Evolução: Exercícios com Gabarito

1 – Existem várias evidências que sustentam o fato de que a evolução aconteceu e acontece nos dias atuais. Dentre elas, podemos citar os fósseis, que são restos ou vestígios preservados da existência de organismos que viveram no passado. A respeito dos fósseis, marque a alternativa incorreta:

a) Os fósseis evidenciam que, há milhares de anos, as espécies existentes eram diferentes das atuais.

b) Através dos fósseis, é possível observar claramente a evolução de cada espécie, pois não há falhas no registro fóssil.

c) Com o uso dos fósseis, é possível até mesmo entender as condições climáticas da época em que aquele organismo viveu.

d) Para descobrir a idade de um fóssil, muitos pesquisadores utilizam o método de datação com carbono 14.

e) Nem todos os seres que morrem tornam-se fósseis, uma vez que uma série de condições especiais é necessária para que a fossilização aconteça.

 

 

2 – É comum ouvirmos pessoas falando erroneamente que Darwin afirmou que o homem veio do macaco. Diferentemente do que muitos dizem, Darwin apenas explicou que em algum momento no passado todos nós compartilhamos um ancestral. Baseando-se nessa afirmação e nos seus conhecimentos sobre o darwinismo, marque a alternativa que indica corretamente duas ideias centrais da teoria evolucionista proposta por Darwin.

a) Lei do uso e desuso e lei da herança dos caracteres adquiridos.

b) Seleção natural e fluxo gênico;

c) Ancestralidade comum e seleção natural.

d) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.

e) Ancestralidade comum e lei do uso e desuso.

 

 

3 – Alguns anos antes de a Academia Francesa de Ciências oferecer um prêmio compensador para quem apresentasse um experimento definitivo sobre a questão da geração expontânea, um cientista francês já havia realizado alguns experimentos sobre a origem dos microrganismos o qual mais tarde veio derrubar por terra esta hipótese e ganhar o prêmio oferecido. Este cientista hoje muito conhecido por:

a) Louis Pasteur (1822-1895)

b) Louis Jablot (1645-1723)

c) John Needlham (1713-1781)

d) Lazarro Spallanzani (1729-1799)

e) Thomas Huxley (1825-1895)

 

 

4 – Identifique o que for correto sobre a teoria da evolução e sobre os fatores evolutivos.

01. A teoria sintética da evolução, ou neodarwinismo, rejeita a idéia de que cada ambiente induz, seletivamente, as mutações necessárias para a adaptação dos organismos.
02. No milho, os zigotos da base da espiga são formados antes dos zigotos da ponta da espiga. O conhecimento desse fato tem possibilitado aos cientistas a obtenção de variedades com ciclo mais curto pela seleção de plantas derivadas de grãos da base da espiga.
04. Embora raros, ocorrem erros na replicação e na transcrição de genes eucarióticos, alterando a seqüência de bases do produto. Entretanto, os erros de transcrição não constituem fonte de variabilidade genética para a seleção natural e para a evolução.
08. De acordo com a teoria da evolução e com os registros fósseis, o Homo sapiens não é descendente direto do chimpanzé africano.
16. A adaptação de algumas plantas à alternância de condições de seca e de alagamento é decorrência de reversões de mutações, em genes específicos, induzidas pelas mudanças de ambiente.
32. Para que a seleção natural aconteça em uma população, basta a existência de indivíduos distintos, portadores de diferentes genótipos, com probabilidades diferentes de deixar descendentes para a geração seguinte.
64. Uma população de soja se reproduz por autofecundação e é formada por indivíduos geneticamente iguais entre si e homozigóticos para todos os loci. Por seleção natural, essa população tornar-se-á tolerante a um elemento químico tóxico se for cultivada, por algumas gerações, em terreno com o elemento tóxico presente.

 

 

5 – Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que os organismos sofrem através do tempo. Diversos pesquisadores tiveram ideias evolucionistas; outros, no entanto, acreditavam que organismos eram imutáveis. Todos os nomes abaixo se referem a evolucionistas, exceto:

a) Lamarck.

b) Darwin.

c) Wallace.

d) Aristóteles.

 

Exercícios sobre Sucessão ecológica com gabarito.

 

6 – O autor da obra “Philosophie zoologique” (1809), propôs uma teoria evolutiva na qual, segundo ele – A transformação das espécies ocorre porque o meio ambiente sofre alterações e os seres vivos têm que se modificar para se adaptar às novas condições e, com o passar do tempo, essas modificações se tornariam hereditárias. Os ancestrais da girafa, por exemplo, apresentavam pescoço curto; devido a necessidade de alcançar as folhas das árvores cada vez mais altas, eram obrigadas a esticar o pescoço, o que teria, com o tempo, determinado o aumento gradual de tamanho, até atingir o observado atualmente.

Esta Teoria foi proposta por:

a) Lamarck

b) Weismann

c) Mendel

d) Malthus

e) Darwin

 

 

7 – (Uece) Chega ao Brasil a exposição que abre as comemorações dos 200 anos de nascimento do cientista que explicou como a vida evolui na Terra. Ele se tornou um herói da racionalidade. (Veja, 9 de maio de 2007.)

O cientista citado na manchete é Charles Darwin, responsável por mudar a visão sobre as questões relacionadas à origem e às transformações que ocorrem no mundo vivo. Identifique, nas alternativas abaixo, aquela que não corresponde às ideias difundidas por Darwin:

a) A escolha de parceiros reprodutivos fortes e competitivos é determinada pela necessidade de garantir a proteção e a sobrevivência da prole.

b) A competição entre espécies iguais ou diferentes é consequência do número elevado de indivíduos em uma situação em que os recursos naturais são escassos.

c) A seleção natural determina a sobrevivência dos indivíduos mais adaptados ao meio e estes indivíduos possuem mais chances de deixar seus descendentes.

d) Características morfológicas, resultantes da utilização constante de determinadas partes do corpo, desenvolvem-se e são transmitidas aos descendentes, acentuando-se ao longo de gerações.

 

 

8 – (Mackenzie-SP) A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin

a) mutação e seleção natural.

b) mutação e adaptação.

c) mutação e recombinação gênica.

d) recombinação gênica e seleção natural.

e) adaptação e seleção natural.

 

 

9 – O conhecimento sobre a vida passada resulta de um minucioso trabalho de estudiosos, que, como pesquisadores ¨detetives¨, analisam e interpretam vestígios e pistas deixados por seres que viveram em épocas antigas, os fósseis. Atualmente, a hipótese mais aceita é a de que a vida surgiu há pelos menos 3,5 bilhões de anos, a partir de substâncias químicas que foram se combinando, tornando-se cada vez mais complexas. Para um melhor entendimento da evolução biológica, processo que continua até hoje e que levou à grande variedade de formas de vida atuais, dividiu-se o tempo geológico e os fatos marcantes, principalmente, os biológicos. Considerando estas informações, numere as frases de I a IV preenchendo cada espaço com o número correspondente a cada Era, assinalando em seguida a alternativa que contêm a correta seqüência de numeração.

  1. Era Pré-Cambriana
  2. Era Paleozóica
  3. Era Mesozóica
  4. Era Cenozóica

I. Aparecimento das primeiras plantas vasculares, dos anfíbios e dos insetos (……….).

II. Origem das primeiras células (……….).

III. Aparecimento da espécie humana moderna (…………).

IV. Extinção dos dinossauros e de diversas espécies de plantas e animais (………..).

a) 1,2,3,4

b) 1,3,4,2

c) 2,1,4,3

d) 3,1,4,2

e) 4,1,2,3

 

 

10 – (Mack-2002) Considere as seguintes ocorrências nos seres vivos.

I. Reprodução assexuada

II. Autofecundação

III. Predatismo

IV. Competição

V. Mutação

 

São favoráveis para a ocorrência de evolução, apenas:

a) I e II.

b) III e IV.

c) IV e V.

d) I, II e V.

e) III, IV e V.

 

Veja a lista completa de exercícios sobre Evolução aqui.

 

Veja a segunda parte desta lista de exercícios.

 

Gabarito da lista de exercícios sobre Evolução:

1 – B;

2 – C;

3 – A;

4 – Total: 45;

5 – D;

6 – A;

7 – D;

8 – C;

9 – C;

10 – E.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário