percorrem a seguinte seqüência de estruturas: testículo, próstata, túbulos seminíferos, canal deferente e uretra.

04. “E” tem a função de produção de espermatozóides. 08. O líquido seminal é produzido na bexiga.

16. “B” corresponde à uretra, por onde passam somente as secreções do sistema reprodutor masculino.
Some os números dos itens corretos.


Questão 06 sobre o Sistema Genital Masculino: UFC-CE. O texto a seguir trata da sexualidade masculina. A figura, por sua vez, exibe o aparelho reprodutor masculino. Observe-os e responda aos itens que vêm a seguir.

esquema aparelho reprodutor masculino

Segundo a escritora americana Susan Faludi, os homens estão vivendo a crise da masculinidade cujossintomas são a depressão, o suicídio, os comportamentos violentos, o aumento das cirurgias estéticas, o abuso de esteróides, a grande procura de substâncias que melhorem o desempenho sexual etc.
Revista Veja, 15 de setembro de 1.999.

a) A impotência é uma disfunção erétil que incapacita o homem da plena satisfação sexual e cujas causas podem ser de origem orgânica ou psicológica. Diga em qual região do aparelho reprodutor masculino ocorre a ereção e explique, sucintamente, o seu mecanismo.

b) Dentre os métodos anticoncepcionais, existem os métodos cirúrgicos que podem ser realizados tanto nos homens como nas mulheres. Como se denomina o método cirúrgico anticoncepcional realizado no homem e em que consiste?

c) O câncer de próstata é um dos tumores mais freqüentes no homem, especialmente após completar 60 anos. Qual a função da próstata e que exame pode indicar, precocemente, a presença do tumor?

d) Alguns homens apresentam uma anomalia denominada criptorquidia. O que vem a ser essa anomalia e qual a sua conseqüência?


Questão 07. FGV-SP. Trata-se de um líquido constituinte do esperma que apresenta aspecto leitoso e é alcalino, contribui para neutralizar a acidez das secreções vaginais, além de promover um aumento da motilidade dos espermatozóides. Esse líquido é produzido:

a) pelo epidídimo.
b) pelo testículo.
c) pela próstata.
d) pela vesícula seminal.
e) pelas glândulas bulbouretrais.


Questão 08. Observe o esquema que representa parte do sistema reprodutor feminino.

sistema reprodutor feminino em fecundação

Momentos após a ejaculação, vários espermatozóides percorrem a mucosa do útero e dirigem-se para uma das trompas. Parte destes espermatozóides encontra o óvulo e libera enzimas que enfraquecem as barreiras que o envolvem. Um espermatozóide entra em contato com a superfície do óvulo, e as membranas celulares e os núcleos de ambos se fundem.

a) Qual o nome do fenômeno indicado por I?
b) Qual nome do fenômeno ocorrido em II?
c) Qual o nome do fenômeno indicado por III?


Questão 09 sobre o Sistema Genital Masculino: UFPI. Os testículos e os canais deferentes, presentes no aparelho reprodutor masculino dos mamíferos, podem ter suas funções comparadas, respectivamente, com as funções dos seguintes órgãos do aparelho reprodutor feminino:

a) útero e ovários.
b) ovários e trompas de Falópio (tubas uterinas).
c) trompas de Falópio e útero .
d) vagina e trompas de Falópio .
e) ovários e vagina.


🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Fisiologia.

🔵 >>> Confira todas as nossas listas de Exercícios sobre Anatomia.


Gabarito com as respostas da lista de exercícios sobre o Sistema Genital Masculino:

01. C;

02. B;

03. a) Túbulos seminíferos do testículo, epidídimo, canal deferente, uretra, vagina, útero, tuba uterina.

b) As secreções das vesículas seminais e da próstata, que constituem o esperma ou sêmen, neutralizam as secreções ácidas existentes na vagina, além de ser um meio de propagação para os espermatozóides e de fornecer-lhes nutrientes. As glândulas bulbouretrais secretam um líquido viscoso durante a fase de excitação sexual, cuja função é neutralizar os resíduos de urina que permanecem na uretra e lubrificar o pênis, facilitando sua penetração.

04. A;

05. 05 (01 + 04);

06. a) A ereção ocorre no pênis, órgão copulador masculino, que possui no seu interior os corpos cavernosos, formados por tecido esponjoso erétil. A excitação provoca o aumento do fluxo de sangue nas artérias, a diminuição do calibre das veias e o relaxamento da musculatura local, enchendo os corpos cavernosos de sangue e produzindo a ereção.

b) A vasectomia é o método anticoncepcional cirúrgico feito no homem e consiste no seccionamento dos canais deferentes, impedindo que os espermatozóides armazenados no epidídimo alcancem a uretra.

c) A próstata produz uma secreção que aumenta o volume do esperma e neutraliza a acidez natural da vagina. O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode ser obtido através do exame de toque retal, de ultra-sonografia e do exame denominado PSA (antígeno prostático-específico), que mede a concentração sangüínea de uma proteína normalmente produzida pela próstata. O aumento na concentração dessa proteína indica que pode haver algum tumor, benigno ou maligno.

d) A criptorquidia é uma anomalia que se caracteriza pela retenção dos testículos dentro da cavidade abdominal, ocasionando a esterilidade, uma vez que a espermatogênese requer uma temperatura de 2°C abaixo da temperatura corpórea.

07. C;

08. a) I representa a ovulação (liberação do ovócito II ou “óvulo”).

b) II representa o fenômeno da fecundação.

c) III indica o fenômeno da nidação que ocorre no útero.

09. B;

Deixe um comentário