Questão 01 sobre as Evidências da Evolução: (UFMG) Verificou-se que, quando uma proteína é encontrada em muitos tipos diferentes de seres vivos, as diferenças na composição de aminoácidos dessa proteína são tanto menores quanto mais próximos evolutivamente são os seres comparados e vice-versa. No esquema a seguir, além do homem, estão representados pelas letras X, Y, Z e W outra espécie do grupo dos primatas, um mamífero não primata, um réptil e um artrópodo (não há correspondência entre a ordem das letras e a de citação desses animais). Os valores colocados nos cruzamentos das linhas são os números de aminoácidos diferentes no citocromo C dos indivíduos dos quais elas se originam.
As letras X, Y, Z e W correspondem, respectivamente, aos indivíduos: A) macaco, mosca, coelho, tartaruga. B) tartaruga, mosca, macaco, coelho. C) mosca, tartaruga, coelho, macaco. D) coelho, mosca, macaco, tartaruga. E) mosca, macaco, tartaruga, coelho.
Questão 02. (Unifor-CE) Em relação ao estudo da evolução, considere as afirmativas a seguir:
I. A evolução só pode ser estudada através dos fósseis. II. A comparação de estruturas homólogas contribui para o entendimento da evolução. III. É importante conhecer a distribuição geográfica dos organismos atuais e dos extintos. IV. A genética não é importante para estudos evolutivos.
Estão CORRETAS somente: A) I, II e III. B) II, III e IV. C) I e IV. D) II e III. E) III e IV.
Questão 03. (PUC Minas) São análogos os órgãos que desempenham a mesma função, embora não possuam a mesma estrutura. Assim, são considerados órgãos análogos:
A) asas das aves e asas dos morcegos. B) nadadeiras da foca e patas do cavalo. C) asas das aves e asas dos insetos. D) nadadeiras das baleias e nadadeiras dos botos. E) asas dos morcegos e membros superiores do homem.
O gráfico apresentado nos mostra as diferenças observadas entre a hemoglobina humana e a hemoglobina de outros animais, no que se refere à sua composição em aminoácidos.
Essas diferenças refletem a: A) eficiência dos diferentes tipos de hemoglobina. B) distância evolutiva entre os grupos considerados. C) forma de respiração desenvolvida por cada grupo em questão. D) inexistência de correlação entre o tipo de hemoglobina e o tipo de animal. E) proporcionalidade entre o tamanho da molécula e o tamanho do organismo considerado.
Questão 05 sobre as Evidências da Evolução: (UNEB-BA) No estudo da evolução animal, é frequente o uso dos termos análogos e homólogos.
Sobre eles, é CORRETA a seguinte afirmação: A) São análogas estruturas de mesma função, mas de diferente origem. B) São análogas estruturas de mesma origem, mas de diferente função. C) São homólogas apenas estruturas de mesma função e de mesma origem. D) São homólogas estruturas de mesma função, mas de diferente origem. E) Toda estrutura homóloga é análoga, mas nem toda estrutura análoga é homóloga.
Questão 06. (UFSCar-SP) Assinale a alternativa CORRETA.
A) Os ossos dos membros anteriores do morcego formam órgãos homólogos às asas dos insetos, por servirem à locomoção no meio aéreo.
B) Não podemos estabelecer homologia entre asas de aves e asas de mamíferos.
C) A existência de órgãos vestigiais demonstra que muitos órgãos estão em franco processo de evolução para formas mais desenvolvidas.
D) Por servirem à locomoção no meio aquático, os membros anteriores da baleia e as nadadeiras dos peixes são órgãos análogos, embora não homólogos.
E) Todas as alternativas estão corretas.
Questão 07. (UFJF-MG) Em relação às evidências da evolução biológica, é CORRETO afirmar que:
A) um órgão vestigial, como o apêndice vermiforme no homem, não é evidência da evolução, porque é uma estrutura atrofiada e sem função aparente.
B) a pata dianteira de um cavalo e a asa de um morcego constituem evidência da evolução, porque são estruturas homólogas, apesar de o cavalo ter perdido os dedos, enquanto, no morcego, estes não só foram mantidos como alongados.
C) a asa de uma ave e o élitro (asa dura) de um besouro podem ser considerados como evidência da evolução, porque são estruturas análogas, que possuem origem embriológica diferente.
D) os fósseis constituem uma evidência da evolução, porque mostram que os organismos atuais são mais especializados e mais adaptados que os extintos.
Questão 08. (UNIRIO-RJ) Observe e analise a tabela a seguir:
Com base nesses dados, podemos inferir que os dois organismos MAIS aparentados do ponto de vista evolutivo são: A) A e B. B) A e C. C) B e C. D) B e D. E) C e D.
Questão 09. (Mackenzie-SP) O estudo dos órgãos homólogos em animais revela aspectos importantes sobre a evolução dos seres vivos.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS órgãos considerados homólogos. A) Nadadeira de baleia; nadadeira de peixe; asa de ave; asa de inseto. B) Nadadeira de baleia; nadadeira de peixe; asa de morcego; asa de inseto. C) Asa de morcego; asa de ave; nadadeira de baleia; nadadeira de peixe. D) Pata de cavalo; braço humano; nadadeira de baleia; asa de ave. E) Braço humano; asa de ave; asa de morcego; asa de inseto.
Questão 10 sobre as Evidências da Evolução: (UEL-PR–2011) Atletas utilizam seus membros anteriores para a realização de lançamentos. As figuras 16, 17 e 18 representam membros anteriores de diferentes espécies animais.
De acordo com as figuras e os conhecimentos sobre características evolutivas dos animais, considere as afirmativas a seguir: I. Por terem funções distintas, os membros anteriores de humanos e de aves apresentam esqueletos com estrutura diferente.
II. Os membros anteriores de morcegos e de humanos são estruturas que surgiram de forma independente, com origem embrionária diferente.
III. As estruturas ósseas das asas de morcegos e de aves são homólogas, pois são derivadas de um ancestral comum.
IV. No processo de adaptação para o voo, asas de aves e de morcegos evoluíram independentemente, fenômeno conhecido como evolução convergente.
Assinale a alternativa CORRETA. A) Somente as afirmativas I e II são corretas. B) Somente as afirmativas II e IV são corretas. C) Somente as afirmativas III e IV são corretas. D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. E) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína