Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica Atividades

1) Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica: (Fuvest) A figura representa 4 bússolas apontando, inicialmente, para o polo norte terrestre. Pelo ponto O, perpendicularmente ao plano do papel, coloca-se um fio condutor retilíneo e longo. Ao se fazer passar pelo condutor uma corrente elétrica contínua e intensa no sentido do plano do papel para a vista do leitor, permanece praticamente inalterada somente a posição:

a) das bússolas A e C.

b) das bússolas B e D.

c) das bússolas A, C e D.

d) da bússola C.

e) da bússola D.

 

 

2) (Unesp) A figura a seguir representa um condutor retilíneo, percorrido por uma corrente i, conforme a convenção indicada. O sentido do campo magnético no ponto p, localizado no plano da figura, é:

a) contrário ao da corrente

b) saindo perpendicularmente da página

c) entrando perpendicularmente na página

d) para sua esquerda, no plano do papel.

e) para sua direita no plano do papel.

 

 

3) Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica: (Unirio) Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta, a respeito de fenômenos eletromagnéticos.

a) É possível isolar os polos de um imã.

b) Imantar um corpo é fornecer elétrons a um de seus polos e prótons ao outro.

c) Ao redor de qualquer carga elétrica, existe um campo elétrico e um campo magnético.

d) Cargas elétricas em movimento geram um campo magnético.

e) As propriedades magnéticas de um imã de aço aumentam com a temperatura.

 

 

4) (Uel) Considere a afirmativa a seguir.

“As linhas de força de um campo magnético são …..I…..

Então esse campo pode ter sido gerado por …..II….., onde flui uma corrente elétrica”.

Para completá-la corretamente, os espaços I e II devem ser preenchidos, respectivamente, por

a) retilíneas, condutor retilíneo

b) retilíneas e espira circular.

c) circulares e espira circular.

d) circulares e bobina

e) circulares e condutor retilíneo.

 

 

5) Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica: (Fei) Um fo condutor retilíneo muito longo, imerso em um meio cuja permeabilidade magnética é μ0 = 6π × 10-7 T m/A, é percorrido por uma corrente I. A uma distância r = 1 m do fio sabe-se que o módulo do campo magnético é 10-6 T. Qual é a corrente elétrica I que percorre o fio?

a) 3,333 A

b) 6πA

c) 10 A

d) 1 A

e) 6 A

 

Exercícios sobre Ondas Sonoras, Velocidade do Som e Acústica

.

 

6) Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica: (Pucsp) A figura mostra um prego de ferro envolto por um fio fino de cobre esmaltado, enrolado muitas vezes ao seu redor. O conjunto pode ser considerado um eletroímã quando as extremidades do fio são conectadas aos polos de um gerador, que, no caso, são duas pilhas idênticas, associadas em série.

A respeito do descrito, fazem-se as seguintes afirmações:

I – Ao ser percorrido por corrente elétrica, o eletroímã apresenta polaridade magnética. Na representação da figura, a extremidade A (cabeça do prego) será um polo norte e a extremidade B será um polo sul.

II – Ao aproximar-se um prego de ferro da extremidade A do eletroímã e outro da extremidade B, um deles será atraído e o outro será repelido.

III – Ao substituir-se o conjunto de duas pilhas por outro de 6 pilhas idênticas às primeiras, também associadas em série, a intensidade do vetor indução magnética no interior e nas extremidades do eletroímã não sofrerá alteração, uma vez que esse valor independe da intensidade da corrente elétrica que circula no fio.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) I.

e) III.

 

 

7) (Fei) A intensidade do campo magnético produzido no interior de um solenoide muito comprido percorrido por corrente depende basicamente:

a) só do número de espirais do solenoide

b) só da intensidade da corrente

c) do diâmetro interno do solenoide

d) do número de espirais por unidade de comprimento e da intensidade da corrente

e) do comprimento do solenoide

 

 

8) Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica: (Unesp) Uma corrente elétrica i constante atravessa um fio comprido e retilíneo, no sentido indicado na figura I, criando, ao seu redor, um campo magnético. O módulo do vetor indução magnética, em cada um dos pontos A e B de uma reta perpendicular ao fio e distantes 2,0 cm do mesmo, é igual a 4,0 × 10-4 T.

Considere, agora, outro fio, também comprido e retilíneo, distante 2,0 cm tanto de A como de B, cruzando com o primeiro, mas sem tocá-lo. Os dois fios e os pontos A e B estão, praticamente, no mesmo plano, como mostra a figura II.

Se a corrente que atravessa o segundo fio, no sentido indicado na figura, também é i, qual será o módulo do vetor indução magnética resultante.

a) no ponto A?

b) no ponto B?

 

 

9) (Fuvest)

Três fios verticais e muito longos atravessam uma superfície plana e horizontal, nos vértices de um triângulo isósceles, como na figura acima desenhada no plano. Por dois deles (D’ e B’), passa uma mesma corrente que sai do plano do papel e pelo terceiro (X), uma corrente que entra nesse plano. Desprezando-se os efeitos do campo magnético terrestre, a direção da agulha de uma bússola, colocada equidistante deles, seria melhor representada pela reta:

a) AA’

b) B B’

c) CC’

d) D D’

e) perpendicular ao plano do papel.

 

 

10) (Unifesp) A figura representa uma bateria, de força eletromotriz E e resistência interna r = 5,0W, ligada a um solenoide de 200 espirais. Sabe-se que o amperímetro marca 200 mA e o voltímetro marca 8,0 V, ambos supostos ideais.

a) Qual o valor da força eletromotriz da bateria?

b) Qual a intensidade do campo magnético gerado no ponto P, localizado no meio do interior vazio do solenoide?

Dados:

μ0 = 4 ⋅10-7 T . m/A;

B = μ0 (N/L) i (módulo do campo magnético no interior de um solenoide)

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as resposta do simulado de física sobre Campo Magnético Gerado por Corrente Elétrica:

1) d; 2) c; 3) d; 4) e; 5) a; 6) d; 7) d;

 

8) a) zero

b) 8,4 . 10-4 T

 

9) a;

 

10) a) E = 9,0V

b) B = 8,0π . 105 T

Deixe um comentário